Palácio envia recado a João Fernando em Jaboatão
Forjado na política num momento em que o PSB passava por dificuldades em Pernambuco, João Fernando Coutinho disputou seu primeiro mandato eletivo em 2002 com o aval de Eduardo Campos e Miguel Arraes, acabou se elegendo para a Casa Joaquim Nabuco com apenas 23 anos de idade representando a Mata Sul.
Com a vitória de Eduardo Campos em 2006, teve seu nome ventilado para ser o presidente da Alepe, mas como não tinha muito trânsito na Casa, foi viabilizado na primeira-secretaria numa composição com Guilherme Uchoa patrocinada pelo governador Eduardo Campos na época. E foi reeleito em 2009, 2011 e 2013 para o posto igualmente com o apoio de Eduardo. Na última vez que foi reeleito para a primeira-secretaria por muito pouco não perdeu a disputa, graças ao prestígio do ex-governador.
Nas eleições de 2012, até os 45 do segundo tempo era candidato do PSB a prefeito de Jaboatão dos Guararapes, foi quando Eduardo Campos mandou implodir a candidatura para formalizar uma aliança do PSB com o prefeito Elias Gomes, que buscava a reeleição. O PSB indicou Heraldo Selva para o posto de vice-prefeito e João Fernando sequer pisou em Jaboatão por ter ficado extremamente frustrado.
No ano passado decidiu tentar um mandato na Câmara dos Deputados, e igualmente contava com o prestígio de Eduardo não só pra chegar em Brasília como também ocupar funções de destaque na Câmara Federal. O acidente que matou Eduardo também colocou em xeque a vida de João Fernando no PSB. Isso porque João não possui a menor simpatia do Palácio do Campo das Princesas para projetos atuais e futuros.
No evento de filiação de lideranças de Jaboatão ao PSB, o governador Paulo Câmara deixou claro que sua interlocução no município é com Heraldo Selva e com o prefeito Elias Gomes, e que as articulações visando as eleições do ano que vem no município passarão pela dupla Elias/Heraldo, ficando João Fernando novamente como um mero espectador do processo caso decida continuar no PSB.
Carpina – Com a crise financeira que assola o Brasil, vários prefeitos estão reduzindo o seu próprio salário a fim de diminuir os efeitos da crise. No início da semana o prefeito de Itambé Bruno Ribeiro (PSB) reduziu seu salário em 20%. Ontem foi a vez do prefeito de Carpina Carlinhos do Moinho (PSB) realizar uma redução de 30% nos seus vencimentos e nos da vice-prefeita.
PDT – Não é a boa a relação do presidente da Alepe deputado Guilherme Uchoa com o presidente estadual do PDT deputado Wolney Queiroz. Guilherme não está satisfeito com os rumos que a legenda está tomando no estado. Ameaçam deixar a legenda os também deputados estaduais Pedro Serafim Neto e Manoel Botafogo por conta de indicação de diretórios e comissões provisórias municipais.
Ricardo Costa – O deputado estadual Ricardo Costa (PMDB) conseguiu junto ao governo do estado uma série de investimentos no município de Trindade, comandado pelo prefeito Dr. Everton Costa (PSB). Dentre eles a reforma do matadouro e do açougue municipal, requalificação asfáltica da Avenida Central e calçamento de uma série de ruas no município.
Pedido – O ex-presidente Lula, de acordo com o Estadão, teria pedido ao presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha para que ele segure os pedidos de impeachment da presidente Dilma Rousseff, sob pena de ter que enfrentar a “pressão das ruas”, leia-se MST, CUT, UNE e outros “movimentos sociais” financiados pelo PT.
RÁPIDAS
Palmerina – Com o afastamento do prefeito Renato Sarmento (PMDB) por decisão judicial pelo período de seis meses por conta de uma ação no Ministério Público, a vice-prefeita Eliane Vicente (PP) assume o cargo com a incumbência de realizar um plano de saneamento financeiro do município.
Filiação – O ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes Fernando Moreira de Lima, mais conhecido como Fernando Gordinho assinou sua ficha de filiação ontem ao PSB do governador Paulo Câmara. Antes Gordinho já havia reatado as relações com a gestão do prefeito Elias Gomes, que estavam bastante estremecidas.
Inocente quer saber – Por quê Eduardo Cunha se curvaria às ameaças veladas do ex-presidente Lula?