PSD garante pré-candidatura de André de Paula
A visita do prefeito do Recife, Geraldo Julio, ao deputado André de Paula e ao ex-ministro Gilberto Kassab na sede do PSD na última quinta-feira foi insuficiente para demover o partido de lançar uma pré-candidatura em 2020. Inclusive, a conversa entre Geraldo, Kassab e André teve caráter institucional, e o tema abordado foi única e exclusivamente o cenário nacional, o que desmancha a tese de que o encontro girou em torno da manutenção da aliança.
Ontem na Assembleia Legislativa de Pernambuco, mais uma vez o partido enalteceu a liderança de André de Paula, que já foi vereador do Recife, deputado estadual, deputado federal, secretário e candidato a prefeito em 1992. Além disso, ficou latente nos discursos que a pré-candidatura própria é pra valer.
Um pessedista em reserva relembrou episódios recentes que justificam a candidatura própria do partido em 2020, sobretudo na formação do segundo governo Paulo Câmara. Com o número de prefeitos, deputados estaduais e a votação obtida por André, o PSD merecia, segundo ele, um tratamento diferente do que foi dispensado pelo PSB, e por isso o partido não tem motivos para ter compromisso com quem não lhe trata como prioridade.
Ainda segundo ele, André de Paula ofertaria uma alternativa à oposição, pois é ficha limpa, tem credibilidade no meio político e sua candidatura a prefeito teria um impacto direto na redução do poderio do PSB, uma vez que incentivaria outras lideranças a fazerem o mesmo. O termo barriga de aluguel utilizado por um integrante do MDB ainda ecoa no PSD que sentiu o mesmo desrespeito do governo na demarcação dos espaços para aliados.
A candidatura própria a prefeito do Recife torna-se estratégica para o PSD que poderá apresentar uma chapa competitiva para vereador e ampliar a sua presença na capital pernambucana, bem como, em se tratando de uma eleição com ares de segundo turno, ter um nome do naipe de André de Paula na disputa poderá permitir que o partido sonhe efetivamente em ganhar a eleição numa segunda etapa, devido a pulverização de candidaturas que está se desenhando.
Desenvoltura – Que Fernando Dueire era um técnico muito competente, todo mundo já sabia, mas tem impressionado a todos a sua desenvoltura na condição de suplente de senador de Jarbas Vasconcelos. Ele tem atuado frequentemente nas articulações políticas tanto do MDB, onde é vice-presidente, quanto do mandato de Jarbas. O desempenho de Dueire tem permitido pessoas apostarem que muito em breve ele entrará efetivamente em disputas eleitorais.
Mostrando serviço – Um dia depois de ser nomeado secretário de Habitação de Ipojuca, acumulando a partir de agosto esta pasta com a de Assistência Social (à frente desde abril), Cícero Moraes, que é funcionário há mais de 30 anos da Caixa Econômica Federal e está cedido à Prefeitura de Ipojuca), trouxe uma comitiva da Caixa para se reunir com a prefeita Célia Sales. Participaram da reunião a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Simone Nunes; o gerente regional e o gerente executivo de Governo da Caixa, João Carlos Sá Leitão e Cláudio Freitas, respectivamente; e o gerente geral da Caixa em Ipojuca, André Leonardo. Na pauta, a articulação de investimentos habitacionais para o município.
Megalomania – Depois de ter uma votação ridícula para deputado estadual, com apenas 5.047 votos, dos quais apenas 624 votos no Cabo de Santo Agostinho, o Delegado Resende, que é vereador de Carpina, tem alardeado que será candidato a prefeito do Cabo em 2020. A sua postulação não passa de uma megalomania, uma vez que eleitoralmente e politicamente ele não tem nenhuma representatividade na cidade, correndo o risco de passar uma nova vergonha no ano que vem.
Estrutura – Durante o encontro do PSD, muitas lideranças políticas nacionais do partido ficaram impressionadas com a estrutura física da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que sediou o evento. O auditório Sergio Guerra e todo o edifício Miguel Arraes receberam muitos elogios das lideranças do partido. A sede da Alepe é o que há de mais moderno entre todos os poderes legislativos estaduais em todo o Brasil.
RÁPIDAS
Desastre – A gestão do prefeito de Paulista, Junior Matuto, é um completo desastre, além dos serviços essenciais totalmente comprometidos, a gestão se envolve em escândalos. O da vez é um contrato milionário para recolher o lixo da cidade, sem licitação, com uma empresa que responde a processos na Paraíba. Os problemas da gestão devem respingar nas eleições do ano que vem comprometendo as chances de Matuto fazer o sucessor.
Lucro – Morador da Zona Sul, André Campos foi um dos maiores beneficiários deste segundo governo Paulo Câmara ao assumir a presidência da Copergás. Além de não enfrentar trânsito para trabalhar pois a empresa fica em Boa Viagem, trocou a problemática Casa Civil, onde por mais que se faça não consegue agradar as pessoas, por uma empresa que tem uma agenda totalmente positiva.
Inocente quer saber – Quais são os outros deputados federais que estão se movimentando para romper com o PSB?
Deixe um comentário