Uma visita sem muita efetividade
A primeira visita do presidente Jair Bolsonaro ao Nordeste, região maciçamente lulista, que deu expressiva votação a Fernando Haddad na eleição presidencial de 2018, não trouxe nada que pudesse se considerar como algo efetivo para a população. O presidente, ao menos na sua visita na capital pernambucana, não fez nenhum anúncio que pudesse ser considerado diferenciado e que trouxesse esperança aos nordestinos, que precisam de medidas que contribuam para reduzir a desigualdade em relação às demais regiões.
Dos anúncios feitos nas falas do presidente e de seus ministros, chamou atenção os R$ 4 bilhões que o Banco do Nordeste terá a mais para investir em ações estruturadoras para a região, porém a avaliação geral dos presentes era de que Bolsonaro poderia ter anunciado mais coisas, sobretudo em relação às obras paradas que travam o desenvolvimento da região.
Apesar de alguns acharem que Bolsonaro poderia ter anunciado mais coisas, ficou latente no discurso do presidente da República que não há outra saída para o país a não ser aprovar a reforma da Previdência, que dará ao governo federal as condições financeiras de retomar os investimentos públicos.
A reforma da Previdência é a mãe de todas as reformas, conforme foi dito pelo próprio presidente, pois o déficit do governo pode chegar a R$ 300 bilhões ao final de 2019 e tudo isso se dá por conta de que os governos que passaram não tiveram a coragem necessária para aprovar medidas impopulares, mas que eram fundamentais para o país.
Ficou evidente que não há condições de ser a favor de mais investimentos na saúde e na educação e ser contra a reforma da Previdência, porque maiores investimentos só serão possíveis com a Previdência saneada. Se porventura for aprovada a reforma pelo Congresso Nacional, é possível que na próxima visita do presidente ao Nordeste tenhamos melhores notícias e ações mais concretas para a região.
Municipalista – Deputados, gestores municipais e representantes de prefeituras pernambucanas se reuniram na Assembleia Legislativa de Pernambuco para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 04/2019, de autoria da Frente Parlamentar de Execução dos Orçamentos. Prefeitos se posicionaram a favor da aprovação do projeto, que, de forma escalonada, aumenta em 0,8% as emendas individuais parlamentares estaduais e cria a emenda de bancada com o percentual de 0,4. Para os prefeitos, a PEC das Emendas se transforma em pauta municipalista.
Impostos – Atendendo a requerimento do deputado Fernando Monteiro (PP), a Câmara dos Deputados realiza, no próximo dia 28, às 11 horas, sessão solene em homenagem ao Dia Livre de Impostos, ação realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), com o objetivo de conscientizar a população sobre os altos impostos, além de apoiar a discussão em torno da Reforma Tributária no Brasil.
Prêmio – A gestão do prefeito Geraldo Júlio na cidade do Recife receberá nesta segunda (27) o prêmio Prefeitura Amiga da Biblioteca. A honraria é conferida pela Assembleia Legislativa de Pernambuco para reconhecer municípios que promovem ações de incentivo à leitura por meio de bibliotecas públicas. A indicação de Recife na categoria Região Metropolitana foi feita pelo deputado estadual Professor Paulo Dutra (PSB).
Turismo – A prefeita do Ipojuca Célia Sales marcou uma reunião, em Buenos Aires, com o embaixador do Brasil na Argentina, Sérgio Danes, para falar sobre a importância da Argentina para o turismo de Ipojuca. Segundo a própria embaixada, nunca nenhum outro prefeito de Ipojuca tinha feito este gesto antes. De acordo com a Secretaria de Turismo de Ipojuca, entre os turistas estrangeiros, os argentinos são o povo que mais visita Porto de Galinhas e a ocupação turística deles nos hotéis e pousadas do município são de extrema relevância para a economia local.
RÁPIDAS
Transparência – A vereadora Goretti Queiroz (PSC) lançou, no início desta semana, um site para divulgar suas ações de mantado e dar mais transparência ao seu trabalho na Câmara Municipal do Recife. No portal, a população pode verificar as atividades realizadas pela parlamentar durante toda semana, bem como suas visitas aos bairros da capital pernambucana. Os internautas também poderão ter acesso aos projetos de lei e os requerimentos da vereadora que estão tramitando na casa. O site ainda tem um espaço para que as pessoas possam solicitar demandas dos seus bairros como a desobstrução de galerias, iluminação pública, recapeamento das ruas, entre outros.
Transporte – Na audiência pública convocada para tratar sobre a Lei de Combate aos Crimes contra a Dignidade Sexual no Sistema de Transporte Público [15.523/18], o vereador Hélio Guabiraba (PRTB) cobrou o cumprimento da legislação de sua autoria que visa, em especial, que as empresas de transporte realizem campanhas educativas para incentivar às vítimas a denunciarem esses crimes.
Inocente quer saber – Quando Bolsonaro trocará o líder do governo na Câmara dos Deputados?
Renata diz
O Lula foi o melhor presidente desde a redemocratização do Brasil portanto sabemos muito bem que turma da lava jato+ judiciário+ extrema direita arma pesado para manter o Lula preso e manter corruptos do bloco da amizade da direita livres mesmo com provas de corrupção o temer segundo o mpf 40 anos de corrupção delatado no âmbito da lava jato e mesmo assim tá em liberdade o Sérgio Cabral em depoimento escancarou a corrupção do Aécio Neves e mesmo assim o Aécio Neves tá em liberdade então desde quando o Sérgio moro era juiz que Aécio, temer, Moreira Franco,Beto Richa etc…são blindados pela turma da lava jato e maioria do judiciário isso é um absurdo é vergonhoso justiça parcial e seletiva quanto a justiça Federal do Brasil em maioria.
constância diz
Acho que agora após os nordestinos/ pernambucanos trabalhadores de boa fé mostrar para o Brasil e o mundo que o Bolsonaro é o fascista que NÃO nos representa os deputados federais novatos eleitos com o voto da esquerda vão entender que se continuarem “fazendo média” e defendendo e votando a favor do Bolsonaro no congresso com certeza nas próximas eleições que vierem a disputar serão derrotados nas urnas.
Nayara diz
Enquanto temos um brilhante e jovem deputado federal de esquerda que de forma brilhante defende a população pobre e trabalhadora do nosso estado brasileiro votando contra os retrocessos do governo do Bolsonaro que afeta o custo de vida da população pobre trabalhadora temos o Túlio Gadêlha que até agora tem votado assiduamente nos projetos do Bolsonaro e sua corja de ministros arrogantes a ultima foi a votação do coaf que o Túlio Gadêlha votou para o coaf ficar no ministério do moro enquanto isso de forma sábia e brilhante o João Campos votou para o coaf ficar no ministério da economia com o competente economista e ministro Paulo Guedes…cuidado Tuleco as urnas te aguarda e o eleitorado tá de olhos abertos.
Chico Barbosa diz
Ironicamente no dia em que o Bolsonaro esteve em petrolina o lider do seu governo o Fernando Bezerra Coelho foi denunciado e teve milhões bloqueados…isso é que o Bolsonaro antes das eleições falava que corruptos ou citados por corrupção não teria espaço no seu governo .
Mazé diz
“Bolsonaro em pernambuco” nossa gente humilde e trabalhadora deu recado para o Bolsonaro que no nordeste e em pernambuco ” fascistas não são bem vindos”.
Valine diz
O temer 40 anos de corrupção delatado no âmbito da lava jato e mesmo assim tá em liberdade ou seja enquanto o Bolsonaro e o Moro estiver no governo a ordem é essa ” vamos continuar violando a constituição e ferrando com o Lula mesmo sem provas” e vamos continuar blindando corruptos com provas como o Temer e o Aécio”.
constância diz
Ora se o Moro não tivesse acordo com a extrema direita para ferrar com o Lula e assim abrir espaço para colocar a extrema direita no governo o Bolsonaro poderia ter nomeado ministro da justiça o competente jurista Modesto Carvalhosa por exemplo…só que o Moro abdicou da magistratura porque já tinha cumprido esse acordo e foi buscar do Bolsonaro seu prêmio de recompensação…vale lembrar que antes da campanha o Moro ignorou o Bolsonaro no aeroporto isso porque o Moro pensava que o candidato a presidente seria tucano e que poderia ser o Dória só que a candidatura tucano não teria como decolar mesmo que tivesse sido o Dória candidato aí o Moro e turma da lava jato e maioria do judiciário partiram para o Bolsonaro para levar a extrema direita ao poder contra nossa ampla maioria da população pobre trabalhadora do nosso estado brasileiro.