Bolsonaro pode quebrar tradição de ministros pernambucanos
Pernambuco sempre teve uma tradição de oferecer seus quadros para ocupar pastas importantes na Esplanada dos Ministérios, tendo uma longa lista de homens públicos forjados no estado para atuarem como auxiliares dos presidentes. Agamenon Magalhães foi ministro do Trabalho entre 1934 e 1937 durante o governo Getúlio Vargas, já seu genro Armando Monteiro Filho ocupou o ministério da Agricultura entre 1961 e 1962 durante o governo João Goulart.
Numa era mais recente, já no governo Sarney, tivemos quatro ministros importantes, o primeiro foi Marco Maciel que ocoupou a Educação entre 1985 e 1986 e a Casa Civil entre 1986 e 1987, o segundo foi Fernando Lyra que assumiu o ministério da Justiça entre 1985 e 1986, tendo sido indicado por Tancredo Neves e mantido por José Sarney e o terceiro foi Joaquim Francisco que ficou apenas cinco meses de 1987 no ministério do Interior e o quarto foi Marcos Freire que assumiu o Ministério da Reforma Agrária, tendo falecido no cargo em acidente aéreo.
No governo Fernando Collor, Ricardo Fiuza chegou a ocupar o ministério da Ação Social. Já no governo Itamar Franco, Gustavo Krause chegou a ocupar por menos de dois meses o ministério da Fazenda, sendo o único representante pernambucano na Esplanada. No governo Fernando Henrique Cardoso, Krause também foi ministro, desta vez de Meio Ambiente por todo o primeiro governo FHC. Outro pernambucano na Esplanada durante o governo FHC foi Raul Jungmann que ocupou o ministério extraordinário de Política Fundiária entre 1996 e 1999, e posteriormente assumiu Desenvolvimento Agrário entre 1999 e 2002.
No governo Lula, Pernambuco emprestou Humberto Costa que assumiu logo em 2003 o ministério da Saúde, e Eduardo Campos que em 2004 chegou ao ministério da Ciência e Tecnologia, ficando até julho de 2005. José Múcio Monteiro foi o terceiro pernambucano na Esplanada durante o governo Lula, ocupando as Relações Institucionais em novembro de 2007 ficando no cargo até ser indicado para o Tribunal de Contas da União em 2009.
No governo Dilma Rousseff, Pernambuco teve dois nomes na Esplanada, no primeiro mandato Fernando Bezerra Coelho assumiu a Integração Nacional entre janeiro de 2011 e outubro de 2013, quando houve o rompimento do PSB com o PT para o lançamento da pré-candidatura presidencial de Eduardo Campos. Já no segundo governo, Armando Monteiro Neto ocupou o ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio até o impeachment de Dilma em 2016.
No atual governo Michel Temer, Pernambuco experimentou cinco nomes na Esplanada, com Mendonça Filho na Educação, Bruno Araújo nas Cidades, Fernando Filho em Minas e Energia, Roberto Freire na Cultura e Raul Jungmann na Defesa e depois na Segurança Pública. Ainda tivemos outros nomes como Moura Cavalcanti no governo Medici, Romero Jucá nos governos Lula e Temer e Cristóvão Buarque no governo Lula.
Se porventura o presidente eleito Jair Bolsonaro não convocar nenhum pernambucano nas pastas que ainda faltam ser preenchidas, estará quebrando uma tradição de mais de três décadas em ter pelo menos um pernambucano na Esplanada. O resultado não chega a ser em uma surpresa, até porque Bolsonaro no primeiro turno praticamente não teve apoiadores em Pernambuco, sobretudo entre os políticos tradicionais. Até recentemente Mozart Neves Ramos foi o pernambucano que chegou mais perto de ocupar um posto na Esplanada, mas acabou ficando pelo meio do caminho.
Prerrogativa – Caso se confirme a ausência de pernambucanos no núcleo duro de Jair Bolsonaro, ficará evidente que o diálogo será feito diretamente entre o presidente e o governador Paulo Câmara, sem precisar de intermediários, o que pode beneficiar o governador na atração de recursos, porém ele terá que usar da inteligência e não adotar um tom beligerante em relação ao presidente.
Silêncio – Com uma vice pouco expressiva do ponto de vista eleitoral, Paulo Câmara terá que pedir discrição a Luciana Santos em relação ao presidente Bolsonaro. Se ela ficar com ataques desnecessários ao presidente, somente atrapalhará Pernambuco. Vice precisa ajudar, é quanto mais discreta for, menos problema trará ao governador.
Fernando Monteiro – Eleito com mais de 80 mil votos, Fernando Monteiro chegou a assumir por três anos o mandato de deputado federal na condição de suplente, porém conseguiu ampliar as bases e saiu fortalecido para exercer o mandato na Câmara dos Deputados. Fernando é herdeiro político de José Múcio Monteiro e tem tudo pra construir uma longa história representando Pernambuco em Brasília.
Farsa – Com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de exigir algumas condições para manter médicos cubanos no Mais Médicos e a negativa daquele país para continuar no programa, caiu mais uma farsa dos governos do PT, que afirmavam que os médicos brasileiros não queriam trabalhar em locais afastados e somente os médicos cubanos estavam dispostos a isso. Faltando pouco tempo para encerrar as inscrições, praticamente todas as vagas já foram preenchidas pelos brasileiros.
Sem partido – O deputado estadual Pastor Cleiton Collins é a favor do projeto Escola Sem Partido, tendo apresentado uma versão pernambucana na Alepe. Ele concordou com a escolha do ministro Ricardo Vélez Rodríguez, que também é a favor do projeto, e espera poder implementar em Pernambuco.
RÁPIDAS
Timbaúba – O deputado federal Marinaldo Rosendo deverá se preparar para disputar novamente a prefeitura de Timbaúba em 2020. O prefeito Ulisses está mal-avaliado e deverá enfrentar dificuldades na sua reeleição.
Palestra – Será na próxima sexta-feira a nossa palestra em Arcoverde. O evento ocorrerá no Democrático Esporte Clube a partir das 19 horas e contará com a presença de Adriano Roberto e da prefeita Madalena Britto. A entrada é gratuita.
Inocente quer saber – Quando será aberta a CPI do Mais Médicos para investigar o dinheiro enviado para Cuba pelos governos do PT?
DiAfonso diz
Caro Edmar, estou começando a me preocupar com algumas análises suas aqui, que de resto é um direito que lhe assiste… Primeiro: dizer que Luciana Santos é pouco expressiva eleitoralmente é considerar que quantidade de votos faz o eleito atuante. Ledo engano! Luciana é e sempre foi atuante. Basta ver a trajetória política dela. Segundo: dizer que o PT criou uma farsa em relação ao Programa Mais Médico é desconhecer a situação dos que precisavam de médicos nos rincões deste país e nunca tiveram a devida atenção. Que bacana de jaleco branco queria ir ver menino com lombriga e idoso com catarata? Que bacana de jaleco branco entende de medicina preventiva e estratégica? O preenchimento das vagas hoje se dá em virtude da alta competitividade e do desemprego entre médicos. Esse discurso de criminalizar o PT está ficando feio, sobretudo, para quem se diz conhecedor de política e de sua dinâmica. Grande abraço!
DiAfonso diz
Deveria também perguntar: Inocente quer saber quando vai se criar uma CPI para investigar a oligarquia Campos e seus capachos… Casa de Farinha está aí… Não se leu nada sobre isso neste blog. Pelo menos não li…
William Pontes diz
O viés ideológico do blogueiro distorce suas análises. Por exemplo: o governo afirmar que as vagas dos cubanos estão quase completas é uma quimera do governo brasileiro que tenta enganar a manada de todas as matizes. Quero ver mesmo na pratica, na real se os medicos brasileiros irão para os rincoes e periferias. Daqui a alguns meses saberemos os resultados. A saude básica vai para o brejo.
Paulo Roberto de Assis diz
Todos os esquerdistas ,principalmente os que não conhece os feldscher cubanos , estão fazendo duras críticas aos profissionais brasileiros, reconhecidamente profissionais médicos. São por natureza apologistas do fracasso e torcedores do quanto pior melhor, mas o Pt faliu, esfacelou-se . A vontade patriótica e a força de trabalho dos médicos brasileiros será superior a todos esses contrastes !
stamped concrete diz
Another advantage to learning how to do stamped concrete over an existing
patio is that some patios can actually be used to create a new type of surface. https://www.google.com/maps/place/?cid=10866013157741552281
stamped concrete diz
Using a concrete driveway is a great way to
create a stylish entrance. There are many ways to customize the
design of a concrete driveway. https://search.google.com/local/reviews?placeid=ChIJLRrbgctL4okRbNmXXl3Lpkk
stamped concrete diz
A concrete driveway can be coloured to create different effects.
For example, you can add stones to the driveway to give it an authentic stone look.
This will be an additional $10 per square metre, but the effect is worth it. https://www.google.com/maps/place/?cid=5307152812782115180