Unidade é fundamental para a oposição em 2018
No penúltimo mês do ano, a oposição em Pernambuco segue sem se entender quanto a melhor estratégia para enfrentar Paulo Câmara. É importante ressaltar que apesar da rejeição, o governador não pode ser considerado carta fora do baralho, historicamente desde que a reeleição foi instituída em 1997, apenas Miguel Arraes tentou e não conseguiu ser reeleito. Tanto Jarbas Vasconcelos quanto Eduardo Campos conseguiram dois mandatos consecutivos, o que daria a Paulo Câmara um certo favoritismo, pois não há nenhum desastre em Pernambuco em termos de gestão pública.
Os opositores de Paulo Câmara também terão que arcar com o pesado ônus de defender Michel Temer, que apesar de ter recuperado a economia brasileira, segue rejeitadissimo pela população. Esses fatores precisam ser levados em consideração na hora de formatar o palanque e a estratégia a ser adotada em 2018.
No atual panorama, Mendonça Filho se coloca como nome do DEM, Bruno Araújo como alternativa do PSDB, Fernando Bezerra Coelho do PMDB e Armando Monteiro do PTB, como se não bastasse tem quem defenda que Fernando Filho seja o adversário de Paulo Câmara no ano que vem. Quem tem muito candidato acaba não tendo nenhum, e é o que vem acontecendo com a atual oposição. O grau de incerteza na oposição só beneficia Paulo Câmara, que segue tocando o governo e tentando imprimir uma agenda positiva.
Imaginar que Fernando Filho ou Fernando Bezerra Coelho possam ser candidatos e acreditar que isso tem reflexo positivo na postulação de um dos dois é no mínimo ingenuidade, pois evita que o governo centre fogo em um deles, mas em compensação fragiliza os dois, uma vez que a sensação que passa para potenciais apoiadores é que nenhum dos dois conseguirá se viabilizar.
Os demais nomes da oposição, sobretudo Mendonça e Armando que já foram derrotados pelo PSB em ocasiões anteriores, precisam entender que sozinhos eles não chegarão a lugar nenhum. O mesmo se aplica a Bruno Araújo, que é virgem em disputas majoritárias, e precisa avaliar que o PSDB não tem tradição nenhuma em Pernambuco, e seu perfil político talvez não seja o que deseje o eleitorado do estado, pois a eleição é de tiro curto e ele não passa de um ilustre desconhecido dos pernambucanos.
No caso de Fernando Bezerra Coelho, enquanto ele não resolver a situação do PMDB no estado, ele dificilmente será visto pela classe política como um nome competitivo. A definição da estratégia e do candidato que representará a posição tem que ocorrer antes do carnaval, pois quem é coxo parte cedo e, neste caso, quem segue patinando é a oposição no estado.
Lula – No Palácio do Campo das Princesas, a aliança com o PT é dada como prego batido e ponta virada. Na conta dos aliados de Paulo Câmara, mesmo que Lula não ganhe em 2018 ou até nem seja candidato, tê-lo no palanque em Pernambuco é meio caminho andado para viabilizar a reeleição do governador.
Estadual – Apesar de reivindicar uma candidatura majoritária, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes será candidato a deputado estadual. Ele fechou o apoio do prefeito de São Joaquim do Monte Joãozinho Tenório para sua postulação rumo a Casa Joaquim Nabuco. O prefeito também apoiará o filho de Elias para deputado federal.
Investimento – Graças a uma articulação do deputado estadual Alberto Feitosa, o grupo Boi e Brasa decidiu que instalará uma unidade dos seus restaurantes no município de Abreu e Lima, que é governado pelo Pastor Marcos José. O empreendimento ofertará mais de 180 vagas de empregos formais para os moradores da cidade. O mesmo grupo instalará um posto de combustíveis na cidade e gerará 20 empregos.
Recursos – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) assegurou os recursos federais para construir e equipar oito leitos de retarguarda no Hospital Nossa Senhora da Paz, em Dormentes, no Sertão do São Francisco. O parlamentar foi ao município, nesta sexta-feira (3), reunir-se com a prefeita Josimara Cavalcanti (PTB) e dar a notícia.
RÁPIDAS
Homenagem – A empresária e fonoaudióloga Paula Meira, diretora-executiva da Interne Soluções em Saúde e da Interne Educação, recebe homenagem da Assembleia Legislativa de Pernambuco pelo Dia Estadual da Mulher Empreendedora. Será próxima quarta-feira, dia 8 de novembro de 2017, às 18h, no Auditório Senador Sérgio Guerra, que fica no Edifício Governador Miguel Arraes, na Alepe.
Apoio – Caso seja candidato a deputado federal em 2018, o ministro de Minas e Energia Fernando Filho terá o apoio do prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia (PSD), que será o coordenador da sua campanha na mata norte.
Inocente quer saber – Na reunião marcada para a próxima terça-feira em Brasília, qual será a estratégia adotada pelos principais líderes da oposição a partir de então?
Deixe um comentário