A força de Paulo Câmara para 2018
Neófito na política, o governador Paulo Câmara foge à regra dos políticos tradicionais que governaram Pernambuco, que quase todos se elegeram tendo sido detentores de mandatos eletivos anteriores como deputado federal e prefeito. Paulo também enfrentou nestes três anos de governo um processo turbulento no país, com crise econômica, um impeachment e uma crise política que parece não ter fim.
Como se não bastasse todos esses problemas, a violência se tornou o seu principal adversário visando 2018. Tema este que não deve ser eleitoralizado, pois não se faz política pública de segurança com demagogia nem com palavras fáceis, é preciso muita dedicação, foco e investimentos, pois há uma vilã que há muito vem prejudicando governantes nesta luta difícil que é a droga, que se proliferou nos quatro cantos do Brasil e em Pernambuco não há diferença de cenário.
Lutar contra o sistema do tráfico de drogas é mesmo que enxugar gelo, pois envolve todos os setores da sociedade, inclusive alguns policiais que são beneficiários diretos de esquemas de corrupção envolvendo o tráfico de drogas. A droga é um mercado milionário, não tributado e que está em todo canto. Não se vence a droga com discurso fácil, é preciso ter muita determinação por parte dos governantes.
Apesar de enfrentar o gargalo da segurança pública, o governador Paulo Câmara tem dois trunfos para as eleições de 2018. O primeiro é o ajuste das contas públicas que vem permitindo a Pernambuco um cenário mais tranquilo em relação a outros estados. Apesar de ser obrigação do governador pagar em dia, se ele não pagasse estaríamos numa situação complexa pois milhões deixariam de ser injetados na economia do estado e haveria um agravamento da crise. Já o segundo trunfo é a educação, que é considerada a melhor do Brasil e o estado vem apresentando alunos mais qualificados para o mercado de trabalho.
No âmbito pessoal, o governador não tem quem reclame dele, todos reconhecem que ele é de fino trato e um gestor extremamente qualificado pois conhece como poucos a máquina pública, além de ter a seriedade como a sua principal marca. Apesar do desgaste da fadiga material de 12 anos do PSB no estado, e dos grandes desafios que ele vem enfrentando, Paulo Câmara está longe de ser uma presa fácil em 2018, pois além de ser detentor de uma robusta máquina que ajuda a quem está no poder, uma vez que muita gente não gosta de trocar o certo pelo duvidoso, ele terá ações para mostrar durante as eleições, avanços obtidos graças a sua capacidade de tirar leite de pedra de uma gestão marcada pela queda abrupta de receita por conta da crise.
Homenagem – O Blog Edmar Lyra recebeu da Câmara Municipal de Belo Jardim uma moção de aplausos proposta pelo vereador Wilsinho (PSDB) pelo trabalho que vem sendo desempenhado em todo o estado de Pernambuco, consolidando a marca de ser o blog de política que mais cresce em Pernambuco. Agradeço ao vereador e a todos que fazem a Câmara de Belo Jardim pela homenagem aprovada.
Palestras – Além da Câmara Municipal de Belo Jardim que fez esta homenagem, várias Câmaras Municipais estão apresentando sondagens e convites para a realização de palestras sobre o cenário político de 2018 que têm sido sucesso em todo canto, pois utilizamos uma linguagem atual e fácil de ser entendida por quem assiste. Muito em breve anunciaremos os locais onde iremos fazer as próximas palestras.
PMDB – Caso se confirme a presidência de Fernando Bezerra Coelho no PMDB de Pernambuco na próxima quarta-feira, quando será apreciado o relatório do deputado Baleia Rossi, há informações de que o PMDB de Olinda trocará de comando, podendo ficar com um aliado do prefeito Lupércio. O PMDB do Cabo de Santo Agostinho também trocará de mãos, ficando com um aliado do prefeito Lula Cabral.
Visita – O vereador Algerio realizou visita na casa de recuperação Cristo Liberta do Professor Lupércio ao lado da sua esposa Ceça, que foi vice de Antonio Campos em 2016. Esta é mais uma prova da aliança entre o prefeito e o PSB que já trouxe bons reflexos para a gestão do prefeito na relação com a Câmara. Acompanharam o vereador durante a visita o secretário Arlindo Siqueira e o pré-candidato a deputado federal André Siqueira.
RÁPIDAS
Elogios – O procurador geral do Ministério Público de Pernambuco Francisco Dirceu Barros vem recebendo constantes elogios de todo o estado de Pernambuco por sua atuação a frente do órgão. Dirceu ficou em segundo lugar na lista tríplice e acabou sendo escolhido para o posto pelo governador Paulo Câmara recentemente.
Bairros – Pela primeira vez em sua história, a Câmara Municipal do Recife irá realizar uma reunião plenária fora da sede do Poder Legislativo. Nesta terça-feira (26), será realizado o Projeto Câmara nos Bairros, a partir das 15h, no Ginásio Esportivo Wilson Campos, do Sesc Santo Amaro. De acordo com o presidente da Câmara, vereador Eduardo Marques (PSB), o objetivo da iniciativa é ampliar a participação popular nos processos de formulação de políticas e tomadas de decisões.
Inocente quer saber – Elias Gomes acha mesmo que vai ser candidato a governador de Pernambuco pelo PSDB?
Ricco diz
Como é de costume.a megalomania recifense, esse é o blog de política de babação que mais cresce no mundo. Fazendo campanha antecipada para a candidatura do governador que está terminando o terceiro ano de mandato e não disse a que veio, aliás disse, veio para nomear como procurador aquele que não foi o mais votado e que orientou que quem cometeu crimes sem violência grave deve ficar livre (pasme-se, mas esse mesmo procurador geral Francisco Dirceu Barros foi amplamente elogiado pelo mesmo blog de babação política que mais cresce na galáxia). E só tem eu pra comentar? Tá desprestigiado mesmo…
TC PM JOSÉ MÁRIO diz
NOTA DE REPÚDIO AO BLOG EDMAR LYRA!!!
Dando uma passada nas notícias da semana, vimos a derrocada de Angela Merkel na Alemanha que ganhou mas não poderá comemorar, foi quase uma *“vitória de pirro”*, uma vez que precisará negociar muito com seus mais vorazes opositores.
Mas uma postagem em especial me deixou, do alto dos meus mais de 29 anos de POLÍCIA MILITAR, com serviços prestados em todo o Estado de Pernambuco e operações em alguns outros, não somente DECEPCIONADO, muito mais até bastante ENOJADO, quando ao lê a coluna do sábado do dito comentarista/jornalista político e outras graduações mais no blog de EDMAR LYRA, ele no seu afã de defender talvez a pessoa do governador Paulo Câmara, fez menção que o problema da segurança pública era as drogas e que, sem muito para justificar essa variável do problema, cuspiu:
“…inclusive alguns policiais que são beneficiários diretos de esquemas de corrupção envolvendo o tráfico de drogas…”
Sinceramente, escrever algo com esse viés é qualquer coisa de no mínimo não saber o que escreve ou mesmo achar que suas ilações encontrarão respaldo em caixa (sim! recebe para escrever, mesmo asneiras e afirmações tendenciosas!).
Edmar Lyra, seu irresponsável! antes de começar a escrever, eu pergunto ao nobre bloguista, quantos jornalistas são consumidores de drogas no Estado de Pernambuco?
Se você não sabe e nem eu, poderia mesmo assim afirmar que o problema da violência pública no Estado de Pernambuco é decorrência dos baseados e pó nas repartições dos jornais ou mesmo nas sacadas dos apartamentos?
Ou então que toda a corrupção assistida nos últimos meses pelos irmãos batista da JBS são em decorrência da esposa de um deles ser jornalista?
E a esposa de Eduardo Cunha?
Entendeu?
Sacou?
Então seu (!!!), quando for fazer menção aos homens e mulheres que combatem o crime de domingo a domingo, tenha a sensatez de ao menos não “viajar” como se tivesse fumado algo estragado (!!!).
Defenda seu peixe sem contudo acusar ou levantar falso testemunho.
Em tempo: para o seu governo, a violência pública perpetrada no país e que alcança níveis alarmantes em nosso Estado, tem sim seu viés maior nas drogas, que ora se mata para consumir e depois se mata porque não pagou pelo consumo.
Contudo e principalmente, como você mesmo disse em um lapso de coerência “pois não se faz política pública de segurança com demagogia nem com palavras fáceis”, e aqui você se contradiz, pois isola uma única instituição (ou segmento do sistema de segurança!) para justificar sua ânsia de matéria ou mesmo de atender demanda de clientes.
NÃO MEU CARO!
JAMAIS!!!
Para seu governo, a SDS apresenta em seu site, mais de 15 mil flagrantes, e com certeza a grande maioria envolve direta ou indiretamente o uso e comércio de drogas!
Para seu governo, a SDS apresenta também mais de 2 mil situações de apreensões de drogas somente neste ano de 2017, onde em apenas uma dessas, se chegou a mais de 100kg.
Todos os presídios, penitenciárias e cadeias do Estado tem em sua grande maioria presos com envolvimentos com drogas, ou seja, os policiais de Pernambuco vem sim cumprindo com suas atribuições na prevenção e combate sistemático ao crime e suas variáveis, e infelizmente, elementos da sua extirpe é que não contribui com ideias ou mesmos sugestões, antes busca denigrir, acusar, inferir, envolver ou mesmo desviar o problema das suas soluções, e aqueles que são os únicos ainda a combaterem e enfrentar efetivamente o crime e seus autores, NÓS OS POLICIAIS, temos que conviver com elementos e textos como os seus.
É difícil sim Edmar Lyra lutar contra o sistema do tráfico de drogas, pois por mais que se prenda TRAFICANTES (veja a palavra cadeia, presídios e penitenciária citadas acima!), e por mais que se APREENDA drogas, FDP fracos e covardes como você vai sempre procurar e até criar outros (TRAFICANTES!) para adquirir os produtos (DROGAS!), ou seja: ENQUANTO HOUVER VICIADOS E TEXTOS COMO OS SEUS, as soluções serão sempre mascaradas e a culpa colocadas nos inocentes!
Veja também a situação do Estado do RJ, lá como aqui, a mídia covarde e hipócrita sobre acusou as polícias como responsáveis, esquecendo dos 30 anos de má gestão política, com governadores e outros políticos respondendo por furos bilionários, e inclusive o atual governador, Pesão!,
E o exemplo da favela da Rocinha, com o que vimos na mídia agora não foram tiroteios com POLICIAIS, e sim de elementos defendidos por blogs como o seu, TRAFICANTES E HOMICIDAS, mas isso não interessa, antes a culpa sempre é da polícia?
Mas ao final também, quem resolve sempre será a polícia…
“Vai entender a hipocrisia dos hipócritas!”