PMDB vira algoz de Dilma Rousseff
Desde que foi alçada à condição de candidata a presidente da república ainda em 2009, que Dilma virou refém do PMDB. Naquela disputa presidencial de 2010, precisando vencer o desconhecimento, ofertou ao partido a vice-presidência na chapa em troca do seu precioso tempo de televisão. De lá pra cá o partido virou um sócio bastante complexo do governo do PT.
Isso porque ninguém consegue conter a sanha de poder do PMDB, que é uma federação de lideranças regionais e de raposas da velha política, que ainda são adeptas do toma lá dá cá e das chantagens peculiares para aumentar o seu narco de poder.
Dilma foi virando refém de José Sarney, de Renan Calheiros, de Henrique Eduardo Alves e de muitas outras lideranças do PMDB, mas nenhum deles causou tanto problema para a presidente da República quanto o presidente da Câmara Eduardo Cunha.
Todos os acima citados conspiram dia e noite para ver a derrocada de Dilma Rousseff, porque em caso dela sair do cargo, os próximos da linha de sucessão são filiados ao PMDB, na ordem: Michel Temer, Eduardo Cunha e Renan Calheiros.
Os possíveis sucessores de Dilma são PhDs em política e conhecem como poucos a alma do Congresso Nacional. Eles hoje defendem a redução de ministérios, mesmo o partido comandando parte significativa das pastas na Esplanada. Eles sabem que Dilma não tem condições de fazer isso porque se fizer perderá a moeda de troca com os partidos da base aliada, dentre eles o próprio PMDB. E quanto mais Dilma perder condições políticas menos são as chances dela se recuperar no governo e consequentemente o PMDB se fortalece.
O PMDB virou uma espécie de tendão de Aquiles para a presidente. Qualquer passo em falso que ela der, o governo cai nas mãos do partido mais governista da história do Brasil. E eles estão salivando por isso.
UVP – Foi ontem em Triunfo a eleição para a presidência da União dos Vereadores de Pernambuco. Biu Farias tentava a reeleição, onde já estava há dezesseis anos, mas perdeu por dez votos para Josinaldo Barbosa, vereador de Timbaúba. A campanha de Josinaldo foi comandada por Adriano Oliveira, da Cenário Estratégia. O carro-chefe de Josinaldo foi propor o orçamento impositivo às Câmaras Municipais como ocorreu na Câmara Federal.
Ministros – A presidente Dilma Rousseff nomeou ontem os novos ministros da Educação e da Comunicação Social. Para a Educação convocou o filósofo Janine Ribeiro, que substitui Cid Gomes, já para a Comunicação entrou Edinho Silva no lugar de Thomas Traumann. Edinho comandou a parte financeira da campanha de reeleição da presidente.
Cotado – O ex-presidente da Câmara dos Deputados Henrique Eduardo Alves (PMDB), que perdeu a eleição para o governo do Rio Grande do Norte, foi vetado de assumir um ministério por suspeitas de ter seu nome envolvido na Operação Lava-Jato, como não foi envolvido, voltou a ser cotado para assumir uma pasta. Comenta-se que ele substituirá Vinicius Lages no Turismo.
Integração Nacional – Já Vinicius Lages deverá assumir a Integração Nacional no lugar de Gilberto Occhi, do PP. A ida de Vinicius para a pasta tem por objetivo distensionar a relação entre o Palácio do Planalto e o PMDB. Lages é afilhado político do presidente do Senado Renan Calheiros.
RÁPIDAS
PMN – O PMN está em fase de negociação para apoiar a candidatura de Daniel Coelho a prefeito do Recife nas próximas eleições pelo PSDB. Em 2014 o PMN fez uma aliança com o PSOL, que possibilitou a vitória de Edilson Silva para deputado estadual.
Aniversário – Completam dois anos amanhã dois projetos exitosos da Secretaria de Turismo e Lazer da PCR, são eles: o Recife Antigo de Coração e a Ciclofaixa. Os projeto foram idealizados por Felipe Carreras e têm sido tocados com maestria por Camilo Simões.
Inocente quer saber – Acabou a subserviência do Congresso Nacional ao Palácio do Planalto?
Deixe um comentário