A espera tão aguardada por muitos viajantes finalmente terminou. O Arquipélago de Fernando de Noronha será reaberto ao público no último sábado, 10 de outubro. Pensando nisso, a Advogada Maria Eduarda Luna, que cresceu na Ilha e hoje atua no escritório Luna Brennand Amazonas & Costa Advocacia, no Recife, elencou uma série de orientações e dicas para quem pretende viajar ao arquipélago ou já está de malas prontas para o Paraíso.
Maria Eduarda, que é especialista em Direito Público e acompanha de perto o Trade Turístico da Ilha, explica três passos iniciais e necessários para acessar a ilha de Fernando de Noronha enquanto perdura a Pandemia do COVID-19. “O primeiro passo é realizar o exame RT-PCR para Covid-19 na data anterior ou no dia do embarque e levar o resultado negativo. Não será necessária a realização do exame RT-PCR para quem comprovar a cura clínica, de acordo com a Portaria AG/ATDEFN nº 051/2020. O segundo passo é baixar o aplicativo DYCOVID para monitoramento caso o visitante tenha tido contato com algum infectado buscando minimizar a propagação. E por fim, o visitante deverá assinar o Termo de compromisso até o dia do embarque, a ser celebrado com o passageiro, a Administração da Ilha e o Ministério Público de Pernambuco, concordando assim com todos os protocolos de segurança e prevenção”, pontua.
A advogada lembra ainda que esse o visitante será submetido ao exame RT-PCR na saída da Ilha, ou após a estadia de 4 dias na ilha, custeado pelo Governo do Estado de Pernambuco. “O turista poderá desfrutar da ilha com responsabilidade, protegendo a si mesmo, os moradores e os trabalhadores locais. O turismo faz parte de mais de 90% da atividade econômica da ilha, e o avanço nos protocolos representa uma grande vitória aos que aguardavam ansiosamente desde março, o retorno de suas atividades”, celebra Maria Eduarda. Atualmente a Portaria AG/ATDEFN nº 055/2020, regulamenta a quantidade de voos diários e semanais que poderão pousar em Fernando de Noronha, iniciando com 7 voos semanais em 10/10/2020, aumentando gradativamente durante os meses de novembro, com a possibilidade da contratação de voos extras, atingindo o quantitativo de 24 voos por semana a partir de 10/12/2020. Para conferir mais informações oficiais, vale acessar www.noronha.pe.gov.br, da Administração Geral da Ilha.
MAIS DICAS PARA O DESEMBARQUE:
Lembre-se que ao desembarcar na Ilha haverá medição de sua temperatura;
Atentar para o distanciamento social de 1,5m em todo o trajeto do desembarque;
Uso de máscara obrigatório sob pena de multa.
Deixe um comentário