Barreiras com risco de deslizamento, canais e canaletas entupidos, lixo por toda a parte. Estes foram os principais problemas constatados pelo deputado Daniel Coelho, em visita realizada nesta tarde aos bairros de Beberibe, Linha do Tiro e Dois Unidos, no Recife, a convite de lideranças locais.
“Além da total ausência do Poder Público, é visível a necessidade de investimentos em educação ambiental, que também faz parte de um trabalho de prevenção, sobretudo com relação ao lixo, que encontramos em todos os locais dos bairros que visitamos”, avaliou Daniel.
Em Dois Unidos, muitos moradores reclamaram que as barreiras estão deslizando aos poucos e a prefeitura não faz nada. Na subida do Alto do Capitão, proprietários de uma casa cujo muro deslizou (deixando uma pessoa morta e uma gravemente ferida) e está cheia de rachaduras aguardam uma ação do município. “Não temos como sair, precisam fazer muros de arrimo”, disse Cláudia de Oliveira.
Na Rua Chagas Ferreira, a reclamação foi semelhante. “Moro aqui há mais de 60 anos e nunca vi essas barreiras com tantos deslizamentos. É muita negligência, o inverno está aí”, criticou Bernadete Marques, contando que há pouco mais de oito meses houve um grave deslizamento no local, soterrando duas casas.
Conforme os moradores, as obras de contenção do local ficaram em primeiro lugar no orçamento participativo, mas não adiantou. Para Daniel, o serviço deveria ser feito independente disso. “Obras de contenção são obrigação do município. Precisam ser feitas sob o risco de pessoas morrerem, não precisam constar em OP, já são prioridade e não faltam recursos para o que é prioridade”, opinou o deputado.
Na Linha do Tiro Daniel também ouviu a preocupação das pessoas com as barreiras. “A Codecir veio, mas não fez nada, nem tirou o mato”, disse Maria Betânia Martins, no Córrego da Jaqueira. Em Beberibe, os moradores da Rua Guapiaçu apelam pela limpeza de um canal que fica ao longo da via e transborda quando chove, levando lixo e água suja para as casas. Até uma barreira foi improvisada na rua, cujos moradores também cobram promessa da prefeitura para conclusão de uma pequena ponte que liga o bairro a Dois Unidos. “Disseram na TV que trariam o material no final de janeiro e até agora nada”, reclamou Givanildo Amâncio.
Daniel vai solicitar à prefeitura a realização de serviços de limpeza de ruas e canais e prevenção a deslizamentos.
Deixe um comentário