Os desdobramentos do apoio de Marília Arraes ao PTB
Conforme já havíamos antecipado em nosso blog a vereadora Marília Arraes anunciou ontem apoio a candidatura de Armando Monteiro a governador de Pernambuco. A decisão de Marília faz com que sua situação dentro do PSB fique insustentável independentemente do resultado de outubro. Ela não era uma filiada qualquer. É neta de Miguel Arraes e prima de Eduardo Campos. O apoio dela ao projeto antagônico ao do PSB traz significados consistentes para entender como funciona a política partidária. Marília foi vereadora na esteira do prestígio alcançado por Eduardo em 2006, porque até Eduardo virar governador era difícil que algum Arraes tivesse respaldo em Pernambuco após a derrota do ex-governador em 1998 para Jarbas Vasconcelos. Marília teve a oportunidade de assumir a secretaria de qualificação profissional de Geraldo Julio e acabou saindo do cargo esse ano com o objetivo de disputar um mandato de deputada federal pelo PSB. Como não teve o aval do primo para o projeto decidiu romper com o projeto socialista da pior forma possível. Marília pode até virar uma secretária de Armando se ele virar governador, mas não deve ter esse respaldo todo. O que Armando quer é receber apoios significativos, sobretudo de uma Arraes. O argumento contra o projeto do PSB fica mais consistente com esse apoio. De todo modo, só o tempo dirá se Marília acertou. Hoje a sensação que temos é apenas de birra de quem teve suas vontades contrariadas.
Mendonça Filho – O deputado Mendonça Filho tem buscado apoios para alcançar o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. Na última eleição o ex-governador obteve mais de 140 mil votos.
Marília Arraes – Além de Armando, Marília apoiará Dilma Rousseff, João Paulo e Dilson Peixoto para federal.
Gustavo Negromonte – O deputado Gustavo Negromonte, filho do saudoso deputado João Negromonte, será candidato a reeleição no chapão da Frente Popular pelo PMDB. Em 2010 ele alcançou 27 mil votos, pra 2014 precisa ampliar isso em pelo menos dez mil votos.
PMDB – Além de Gustavo Negromonte, o PMDB possui com chances de eleger Tony Gel, André Ferreira, Ricardo Costa e Izabel Urquiza.
RÁPIDAS
Segundo turno – Todas as pesquisas divulgadas essa semana trouxeram uma forte tendência de segundo turno nas eleições presidenciais.
Aécio Neves – Além de ter segundo turno, as pesquisas vêm apontando que Aécio Neves será o adversário de Dilma na segunda etapa. Nas simulações do segundo turno já tem pesquisa apontando empate entre o candidato do PSDB e a candidata do PT.
Inocente quer saber – Marília Arraes (PSB) acertou em romper com o primo Eduardo Campos?
badge for police diz
This was very informative. I appreciate the clarity and depth.