A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural- CAPADR, aprovou nesta quarta-feira, 12, requerimento 96/2024 de autoria do deputado Coronel Meira (PL/PE), para a realização de audiência pública destinada a debater e avaliar a decisão do Governo Federal de importar 1 milhão de toneladas de arroz e seus respectivos impactos para a cadeia produtiva do setor arrozeiro e para a economia brasileira.
O governo publicou medidas provisórias que ampliam os recursos destinados a importações de arroz, para ofertar o produto a preços subsidiados ao varejo nacional, para limitar uma alta nos preços do produto, em meio as enchentes no Rio Grande do Sul. O governo havia separado cerca de R$ 416 milhões para uma primeira operação de compra de 104,03 mil toneladas de arroz importado, na tentativa de evitar uma escalada de preços do produto. A aquisição seria realizada por meio de um leilão, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mas o certame foi suspenso após suspeitas de irregularidades.
Para representantes do setor produtivo, a importação de arroz é desnecessária, considerando que o Rio Grande do Sul já havia colhido mais de 80% da safra quando as enchentes devastaram o estado,
“Concordo com o que disse o consultor privado Carlos Cogo, é muito dinheiro por uma operação completamente desnecessária, a Conab anulou o leilão, após suspeitas de irregularidades. Foi denunciado que um pequeno supermercado de Macapá seria responsável por negociar mais da metade do valor total negociado. O Supermercado “Queijo Minas”, ficaria responsável por entregar 147,3 mil toneladas do grão, em uma transação superior a 736 milhões de reais. Não basta anular o leilão, precisamos apurar essa operação tão suspeita,” afirma o deputado.
Para a audiência pública solicitamos o convite dos representantes das seguintes instituições: Associação das Empresas Cerealistas do Brasil – ACEBRA; Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL; Organização das Cooperativas Brasileiras – OCB; Neri Geller – ex-Secretário de Política Agrícola do MAPA e Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB.
Deixe um comentário