Oposição endurece discurso contra o PSB
Derrotada em 2012 e 2014, a oposição liderada pelo PTB e PT no Recife e em Pernambuco começa a endurecer o discurso em relação ao prefeito Geraldo Julio e ao governador Paulo Câmara. A prova disso foram as inserções do PTB espinafrando os herdeiros políticos de Eduardo Campos, classificando-os de sem liderança para conduzir os rumos da política na capital e no estado.
Por mais que o governador Paulo Câmara seja alvo das duras críticas, a avaliação da sua gestão só deverá ser feita em 2018. Daqui pra lá terá tempo de sobra para amenizar os efeitos da queda de recursos e consequentemente dos investimentos em obras no estado.
Já o prefeito Geraldo Julio não terá a mesma “sorte”. Com dois anos e meio praticamente de gestão, ainda não conseguiu imprimir uma marca. Além disso é corriqueiramente acusado de querer fazer política de mais e trabalhar de menos. Essa crítica ocorre em off até por parte dos seus aliados. E consequentemente quando a oposição aponta as falhas neste sentido ganha reverberação nas redes sociais.
E a situação de Geraldo Julio é muito mais crítica do que a de Paulo Câmara, porque foi eleito sob o mote de que havia feito tudo de bom no governo Eduardo Campos e por isso seria o nome mais preparado para comandar a capital pernambucana, já o atual governador foi eleito num processo de continuidade de um governo bem-avaliado e também impulsionado com a comoção gerada pela morte de Eduardo Campos.
Se Geraldo Julio não abrir o olho, entrará para a estatística ao lado de Roberto Magalhães e João da Costa de não ter conseguido a reeleição. E corre sério risco de passar de Geraldo que tudo fez para o prefeito que nada faz.
Guardas municipais – A deputada estadual Raquel Lyra (PSB) participou de um seminário que integrou a programação da 1ª Marcha Azul de Caruaru, com a participação de lideranças nacionais e estaduais da categoria. A deputada, que deverá ser candidata a prefeita nas próximas eleições, defendeu que os municípios participem ativamente das discussões referentes à melhoria da segurança pública.
Vem – O governador Paulo Câmara retirou da Assembleia Legislativa, para reavaliação técnica, o Projeto de Lei Ordinária Nº. 231/2015, que altera a Lei 14.474, de 16 de novembro de 2011, que dispõe sobre a organização do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife e sobre os créditos do Cartão VEM.
Unesco – Jaboatão sediará na próxima terça-feira um encontro da Unesco sobre Educação e Cidades da Aprendizagem. O Workshop abordará políticas públicas para redução de vulnerabilidades sociais e o uso da Educação como ferramenta de inclusão social. O evento vai até quarta-feira na Faculdade Guararapes.
Eleições – O presidente do TSE ministro Dias Toffoli disse ao deputado Celso Russomano (PRB/SP) que não há a menor condição da unificação das eleições. O TSE ficaria impossibilitado de fiscalizar mais de 3 milhões de candidatos caso fossem escolhidos do vereador ao presidente da república numa única eleicão. Com isso a unificação das eleições deve ser mais um ponto abortado pela reforma política.
RÁPIDAS
Rede – A ex-senadora Marina Silva deu entrada junto ao TSE no pedido de registro da Rede Sustentabilidade que pretende criar. Ela apresentou 53 mil assinaturas. Se conseguir o registro, a ex-ministra de Meio Ambiente sairá do PSB para comandar seu novo partido.
Painel – Você já pode conferir a entrevista do Painel do Lyra com o vereador e pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes pelo Solidariedade Edmar de Oliveira. Na polêmica entrevista, Edmar faz duras críticas ao prefeito Elias Gomes e chama o mercado de Cavaleiro de pocilga. Acesse: www.tvguararapes.com
Inocente quer saber – Silvio Costa Filho receberá a bênção do ministro Armando Monteiro para disputar a prefeitura do Recife no ano que vem?