Os oito Conselhos Tutelares do Recife foram reforçados com doações realizadas pela Secretaria Nacional da Criança e Adolescente. Cada unidade recebeu um automóvel, cinco computadores, impressora multifuncional, geladeira e bebedouro. Na tarde desta quinta-feira (21), o prefeito em exercício, Luciano Siqueira, presidiu a solenidade de entrega dos equipamentos, realizada no hall do edifício-sede da Prefeitura do Recife. A doação foi viabilizada por meio de um termo de adesão, assinado pelo prefeito Geraldo Julio no início deste ano.
Durante a solenidade, que integra a I Jornada Municipal dos Direitos Humanos, iniciada nessa quarta (20), as chaves dos oito veículos do modelo Palio 1.4 foram entregues aos coordenadores de cada um dos Conselhos Tutelares. A ação fortalecerá a atuação dos conselhos e a integração entre as entidades.
“Esse ato representa o esforço em garantir aos conselhos tutelares as condições essenciais para realização do seu trabalho, que é muito importante para a nossa rede de assistência social e promoção dos direitos fundamentais. Ter, portanto, condições técnicas que facilitem essa atividade é muito necessário. Nós esperamos que com isso a relação desses profissionais com a comunidade seja de amor”, destacou Luciano Siqueira, representando na ocasião o prefeito Geraldo Julio, que encontra-se em Varsóvia, na Polônia, participando da COP-19.
A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, explicou que a iniciativa facilitará o processo de ampliação da rede de assistência social já existente. “O material que recebemos vai qualificar e melhorar o atendimento às crianças e adolescentes do Recife; um dos eixos de destaque do programa de governo do prefeito Geraldo Julio”, pontuou.
Presente ao ato, a secretária Nacional da Criança e Adolescente, Angélica Goulart, defendeu que os conselhos tutelares brasileiros sejam centros de referência para toda a população. “Fisicamente o que entregamos aqui foi um carro; simbolicamente traduz a ligação entre as esferas governamentais no sentido de qualificar o que queremos que se torne um verdadeiro centro especializado nos direitos humanos. A iniciativa é parte de um conjunto de ações de fortalecimento dessa instância”, afirmou.
UNIDADES – Atualmente, o Recife possui oito conselhos tutelares espalhados pelas seis Regiões Político-Administrativas (RPA) da cidade; na Boa Vista (RPA1), Encruzilhada (RPA2), Casa Amarela (RPA3), Vasco da Gama (RPA3), Cordeiro (RPA4), Areias (RPA5), Imbiribeira e Ibura (RPA6). Só em 2012, 14.736 crianças e adolescentes foram atendidas nas unidades, que são encarregadas de orientar os menores em caso de de violação dos seus direitos. No total, 40 conselheiros estão distribuídos nas unidades, sendo cinco para cada uma.
Deixe um comentário