Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello recebeu investimento de R$ 3,5 milhões e tem capacidade para atender cerca de 200 crianças. Rede municipal de ensino subiu de 92 unidades, em 2021, para 184 em 2025
A Prefeitura do Recife inaugurou, nesta quinta-feira (27), a Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello, no bairro da Linha do Tiro. Com essa entrega, a rede municipal alcança a marca de 184 creches, dobrando o número de unidades de ensino desde 2021, quando tinha 92 equipamentos voltados para a Educação Infantil. A nova unidade faz parte do programa Infância na Creche, que amplia a oferta de vagas na cidade e fortalece a educação infantil. Além de expandir o número de unidades, de 2021 para cá, a gestão municipal também mais que duplicou o número de vagas em creches, saltando de 6,4 mil vagas para 15 mil, no final do ano passado. O prefeito João Campos participou da entrega, ao lado do vice Victor Marques e servidores.
“Quando começamos o nosso primeiro mandato, tínhamos 92 creches sob a administração da Prefeitura do Recife. Hoje, com essa inauguração, chegamos à creche de número 184, literalmente duplicando o número de unidades na nossa cidade em pouco mais de quatro anos”, comemorou o prefeito João Campos. “E essa rua daqui, talvez nenhuma outra no Recife tenha tanta força educacional quanto ela. Aqui tem uma escola de anos iniciais, uma creche parceira da Prefeitura, a Escola Paulo VI Integral de anos finais e agora essa nova creche. Com isso, só nessa rua da Linha do Tiro, são mais de 1.100 alunos, que podem entrar no berçário e seguir até os anos finais do ensino fundamental”, destacou.
A Creche Escola Engenheiro Sebastião Barreto Campello ocupa uma área de mais de 1 mil metros quadrados e tem estrutura moderna, distribuída em oito salas de aula, berçário com solário, fraldário, lactário, cozinha equipada, refeitório, sala de leitura, sala de recursos multifuncionais, além de espaços administrativos e de convivência. Para garantir acessibilidade, a unidade conta com plataforma elevatória e banheiros adaptados. A creche leva o nome de Sebastião Barreto Campello, engenheiro e ativista, um dos idealizadores do Movimento Pró-criança.
“Muito mais do que a obra, que está linda, o que entregamos aqui é qualidade de vida. Sabemos o poder de transformação que uma creche como essa tem, e por isso trabalhamos de manhã, tarde e noite para melhorar a qualidade da educação, porque essa é a nossa prioridade”, afirmou o vice-prefeito Victor Marques.
Ao lado da creche, também foi construída uma quadra poliesportiva coberta, que atenderá tanto os alunos da nova unidade quanto os estudantes da Escola Municipal Paulo VI. O espaço conta com vestiários masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência, ampliando as opções de lazer e prática esportiva na região.
O secretário de Educação do Recife, Fred Amancio, destacou a importância da ampliação da rede municipal de creches. “O programa Infância na Creche é uma das maiores e mais importantes políticas públicas da gestão do prefeito João Campos. A creche tem um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, além de permitir que as famílias deixem seus filhos e filhas em segurança para poderem trabalhar e realizar outras atividades”, disse.
Nos últimos quatro anos, a Prefeitura mais que dobrou a oferta de vagas em creches, passando de 6.429, em 2021, para mais de 15 mil no final de 2024. “Superamos a meta inicial e começamos o ano letivo de 2025 com mais de 16 mil vagas. Esse número já representa 40% da nova meta estabelecida pelo prefeito João Campos para a segunda gestão, que é triplicar as vagas na rede municipal”, concluiu Amancio.
Deixe um comentário