A coordenadora do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus de Abreu e Lima, Cristiane Moneta, esteve, na última quarta-feira (20), com os membros do Comitê para mais um balanço semanal das ações realizadas, até o momento, na cidade. Desde a sua criação, no dia 16 de março, dezenas de medidas já foram tomadas, o que vem ganhando repercussão no município sobre o bom trabalho de Cristiane, que também é secretária de Administração e de Finanças da cidade. Segundo últimos dados do Ministério Público (MPPE), Abreu e Lima encontra-se em oitavo lugar no ranking de isolamento social em todo o estado.
Entre as últimas principais ações do Comitê, estão a higienização semanal do Mercado Público e entrega de kits com álcool em gel, máscaras e luvas aos comerciantes; continuação da sanitização dos postos de saúde e maternidade; segunda etapa da entrega dos kits de alimentação escolar para todos os alunos da rede municipal, com possibilidade da terceira etapa; isolamento de mais praças, parques infantis e academia da cidade; higienização de kombis e táxis e vacinação dos profissionais desses transportes.
“Quarta-feira é o dia que reservamos para fazer nossas reuniões do Comitê. Além da avaliação das nossas ações, propomos também novas intervenções. Entre elas, a vacinação contra a gripe dos profissionais que estão na linha de frente, a continuação da higienização de kombis e de táxis, ampliação da equipe educativa de fiscalização e a instalação de lavatórios nos principais pontos da cidade. E não para por aí. Em breve, adotaremos novas medidas educativas e de atendimento na saúde em benefício dos abreulimenses”, comentou Moneta.
Cristiane é o principal nome na cidade para disputar as eleições municipais. Filiada ao PSB, ela é a pessoa de confiança do atual prefeito Marcos José e já está à frente da pasta de Finanças do município há 14 anos. Com o aval do palácio, a pré-candidata tem se movimentado, mesmo nesse período de quarentena, em benefício da população abreulimense, e está sendo bem aceita por onde passa.
Amós Cardoso diz
Infelizmente, não vejo nesta reportagem a menção de que a zona rural do municipil esta em estado de abandono, varios casos que estão ocorendo em Chã de Cruz, tais como morte por COVID-19 varias pessoas contaminadas o o posto de saúde não tem sequer um folheto de orientação para população. Os casos só começaram a aparecer depois de muita pressão do Conselho Municipal de Saúde que não está sendo ouvido pelo Comitê (mesmo se tratando de um orgão deliberador). O CMS nunca foi consultado sobre as ações, inclusive, vem pedindo desde o ano passado para reabrir a emergencia do Hospital Municipal, que após uma longa reforma quando pensavamos que iria ser reaberto, entrou em reforma novamente para ser transformada em leitos de retarguarda, vale salientar que o CMS não aprovou tal adequação.Estamos lidando com uma gestão ditatorial que não houve os orgãos de controle e que fica fazendo politicagem, doando EPI’s para Kombeiros e taxistas enquanto os funcionarios tem que comprar os seus EPI’s. Muitos casos estão sendo subnotificados, não tem testes para população, a recomendação é faça particular só custa em media R$ 300,00. A população está nas ruas contaminando e sendo contaminadas, lojas aberta com metade das portas e dentro a loja cheia, praticamente o comercio de pequeno porte está normal. Se observarmos os indices de casos positivos e em investigação só vem crescendo. Portanto não entendo o que está bom em Abreu e Lima! Se querem saber de realidade procurem o Conselho Municipal de Saúde, se possivél os do seguimento usuário.