O quadro eleitoral em cidades médias de Pernambuco
As eleições municipais deste ano já estão na pauta da classe política, e com algumas mudanças em relação ao pleito de 2016, a expectativa recai sobre como se comportará o eleitor nas disputas em outubro. Diante deste cenário, decidimos avaliar algumas cidades em que prefeitos tentarão a reeleição ou almejam emplacar o sucessor em diversas regiões do estado.
Na cidade de Vitória de Santo Antão, na Mata Sul, o prefeito Aglaílson Junior (PSB) tentará a reeleição. Com um volume significativo de obras, o gestor chega muito fortalecido para a disputa, e ainda pesa a seu favor a indefinição na oposição liderada pelo ex-prefeito Elias Lira, uma vez que até o presente momento não se sabe se o grupo apresentará o ex-prefeito, o candidato na eleição passada, Paulo Roberto, ou o deputado Joaquim Lira. A indefinição da oposição mostra que Aglaílson tem todas as condições de vencer a disputa.
Em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, o prefeito Edson Vieira anunciou que lançará o seu vice Dida de Nan como candidato do seu grupo. Já a oposição desponta com o candidato da eleição passada Fernando Aragão, o deputado estadual Diogo Moraes e o empresário Alan Carneiro. Em 2016 a disputa foi acirradíssima obrigando Edson a suar a camisa para se reeleger, o que coloca para o prefeito um desafio para fazer o sucessor. Enquanto o desafio da oposição será encontrar um caminho de entendimento para os candidatos não morrerem abraçados.
Em Serra Talhada, no sertão do Pajeú, o atual prefeito Luciano Duque, bem-avaliado fez a opção pela sua secretária de Saúde, Márcia Conrado. O que se comenta na cidade é que ela tem significativo potencial de crescimento. Na oposição, ainda existe a dúvida sobre quem será o candidato, se o ex-prefeito Carlos Evandro, cuja condição jurídica de disputa é uma incógnita, ou o candidato do grupo na eleição passada, o jovem Victor Oliveira, neto do ex-deputado Inocêncio Oliveira. Qualquer que seja o candidato apresentado pelo grupo, o jogo contra a candidata de Duque será páreo duro.
Por fim, o cenário de Petrolina, que fica no sertão do São Francisco, está colocado com o prefeito Miguel Coelho, que tentará a reeleição, o presidente do IPA, Odacy Amorim, o deputado estadual Lucas Ramos e o ex-prefeito Julio Lossio. Miguel tem boa avaliação e um volume de obras para apresentar à população, mas o risco recai sobre a possibilidade de segundo turno pela primeira vez na história da cidade.
Se reeleito, Miguel terá seu nome efetivamente colocado para disputar o Palácio do Campo das Princesas em 2022. Lucas Ramos, por sua vez, não teria absolutamente nada a perder tentando a prefeitura, pois ainda que não seja eleito, ficará como o principal antagonista do grupo de Miguel para tentar a eleição de deputado federal em 2022 com grandes chances de vitória. Enquanto Odacy Amorim e Julio Lossio, ambos ex-prefeitos e sem mandato, só têm a opção de ganhar, sob pena de ficarem fragilizados para o futuro em caso de derrota.
Debate – O grande assunto político da sexta-feira, nos grupos de Whatsapp, foi o debate da CBN, com o vereador Jayme Afora (sem partido), o vereador Samuel Salazar (MDB) e o procurador do Ministério Público de Contas (MPCO) Cristiano Pimentel. Jayme Asfora teve fortes falas, no debate, contra o Ministério Público do Estado de Pernambuco (MPPE), seu procurador geral e sua “cúpula”. O procurador Cristiano Pimentel, apesar de não fazer parte do MPPE, repudiou “com veemência” as falas do vereador sobre a Instituição.
Referência – A convite do amigo Tarcísio Calado Filho, participei de um almoço com integrantes da imprensa pernambucana no Boi e Brasa Piedade. Fiquei muito feliz de rever o amigo Samir Abou Hana que é uma referência da comunicação pernambucana e que me deu muito espaço em seu programa na TV Nova Nordeste quando eu estava começando a profissionalizar o blog.
Recursos – O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos) destinou R$ 6,3 milhões para a aquisição de transporte escolar em municípios pernambucanos através de emenda parlamentar junto ao governo federal. Serão mais de vinte ônibus que chegarão aos municípios indicados pelo deputado.
Força – Sob a liderança do deputado federal Eduardo da Fonte, o PP poderá se tornar a segunda maior força em número de prefeitos em Pernambuco. O partido lançará significativa quantidade de candidatos a prefeito em diversas regiões do estado e poderá repetir o êxito de 2018 quando elegeu dez deputados estaduais e dois federais.
RÁPIDAS
Dedicação – O ex-deputado federal Kaio Maniçoba afirmou que não pretende disputar as eleições deste ano e atuará para eleger aliados em diversas prefeituras, sobretudo do sertão. Em especial, Kaio aposta na vitória da sua mãe, Rorró Maniçoba, pela prefeitura de Floresta, no sertão de Itaparica.
Roberto Fontelles – Técnico extremamente qualificado, com passagens pelo Lafepe e Copergás, bem como na chefia de gabinete de Jarbas Vasconcelos quando governador, Roberto Fontelles vem realizando um excelente trabalho à frente do Detran, sendo bastante elogiado por aliados do governador Paulo Câmara.
Inocente quer saber – Quando teremos um tsunami para abalar as estruturas da política pernambucana?
Feiga diz
FAREMOS UMA CAMPANHA INCRÍVEL! PARA NÃO ELEGER OU REELEGER NENHUM POLÍTICO OU PARTIDO QUE UTILIZE O FUNDÃO PARTIDÁRIO 💩😠