PSDB não tem interesse na candidatura de Daniel Coelho
Em 2012 o deputado Daniel Coelho havia mudado do PV para o PSDB no intuito de disputar a prefeitura do Recife. Sua ida foi acertada com o presidente da sigla Sérgio Guerra e sua candidatura foi mantida pelo então manda-chuva tucano porque era vista como uma candidatura olímpica, ou seja, sem chances de prosperar.
No decorrer da eleição, Daniel se mostrou um fenômeno e por muito pouco não foi ao segundo turno, onde provavelmente teria sido eleito prefeito do Recife na segunda etapa. Aquela eleição mudou drasticamente a vida pública de Daniel. Ele em tese iria buscar uma difícil reeleição para deputado estadual, mas o recall da disputa majoritária garantiu-lhe um mandato na Câmara dos Deputados em 2014.
Agora o cenário é outro. Não existe mais Sérgio Guerra para bancar dentro do PSDB a candidatura de Daniel. Vale salientar que o PSDB hoje detém postos importantes no governo Paulo Câmara e em breve integrará também o secretariado do prefeito do Recife Geraldo Julio, muito provavelmente com a vereadora Aline Mariano.
As demais lideranças do PSDB não têm nenhum interesse na candidatura de Daniel Coelho. Bruno Araújo é deputado federal e possui grande interlocução com o comando nacional do partido, além disso preside a sigla no estado e almeja ser candidato a senador em 2018 na chapa da Frente Popular, Daniel disputando e vencendo a prefeitura do Recife, será a maior liderança do PSDB no estado e naturalmente o único interlocutor de Pernambuco com a cúpula nacional tucana.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes está muito mais preocupado com a sua sucessão do que propriamente o PSDB comandar a capital pernambucana, uma rifada de Daniel pode significar para Elias a contrapartida do PSB apoiar o seu candidato na disputa pela prefeitura. Betinho Gomes, filho de Elias, quer ser prefeito do Cabo nas próximas eleições e precisará se não do apoio, pelo menos da neutralidade do Palácio na disputa.
Evandro Avelar e Terezinha Nunes integram hoje o governo Paulo Câmara e obviamente não querem perder o espaço que possuem para aventurar uma incerta disputa pela prefeitura do Recife. A própria bancada do PSDB na Câmara do Recife composta por Aline Mariano e André Regis, terá mais chances de reeleição integrando a Frente Popular do que aventurando uma chapa liderada por Daniel.
Por fim, o senador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, deve alimentar o sonho de ser novamente candidato a presidente da República e consequentemente vai querer o apoio do PSB para a disputa. Pra isso Aécio terá que fazer gestos, dentre eles entregar a cabeça de Daniel ao PSB do prefeito Geraldo Julio.
Daniel Coelho ainda não se deu conta que a única pessoa dentro do PSDB que quer a sua candidatura a prefeito do Recife é ele próprio e mais ninguém. E candidato do “eu sozinho” não chega a lugar nenhum.
Sondagem – O PSD do secretário das Cidades André de Paula está sondando o deputado Pedro Serafim Neto e seu pai Pedro Serafim, ambos do PDT a integrarem os quadros do partido. Pedro Serafim pode ser novamente candidato a prefeito de Ipojuca nas próximas eleições.
Compromisso – A prefeitura de Araripina realizou o pagamento do salário para que os servidores pudessem festejar o carnaval com dinheiro no bolso. Apesar das dificuldades que o município atravessa, o prefeito Alexandre Arraes se preocupa com o bem-estar dos servidores, pagando os proventos sempre em dia.
Tartaruga – Desde que foi “inaugurado” com toda pompa, inclusive com um almoço festivo, pelo presidente Guilherme Uchoa, que as obras do edifício João Negromonte, anexo da Alepe, estão a passos de tartaruga. A demora só não é maior que as obras da transnordestina.
Aliados – O deputado federal Daniel Coelho se diz oposição ao prefeito Geraldo Julio e ao governador Paulo Câmara, porém tem muita gente que ligada ao tucano abrigada no governo do estado e na prefeitura. Dentre eles o ex-chefe de gabinete do deputado na Alepe Felipe Moura, que está na Jucepe.
RÁPIDAS
Camilo Simões – O secretário de Turismo e Lazer da PCR Camilo Simões refutou a pecha de que era o queridinho do prefeito Geraldo Julio. Disse que trabalha como qualquer outro secretário. Camilo tem feito um bom trabalho na pasta e pode estar sendo vítima de fogo amigo.
Recesso – Por conta dos festejos de carnaval a coluna será suspensa entre a segunda e a quarta-feira. Na próxima quinta-feira estaremos de volta trazendo os bastidores da política. Bom carnaval a todos!
Inocente quer saber – Valeu a pena investir quase R$ 1 bilhão na Arena Pernambuco para depois ela dar prejuízo na ordem de R$ 3 bilhões?
Deixe um comentário