Em 2016, o ambiente político de Caruaru foi transformado com a presença de um estreante: o Delegado Erick Lessa. Então conhecido por ter comandado investigações que ganharam repercussão nacional, culminando em fatos como a prisão de médicos e de 10 vereadores daquele município, ele foi candidato a prefeito. Com uma campanha modesta, a votação ultrapassou as conjecturas dos analistas políticos da Capital do Agreste: Lessa ficou em 3º lugar, com 41.102 votos (23,94%).
Nas eleições do ano passado, imprimiu seu nome na história política de Pernambuco, ao ser eleito deputado estadual. Na Assembleia Legislativa, chama a atenção dos pares por conta de sua postura marcada por poucas palavras e muitas ações. Lessa integra mais de 10 colegiados, é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, além de coordenador-geral da Frente Parlamentar de Segurança Pública.
Mesmo sendo evangélico e policial, não utiliza a Bíblia ou a bala como mote de mandato. Suas discussões são amplas, e procura envolver os mais diversos setores da sociedade. A interiorização das audiências públicas tem sido uma das tônicas do seu mandato. Temas como o Polo de Confecções do Agreste, investimentos do Banco do Nordeste, o turismo no estado e a indústria 4.0 estão sendo trabalhados com afinco pelo parlamentar, em parceria com órgãos de governo, empresariado e a sociedade civil organizada.
Tudo isso sem deixar de lado as questões que dizem respeito a Caruaru, cidade que corresponde à sua base eleitoral. O parlamentar percorre bairros da periferia para escutar da população quais são as principais demandas locais. Até aí, não há muita novidade. Políticos tradicionais esporadicamente também adotam postura semelhante. O diferencial é que, mesmo sendo do Poder Legislativo, Erick Lessa procura atender às reivindicações populares.
Exemplo disso aconteceu na segunda-feira, 14, quando articulou a presença de um trailer da Polícia Militar e uma delegacia móvel da Polícia Civil no Residencial Luiz Bezerra Torres, considerado um dos bairros mais violentos do município. Na semana anterior, ele levou uma comitiva de moradores do lugar para a sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) para esclarecer os problemas de abastecimento de água no local.
O deputado não se resume a debater as questões locais nem regionais. Nesta terça-feira 15, ele promove na Assembleia Legislativa uma audiência pública para discutir a problemática dos moradores em situação de rua. Lessa propõe um feito inédito no Brasil: apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição de Pernambuco, para que a Carta Magna do estado contemple esta parcela da população com suas especificidades.
Nos bastidores da política, comenta-se que esta forma diferente de atuação do deputado Lessa tem estremecido as bases da atual gestão, bem como dos tradicionais grupos políticos de oposição. A polarização e o personalismo são características marcantes da política de Caruaru. O caudilhismo se vê corroído diante de uma política baseada no serviço à população. Porém, somente a história mostrará quais serão os frutos deste tipo de trabalho.
Deixe um comentário