Com uma vida pública voltada para as causas ambientais, o candidato à Prefeitura do Recife pela coligação PSDB/PPS/PTdoB, Daniel Coelho, vai dar a largada de sua campanha com um ato ecológico. A partir das 9h deste sábado, ele, sua vice, Débora Albuquerque, amigos, familiares e militância vão fazer uma trilha e uma atividade lúdica com crianças, na Mata do Engenho Uchoa, Zona Oeste do Recife, onde elas vão pintar o futuro que querem para a cidade.
O local não foi escolhido por acaso. “É nosso compromisso transformar o Engenho Uchoa em Parque Ecológico, com trilhas urbanas, e infraestrutura para que a população possa usufruir daquele espaço verde, um projeto importantíssimo para a cidade que o PT nunca conseguiu tirar do papel”, declara.
Decretada de utilidade pública em 2002, a área Abrangendo 11 bairros e com mais de 270 mil moradores no seu entorno, passou por um processo bastante polêmico, em 2009, quando a prefeitura se propôs a liberar a implantação de uma usina de tratamento de resíduos sólidos no local. “Um absurdo que só não aconteceu por conta da mobilização da sociedade”, afirma Daniel.
Além de promover diversos debates sobre o assunto, quando vereador, Daniel chegou a apresentar projeto de lei propondo a proibição, nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), do funcionamento de empreendimentos que lidem com tratamento, triagem ou destinação de resíduos sólidos. A matéria foi aprovada na Câmara, mas vetada pelo prefeito.
Equilíbrio Ecológico – A Mata do Engenho Uchôa é um refúgio de vida silvestre de 20 hectares, no nível estadual, e Área de Proteção Ambiental de 192 hectares, no municipal, dos quais 60 são de manguezal que pertence à União. É a única área em Pernambuco que possui os três biomas: mangue, restinga e Mata Atlântica. Sua preservação é de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ecológico da cidade.
Deixe um comentário