A oposição volta a respirar.
Quando tudo levava a crer que o prefeito João da Costa seria o candidato da Frente Popular a prefeitura do Recife, diante de pesquisas que se não eram tão favoráveis, também não eram de todo ruins, eis que surge um fato novo na base do governador Eduardo Campos: A candidatura de Maurício Rands. A decisão de lançar o secretário de governo na eleição tem suas razões, a maior delas é o fato de João Paulo com 20% de influência no voto estar rompido com o prefeito João da Costa, bem como o mesmo ser considerado pelo eleitorado recifense como o principal opositor do atual prefeito. A reengenharia política a ser feita pela Frente Popular para defenestrar o prefeito João da Costa da reeleição, direito que, diga-se de passagem, é legítimo, pode deixar sequelas consideráveis a ponto de inviabilizar o projeto da Frente Popular na capital pernambucana. Diante deste cenário, a oposição, que estava moribunda, mesmo diante de um prefeito mal-avaliado, volta a respirar. Sabendo-se que a candidatura de Maurício Rands precisaria ser construída pelo Palácio e que pode não haver tempo hábil para que ele se torne favorito, basta que a oposição trabalhe uma estratégia consistente, coerente e focada na união, mesmo que utilizando múltiplas candidaturas. O fato de João da Costa não disputar a reeleição é mais desgastante que o fato de disputar. A Frente Popular deixa claro para o eleitor do Recife que o mesmo agiu errado quando confiou no PT e deu a chance ao partido de fazer uma continuidade. Gestos valem mais do que palavras. No intuito de tentar conter Armando Monteiro e o seu Bloco Independente, bem como João Paulo e Humberto Costa, o governador pode ter ajudado a oposição a voltar a comandar a PCR depois de 12 anos. O tempo dirá se ele acertou ou se ele errou.
PCdoB – Nas contas do ex-vereador Fernando Gordinho, seu partido, o PCdoB, elegerá três vereadores em Jaboatão dos Guararapes. Segundo o próprio, ele estará entre os três.
Tucano – Pragmático, o deputado Sérgio Guerra, em resposta ao isolamento imposto pela oposição ao PSDB, decidiu apoiar candidatos da Frente Popular em Olinda, Caruaru e Petrolina.
Recife – Até segunda ordem, a candidatura de Daniel Coelho está mantida no Recife. Se Fernando Bezerra Coelho voltar pro jogo, o tucano pode rever a decisão.
Jaboatão – Em contrapartida ao apoio recebido pelo PSDB, o PSB deverá marchar com a reeleição do prefeito Elias Gomes. Resta avisar a João Fernando Coutinho.
João Paulo – As recentes pesquisas começam a mostrar uma desidratação do ex-prefeito João Paulo no Recife. A medida que as pessoas sabem que ele não será candidato, suas intenções de voto diminuem. Seu poderio corre o risco de virar pó na capital.
Danilo Cabral – Caso a candidatura de Maurício Rands seja confirmada, o PSB deverá indicar o secretário das Cidades e deputado federal licenciado para ser o vice.
Deixe um comentário