Em dois dias, os participantes da XIII Cúpula Hemisférica de Prefeitos e Governos Locais poderão ampliar seu conhecimento e aprofundar os debates sobre a gestão municipal em uma série de oficinas com convidados nacionais e internacionais. O evento, que ocorre de 17 a 20 de março no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda (PE), é uma iniciativa da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e reunirá países da América Latina, Central, Europa e África para fortalecer o movimento municipalista mundial e fomentar as discussões sobre como tornar as cidades inovadoras para as pessoas.
Na quarta e na quinta-feira, 18 e 19, estão previstas 35 oficinas temáticas acerca de temas que abrangem saúde, educação, turismo, consórcios, cultura, controle externo, Poder Legislativo, previdência, migração, desenvolvimento rural, planejamento territorial, comunicação, saneamento, empreendedorismo, desenvolvimento sustentável, infância e mobilidade urbana. No dia 18, elas ocorrem a partir das 16h; e, no dia 19, as atividades ocupam a programação do período da manhã e da tarde.
Entre os convidados, autoridades e especialistas de outros países, como o prefeito de Puerto Natales, no Chile, Fernando Paredes; a presidente da Associação Dominicana de Regidores, da República Dominicana, Claudia Mercedes; o chefe da Unidade de Determinantes Sociais e Promoção da Saúde da Organização Pan Americana da Saúde (OPAS), Gerry Eijkemans; o coordenador de Cultura da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), Rodrigo Rossi; o vice-ministro de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Equador, Carlos Salazar Andrade; Monica Solórzano Soto, da Federação Mexicana de Municípios (Fenamm); e o prefeito de Turco, na Bolívia, Freddy Brian Mollo.
Arte CNMNas oficinas, eles irão trocar experiências com representantes de diferentes agências da Organização das Nações Unidas (ONU), de organizações do terceiro setor e de empresas privadas, além de prefeitos e secretários brasileiros. O objetivo é possibilitar a discussão de temas específicos e a aproximação entre os participantes.
Confira os temas previstos. A programação está sujeita a alteração e pode ser consultada no site do evento: www.cumbre.cnm.org.br
Escuta Internacional da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes;
Patrimônio Histórico e Turismo Local: Um Legado de Amor às Cidades;
Poder Legislativo Atuando para a Inovação;
Políticas e Sistemas de Saúde na América Latina;
Consórcios Públicos Fomentando a Inovação Territorial;
Controle Externo e o Impacto da Inovação;
Os Desafios da Previdência Social na Atualidade;
Regiões Metropolitanas
Inovação para o Desenvolvimento Rural;
Capacitação sobre o Guia de Elaboração e Revisão de Planos Diretores Municipais;
Transparência com inovação: instrumentos de controle social
Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Abordagens latino-americanas
Integração de Refugiados e Migrantes na Comunidade Local;
Desenvolvimento Urbano Integrado: Experiências de Inovação
Comunicação e Mídias Sociais
Gestão e Promoção do Desenvolvimento Econômico Regional: o papel das micro e pequenas empresas
Energias Renováveis como alternativa para as Cidades
Governança Municipal: Uma Gestão Inovadora
ODS: Década da Ação e Localização
Políticas Inovadoras de Segurança Cidadã
Inovação no acesso à Água e Gestão de Recursos Hídricos
Políticas Inovadoras em Saneamento Básico e Gestão De Resíduos
Cultura Empreendedora: Inovação e Criatividade
Pequenos Municípios e Combate à Despopulação Rural
Cidades pela Infância e Adolescência
ODS: Não Deixar Ninguém Pra Trás
O Papel das Universidades no Desenvolvimento da América Latina
Transformação Digital na Gestão de Serviços
Educação: Inovar para Transformar
Instrumentos de Financiamento para Inovação da Gestão Municipal
Mobilidade Urbana e Acessibilidade nas Cidades Latino-americanas
Políticas Sociais na América Latina e Caribe
Cidades Resilientes, Mudanças Climáticas e a Gestão de Desastres
Orçamento Participativo em cidades latino-americanas e europeias, um diálogo entre saberes e aprendizados
O Papel das Universidades no Desenvolvimento da América Latina
Municípios de Fronteira
ROUBARAM O RECIFE DE MIM ! diz
As análises dos “blogueiros recifenses” sobre as Eleições estão querendo dar dimensão política ou administrativa a dois ” fraldinhas filhotes dos lulopetralhismo” que destruiu o Brasil. o Recife estar precisando de mudanças de Gestão e Mudanças Morais e Éticas na formar de Administrar a Cidade. Esse Eventos pagos com o dinheiro Público são somente “Propagandas Marketeiras Enganosas” para “dourar pilulas dos sócios/cúmplices de Lula e da canalha petralha, criminosos de lesa pátria contumazes””. Candidaturas que dependem do Aval do Maior Ladrão do Brasil e da Análise e Decisão de um Deputadozinho das Cuecas lá do Ceará prova a ligação umbilical de Marilia e João com a Orcrim Lulopetralha ! O Recife e seu Povo não precisam do PT e nem de sua Cumplicidade Criminosa com o PSB, o Recife precisa de Mudanças em todos os sentidos, formas e conteúdos. Será que o Povo Recifense vai esperar por Candidatos que tem como Avalistas a Organização Criminosa Lulopetralha e seu Capo/Comandante, Transitado, Julgado, Condenado e com Milhares de Processos pela frente e seus Milhares de Crimes contra o Brasil e o Povo Brasileiro??? Candidato que vive aliado e associado com o PT/PSB e essa gente, já mostra o que é Moral e Politicamente em termos Comportamentais e Existenciais !!!! O Recife não pode continuar Refém de Maus Brasileiros que destruíram a Nação e as Instituições em nome de uma Bandidocracia Esquerdopata !!!