Encerra-se nessa quarta (07/10) o prazo para envio de propostas comerciais à Copergás da Chamada Pública para aquisição de gás natural. A oferta de gás natural pode ser, independentemente de sua origem – nacional ou importada através do GNL (Gás Natural Liquefeito) – em dois lotes alternativos de contratação. O edital, com o intuito de diversificar os fornecedores do combustível, em busca de preços mais competitivos, foi lançado no último dia 17 de setembro.
Os interessados podem propor condições para suprimento de gás natural para a Copergás em duas modelagens. Em volume de até 1 milhão m³/dia para os anos de 2022 e 2023. Ou, ainda, alternativamente, oferecerem gás natural através de suprimento de GNL no Porto de Suape – nesse caso, a intenção é contratar até 750 mil m³/dia durante 5 anos. O edital está disponível no portal da Companhia: www.copergas.com.br
O diretor-presidente da Copergás, André Campos, está otimista com o processo para definição de novos provedores do GN. “Criamos as condições necessárias para que haja interesse pela Chamada Pública, não apenas pela dimensão da Copergás, mas também pela importância que Pernambuco tem no mercado nacional de gás natural, com uma percepção cada vez maior das vantagens apresentadas pelo combustível. Por isso estamos levando a nossa rede de gasodutos a várias novas localidades do Estado”.
A Copergás está presente hoje em 28 municípios pernambucanos, estimulando o crescimento econômico dessas regiões. Com aproximadamente 900 quilômetros de gasodutos, a concessionária distribui cerca de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia para mais de 48 mil clientes nos setores industrial, comercial, residencial, veicular e cogeração de energia.
Apenas este ano, a Companhia iniciou o fornecimento para a região das praias de Muro Alto e Porto de Galinhas, em Ipojuca, e anunciou a criação de redes locais de distribuição nos municípios de Petrolina e Garanhuns – além de ampliar sua presença, por exemplo, em Caruaru. Para os próximos 5 anos, a Copergás estima um investimento de cerca de R$ 350 milhões na expansão e manutenção da infraestrutura de gás natural do Estado. Durante o mesmo período, aproximadamente 490 km de gasodutos serão construídos.
CHAMADA PÚBLICA NO NORDESTE – Além da Copergás, distribuidoras de gás de quatro estados do Nordeste também estão com chamadas públicas em andamento. Algás (AL), Cegás (CE), Potigás (RN) e Sergas (SE). Apesar de elaborada de forma coordenada, as companhias optaram por editais próprios, com a aquisição de forma individual, devido às especificidades de cada distribuidora em relação a volumes e pontos de entrega. Os prazos de recebimento de propostas são diferentes em cada Estado. Os editais estão disponíveis nos sites das distribuidoras.
A região do Nordeste, fora do eixo Rio–São Paulo, possui o maior mercado do setor, devendo atrair diversos players nacionais e internacionais. Juntas, as cinco distribuidoras da região somam um volume potencial de aquisição de 2.406 milhões de metros cúbicos diários do combustível, com o fornecimento previsto para ser iniciado em 2022.
Deixe um comentário