A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Máfia do Futebol aprovou nesta quarta-feira requerimentos solicitando informações e documentos a diferentes órgãos no Brasil e no exterior para auxiliar os trabalhos.
O grupo investiga denúncias de irregularidades cometidas por dirigentes da Federação Internacional de Futebol (Fifa) e pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Investigação feita pela Justiça dos Estados Unidos aponta para um esquema mundial de propinas e subornos na comercialização de jogos e direitos de marketing de competições de futebol.
O relator deputado Fernando Monteiro (PP/PE) destacou que os requerimentos apresentados pelos membros da CPI estão de acordo com o Plano de Trabalho. “Essa sintonia é muito importante por contribuir para elaboração do relatório e para o rumo que a CPI vai tomar”.
Fernando Monteiro apresentou requerimento solicitando o envio de informações pela Justiça norte-americana sobre a Fifa. Segundo ele, sua solicitação, mesmo envolvendo ações realizadas no exterior, se justifica por envolver brasileiros e instituições brasileiras na investigação. Ele disse que essa interação com a Justiça americana é de extrema importância para a investigação da CPI.
A CPI da Máfia do Futebol foi instalada em março na Câmara dos Deputados, com previsão de encerrar em agosto.