O que está em jogo na disputa PT x PSB?
Parecia uma aliança imbatível e consolidada para governar o Recife, Pernambuco e o Brasil durante muitos anos, mas a briga entre João Paulo e João da Costa deu margem para uma ruptura com sérias consequências para a Frente Popular. O governador Eduardo Campos (PSB) líder maior da aliança que o elegeu, elegeu João Paulo em 2000 e 2004, João da Costa em 2008, o reelegeu e elegeu Humberto Costa e Armando Monteiro para o Senado em 2010, não teve condições de resolver a querela interna do PT sem que houvesse uma ruptura no projeto político que norteava a Frente Popular. O lançamento da candidatura de Geraldo Júlio é um teste de fogo para a popularidade do governador, que é tido como um semideus no estado. Se o seu candidato vencer, ele levará o PT à bancarrota no estado e será o candidato da unidade pernambucana a presidente ou a vice em 2014. Se perder, Eduardo terá que se contentar com o Senado da República. Eduardo jogou certo na consolidação do PSD de Gilberto Kassab, pavimentando o seu voo nacional, com a ida de Ana Arraes para o TCU demonstrou sua força, passada a eleição no Recife, o próximo teste é a eleição para a Câmara dos Deputados que o bloco PSB/PSD pode colocar um indicado seu para a presidência daquela Casa Legislativa. Caso obtenha êxito nessas empreitadas, suas chances como candidato a presidente da República aumentam consideravelmente. Agora ele precisará medir forças com Lula nesta eleição para ser visto nacionalmente como político forte. E não é uma tarefa fácil. Se o governador jogar certo vai chegar longe. Mas qualquer deslize pode custar-lhe o futuro político.
Maurício Rands – O agora ex-petista, ex-secretário e ex-deputado Maurício Rands pode ser alçado à condição de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Abrirão duas vagas naquela Côrte ainda este ano: Cezar Peluso e Ayres Britto se aposentarão.
DEM – Mendonça Filho mais uma vez ficou isolado na disputa, aos quarenta e cinco do segundo tempo conseguiu o apoio do PMN graças a uma intervenção nacional que pouco agregou ao seu palanque. Colocou como seu vice um candidato inexpressivo.
Raul Henry – O deputado Raul Henry (PMDB) poderá ser anunciado a qualquer momento como secretário do governo Eduardo Campos. Cogita-se Agricultura, Transportes ou Educação.
André de Paula – Com a ida de Henry para o secretariado, o primeiro suplente da coligação Pernambuco Pode Mais André de Paula (PSD) assumirá o mandato e será um interlocutor do partido na Câmara dos Deputados.
João Fernando – O deputado João Fernando Coutinho (PSB) desistiu da candidatura a prefeito de Jaboatão. Talvez ele considerasse a sua candidatura, mas Eduardo Campos nunca pensou em lançá-lo, apenas forçou Elias a formalizar a aliança com o PSB.
Primeira mão – Ainda em fevereiro este colunista informou a possibilidade da aliança entre Jarbas Vasconcelos e Eduardo Campos já para estas eleições. O que mostra a força da informação deste espaço.
Deixe um comentário