Após passar 1 ano e 2 meses para receber um apartamento adquirido na planta em 2008 com prazo final para dezembro de 2010, os moradores do Edifício Castelo de Van Gogh construído pela Aparatto Empreendimentos Imobiliários Ltda receberam o empreendimento no dia 8 de fevereiro de 2012.
Não bastasse a demora para a entrega do empreendimento, o mesmo foi entregue sem o habite-se e uma série de problemas são enfrentados pelos proprietários dos apartamentos deste edifício.
A falta do habite-se proíbe o proprietário de financiar em um maior período com uma taxa de juros menor com um banco público por exemplo. Também inviabiliza a escrituração do imóvel e até mesmo revenda.
Além do mais, as garagens para 76 veículos em dois pavimentos são menores que o tamanho permitido pelas normas que regem a construção civil, em vez dos usuais 2,70 metros quadrados, a construtora entregou o empreendimento com apenas 2,20 metros quadrados. Uma diferença de 50 centímetros quadrados que influencia diretamente na questão do estacionamento dos carros.
Também há um retorno de esgoto que faz com que o mau-cheiro se intensifique dentro dos apartamentos, prejudicando a convivência dentro dos imóveis.
Em vez de dar alguma solução, a Aparatto simplesmente não apresenta alternativa para resolver os problemas citados de maneira efetiva. Fazendo com que os moradores fiquem a mercê de uma situação constrangedora.
Não é a primeira vez que a construtora entrega um empreendimento sem habite-se, o Edifício Castelo de Renoir também em Boa Viagem, entregue em 2007 até o momento não saiu, e os proprietários que investiram seus recursos no empreendimento ficaram prejudicados porque não conseguem comercializar o bem.
Os moradores do Edifício Castelo de Van Gogh ficam receosos que o habite-se não saia de fato, bem como os problemas citados não sejam solucionados e o investimento de uma vida inteira possa ser prejudicado e desvalorizado.
Será que os proprietários do Edifício Castelo de Van Gogh precisarão entrar na justiça pra fazer valer seus direitos de consumidores?
Os investidores de empreendimentos como o Castelo Bruno Renda, o Castelo Di Cavalcanti e o Aparatto Trade Center devem colocar as barbas de molho, porque provavelmente passarão pelos mesmos problemas que estão passando os proprietários do Castelo de Van Gogh.
Maria diz
Prezado Edmar, Eu e meu esposo também compramos um apartamento no Castelo de Van Gog. Como estamos mroando fora o prazo de entrega nos afetou, mas nem tanto e como graças a Deus o apartamento está pago a questão DO HABITE-SE X FINANCIAMENTO também não tivemos problemas. Estamos indo agora pra Recife ainda para pegar as chaves, mas estava realmente sem conhecimento da situação. Gostaria se possível, se você puder, mandar por favor um email para mim com a real situação do momento, pois gostaria de chegar aí por dentro do que de fato está a se passar.
Agradeço imenso!
Ananda diz
Infelizmente há empresários que só visam o lucro.
Cabral diz
Em toda minha vida nunca vi nada igual,sorte a minha que sou inquilino pois jamais compraria um imóvel neste prédio ,pena de quem investiu pois jamais vai ser aprovado legalmente o habite-se mas vamos torcer para que o bom senso dos arquitetos oftalmo funcione.
Mariana diz
Olá, estava lendo seu blog, a postagem sobre a construtora Aparatto, uma moradora quer vender sua unidade no Castelo de Van Gogh, mas ficamos receosos de comprar sem o habite-se. Você soube de mais alguma notícia que possa compartilhar para me ajudar a decidir o que fazer? Obrigada pela postagem esclarecedora. Ass: Mariana