Eleição deverá ser definida no Recife
Com um resultado médio de seis pontos de vantagem de Paulo Câmara em relação a Armando Monteiro nas pesquisas divulgadas até agora, a eleição aparenta ser polarizada entre os dois candidatos que se enfrentaram em 2014. Se naquela eleição, o atual governador impôs uma frente de 1,6 milhão de votos sobre Armando, é quase impossível que tal resultado venha a se repetir porque estamos diante de uma eleição curta e que se espera que não haja nenhum acidente como em 2014 que acabou impulsionando Paulo Câmara rumo a vitória.
Em condições normais de temperatura e pressão, Paulo Câmara e Armando Monteiro deverão manter a polarização até o final da disputa, e diferentemente de 2010 na reeleição de Eduardo Campos e em 2014 na vitória do atual governador, quando todos os lados de um município ficaram com o mesmo projeto, hoje isso não se repete, pois há o lado de Paulo e o lado de Armando, com raríssimas exceções que permitem todos os lados num mesmo palanque.
Diante do exposto, a eleição tende a ser taco a taco no Agreste, no Sertão e na Zona da Mata, ficando a capital pernambucana com a incumbência de determinar o vitorioso, uma vez que ela representa 25% dos votos válidos de todo o estado. No pleito passado Paulo Câmara impôs uma vantagem de quase 60% sobre Armando Monteiro, em votos ficou quase 500 mil votos de diferença.
Na eleição deste ano, Paulo Câmara dependerá ainda mais de uma vitória no Recife para poder renovar seu mandato e para isso conta com o bem-avaliado Geraldo Julio na capital. A Armando Monteiro caberá tentar criar no Recife uma onda que possa reverter a vantagem de Paulo Câmara. Os números deixam claro que a tendência é de apenas um turno e o resultado deverá ser sacramentado pelo Recife em outubro.
Força – A candidata a deputada estadual Fabíola Cabral reuniu centenas de pessoas na inauguração do seu comitê em Ponte dos Carvalhos. Além da candidata, todos os vereadores da base do prefeito Lula Cabral estiveram presentes. Durante os discursos foi enaltecida a gestão do prefeito Lula Cabral e a perspectiva de fazer de Fabiola a candidata mais votada do Cabo de Santo Agostinho.
Caminhada – A candidata a deputada estadual Cláudia de Lupércio (SD) vai aproveitar este sábado, 25, para dar o pontapé inicial nas caminhadas. A primeira começará às 9h, em Rio Doce, com concentração marcada para a feira do bairro. Correligionários da postulante, o prefeito de Olinda, Professor Lupércio, e o deputado federal Augusto Coutinho também participarão do ato.
Comitê – O candidato a governador Armando Monteiro (PTB) inaugura neste sábado o seu comitê em Boa Viagem. O ato contará com toda a chapa majoritária, o candidato a vice-governador Fred Ferreira e os dois candidatos a senador Bruno Araújo e Mendonça Filho, bem como os candidatos da chapa proporcional. O comitê fica em frente ao Shopping Recife onde funcionou o restaurante Gio, e iniciará a partir das 10:30 horas.
Lançamento – O candidato a governador pela Rede Sustentabilidade, Julio Lossio, realiza neste domingo o lançamento da sua candidatura em Petrolina, onde foi prefeito por duas ocasiões e saiu com elevada aprovação da gestão. Lossio tem pontuado nas pesquisas ficando em terceiro lugar em alguns levantamentos.
Prévia – Potenciais nomes para a prefeitura do Recife em 2020, Marília Arraes, João Campos, Felipe Carreras e Daniel Coelho tentarão mandatos de deputados federal em outubro. Para que cheguem com força na eleição seguinte, precisarão sair da capital pernambucana com expressiva votação. Quem tiver mais votos no Recife este an certamente largará na frente para a eleição municipal, quando se encerra o mandato de Geraldo Julio.
RÁPIDAS
Diferencial – Nos primeiros dias de campanha, a juventude de André de Paula tem se destacado como uma das mais animadas. Em 2014, coordenada por Adson Dantas, ela foi destaque no processo eleitoral passado, e novamente tem recebido muitos elogios. Ter uma boa militância ajuda na divulgação do candidato e permite um diferencial na disputa.
Alerta – Um candidato a senador está muito preocupado com os trackings diários que apontam que sua candidatura começou a fazer água. Ele não consegue crescer e tem visto outros candidatos se aproximarem, o que poderá culminar num resultado aquém do esperado por ele na eleição em outubro.
Inocente quer saber – Jarbas Vasconcelos ganha votos ao defender o direito de Lula ser candidato?
Pierre Campos diz
Agora é 90, Mauricio Rands. Ficha limpa.