Raquel Lyra fica mesmo com o comando do PSB em Caruaru
Foi encerrada ontem uma novela que parecia ter um final diferente para a deputada Raquel Lyra e o PSB. Depois de muitas idas e vindas, ameaças veladas de ruptura com o partido, a deputada foi nomeada ontem presidente municipal do PSB de Caruaru. A decisão põe fim nas especulações de que a deputada e seu pai, o ex-governador João Lyra Neto pudessem migrar para o PSDB.
O processo não foi uma escolha fácil, porque nos quadros do PSB de Caruaru tinham a ex-deputada Laura Gomes e o vice-prefeito de Caruaru Jorge Gomes, aliados históricos do partido que marcharam ao lado de Miguel Arraes e Eduardo Campos tanto nos tempos áureos quanto, sobretudo, nos tempos nebulosos vivenciados pelo PSB pernambucano.
Mas prevaleceu o pragmatismo eleitoral. Afinal, Raquel Lyra obteve mais de oitenta mil votos em 2014 para deputada estadual e possui condições políticas de ser prefeita de Caruaru em 2016. Atrelada à decisão do PSB de dar o comando a Raquel, também deve haver uma articulação em torno da aliança entre o grupo de Raquel e o grupo do deputado Tony Gel visando 2016.
Tony Gel já havia sinalizado que não estaria disposto a ser prefeito novamente, e poderia indicar o seu filho, o empresário Tonynho Rodrigues como vice de Raquel Lyra. Caso a engenharia dê certo, Gel tentaria um voo federal e deixaria uma vaga de deputado estadual em aberto, que poderia ser ocupada pela ex-deputada Miriam Lacerda em 2018.
Agora que Raquel ficou de fato e de direito com o PSB, sua candidatura à prefeitura em 2016 está completamente pavimentada, restando aparar as arestas que ainda existem com alguns partidos e políticos da Frente Popular e preparar a tropa para ver se os Lyra voltam a governar Caruaru após dezesseis anos.
Carona – Considerado um deputado periférico na Alepe, não só pela votação que obteve – apenas 19 mil votos – mas principalmente pela falta de conteúdo politico, Joel da Harpa aproveitou a vinda de Jair Bolsonaro (PP/RJ) para tentar pegar carona no sucesso do deputado do Rio de Janeiro, que tem crescido muito perante os brasileiros conservadores.
OAB – O Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) divulgou ontem uma pesquisa sobre a eleição na OAB/PE. O levantamento apontou Ronnie Preuss Duarte na liderança com 36,7%, seguido por Jefferson Calaça que tem 16% e Emerson Leônidas com 4,8%. A sondagem é a segunda que aponta o amplo favoritismo de Ronnie Duarte para ser o próximo presidente da OAB Pernambuco.
Hub – A Latam decidiu adiar para o primeiro semestre de 2016 o anúncio da escolha da cidade que receberá o hub, que seria agora em dezembro. O secretário da Casa Civil Antonio Figueira segue confiante que Pernambuco possa desbancar o Ceará e o Rio Grande do Norte na conquista do empreendimento.
Disputa – O senador Fernando Bezerra Coelho afirmou ontem em Petrolina que o PSB disputará as prefeituras de quatro capitais no ano que vem. São elas: Recife (Geraldo Julio), Porto Alegre (Beto Albuquerque), Rio de Janeiro (Romário) e Belo Horizonte, cujo candidato ainda não está definido pelo prefeito Márcio Lacerda.
RÁPIDAS
Mantida – A ministra Maria Thereza foi mantida pelo presidente do TSE ministro Dias Toffoli como relatora do processo que pede a cassação do registro da candidatura da chapa Dilma Rousseff/Michel Temer.
Viagem – Com viagens marcadas para o exterior na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer decidiram se revezar no cargo. Temer viaja no dia 10 e Dilma no dia 15, tudo pra evitar que o presidente da Câmara Eduardo Cunha assuma a presidência da República.
Inocente quer saber – O prefeito José Queiroz aprovou a escolha de Raquel Lyra para o comando do PSB de Caruaru?