Gestão de Geraldo Julio sofre apagão
Eleito em 2012 como aquele que tudo fez, o prefeito do Recife Geraldo Julio assumiu o executivo da capital pernambucana sob forte expectativa de que faria uma das melhores gestões da história da cidade do Recife. Passados dois anos e três meses do seu início, a gestão segue sem uma marca positiva.
Foram prometidas 20 Upinhas, 6 Upas e o Hospital da Mulher. Na teoria seria a mudança de paradigmas da saúde na capital pernambucana. Na prática o prefeito entregou apenas seis Upinhas e o Hospital da Mulher segue com o cronograma atrasado.
Promessa de campanha, sendo um projeto idealizado pelo vice-governador Raul Henry, o Compaz era a solução para os problemas sociais das periferias. Até agora apenas dois começaram a ser construídos mas seguem sem previsão de entrega.
Mas nenhum destes projetos estão tão atrasados quanto a Via Mangue. A obra, que foi iniciada por João Paulo e continuada por João da Costa, que era a chance de melhorar a mobilidade urbana na Zona Sul, foi até inaugurada pelo prefeito Geraldo Julio no ano passado, mas segue com apenas uma via liberada e a iluminação da Via Mangue é completamente precária, colocando em risco a integridade física dos motoristas que trafegam pela via.
A única área que realmente houve um avanço aparente foi na parte de turismo e lazer, as ciclofaixas ganharam aderência, bem como o projeto da requalificação da orla de Boa Viagem foi bem executado. Mas todos nós sabemos que uma gestão que se preza não pode ser bem-sucedida em apenas uma área, é preciso muito mais pra dizer que “por você está trabalhando sem parar”.
Se continuar neste ritmo, Geraldo Julio ficará sem ter o que mostrar quando for candidato à reeleição no ano que vem.
Jogo de cintura – O governador Paulo Câmara precisará de muito jogo de cintura para lidar com as pressões que receberá daqui por diante. Nesta semana foram de uma só vez críticas dos magistrados, dos professores e dos policiais. O xis da questão é que a situação do estado é fruto do cenário de crise nacional, mas quem vai entender isso?
Pedro Corrêa – Preso por envolvimento no Mensalão, o ex-deputado federal Pedro Corrêa (PP) também foi preso por envolvimento no Petrolão. O ex-deputado teve encontros com o doleiro Alberto Youssef para pegar dinheiro do esquema. Pedro saiu do regime semi-aberto em Pernambuco pra ficar na carceragem da PF em Curitiba.
Aécio Neves – Maior símbolo da oposição brasileira, o senador Aécio Neves definitivamente acordou pra vida. Convocou os brasileiros a irem às ruas amanhã contra a corrupção do governo Dilma Rousseff. Só falta ele estar presente no ato pra fazer jus aos 51 milhões de votos que recebeu.
Rompimento – O prefeito de Araripina Alexandre Arraes (PSB) oficializou esta semana o rompimento com o ex-prefeito e ex-deputado Bringel (PSDB). É que mesmo estando na base do prefeito, Bringel estava usando suas rádios no município para espinafrar Alexandre. O prefeito engoliu sapos até não aguentar mais e estourar.
RÁPIDAS
Paulista – No meio político corre a versão que o prefeito Junior Matuto (PSB) estaria fazendo uma péssima gestão em Paulista e suas chances de reeleição estariam pra lá de comprometidas. Vale salientar que no ano que vem não tem mais Eduardo Campos pra pedir por ele.
Carreata – Hoje o movimento Vem pra rua realizará carreatas pelas ruas do Recife para convocar a população para a movimentação de amanhã contra a presidente Dilma Rousseff. A concentração neste domingo será na Pracinha de Boa Viagem a partir das 14:00 horas.
Inocente quer saber – As movimentações de amanhã terão mais gente do que as do dia 15 de março?