Bruno Araújo pretende demarcar espaço em Pernambuco
O ministro das Cidades Bruno Araújo marcou para a próxima terça-feira um encontro na sede da Amupe para tratar do Cartão Reforma com os prefeitos pernambucanos, a pauta teoricamente é administrativa, mas na prática, o ministro busca estreitar os laços com os gestores e consequentemente se credenciar para a eleição de 2018, quando deverá tentar um cargo majoritário, que tanto pode ser o de senador quanto o de governador.
De todos os ministros pernambucanos, Bruno Araújo é o que tem o melhor horizonte eleitoral, pois nunca disputou e perdeu nenhuma eleição majoritária, diferentemente de Mendonça Filho, Raul Jungmann e Fernando Filho, que já foram candidatos majoritários e perderam as eleições que disputaram. Além disso, Bruno vem numa ascensão política significativa que está lhe transformando num político representativo no estado.
O PSDB tem se animado com Bruno Araújo, mas sabe que sua candidatura a governador, que seria o plano A, depende de uma série de fatores, dentre eles o de se tornar mais conhecido da população, pois a eleição de 2018 será curtíssima, apenas 45 dias, sendo 35 de guia eleitoral, e por isso ocupar espaços na mídia e junto aos prefeitos é fundamental para colocar o plano majoritário em prática.
Ainda que o plano A não se viabilize por uma série de fatores, o plano B do Senado é o movimento considerado totalflex, pois tanto pode ser executado na reeleição do governador Paulo Câmara pela Frente Popular, como ao lado de Armando Monteiro, que tem demonstrado disposição de ser novamente candidato a governador, mas só seria candidato numa chapa incluindo o próprio Bruno Araújo, pois Armando não deseja entrar sozinho numa aventura.
Faltando pouco mais de um ano para as eleições, Bruno Araújo tem ciência que será a noiva mais cobiçada de 2018 e por isso precisa se tornar conhecido não só dos prefeitos como de todos os pernambucanos e a partir de terça as agendas devem ser intensificadas neste sentido.
PRTB – Insatisfeito com o tratamento dispensado pelo prefeito Geraldo Julio e o governador Paulo Câmara, o PRTB que elegeu dezenas de vereadores em todo o estado, com destaque para Caruaru, Petrolina e Recife que fez bancadas expressivas, está cogitando lançar candidato próprio a governador em 2018. O nome apresentado seria de um empresário bem-sucedido no estado e as articulações já se iniciaram junto ao comando nacional da sigla.
André Siqueira – Candidato a vice-prefeito de Olinda em 2016, o empresário André Siqueira oficializou a saída do PSL, sigla que esteve filiado durante oito anos. A expectativa é que André possa ser candidato a deputado federal em 2018. Os movimentos da candidatura se darão, segundo ele, em plena sintonia com o prefeito Professor Lupércio.
Resposta – Após ameaça do prefeito Lula Cabral (PSB) de municipalizar o abastecimento d’água no Cabo de Santo Agostinho por fornecimento de um serviço precário, a Compesa anunciou um investimento de R$ 18 milhões para ampliação do abastecimento d’água no município com recursos da Caixa. A obra beneficiará 50 mil cabenses.
Encontro – O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) participou nesta sexta-feira (31), em Salvador, de um encontro de gestores de importantes cidades do Brasil. Durante o seminário, o líder sertanejo manifestou sua preocupação com a dificuldade dos municípios para gerenciar as contas e pediu urgência para a aprovação de um novo pacto federativo, que possa redistribuir as receitas de forma mais igual entre cidades, estados e União.
RÁPIDAS
Meio século – Em reconhecimento aos 50 anos da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), a Alepe, por meio de solicitação do deputado estadual Aluísio Lessa (PSB), fará uma reunião solene para homenagear o meio século de serviços prestados da entidade. A cerimônia acontece no dia 11 de abril (terça-feira), a partir das 18h, no plenário da Casa de Joaquim Nabuco.
Detran – A greve do Detran tem sido motivada, de acordo com os organizadores, pela falta de traquejo do secretário das Cidades Francisco Papaléo e pelo presidente do Detran Charles Ribeiro. Talvez se ambos fossem substituídos, o governador Paulo Câmara teria mais tranquilidade para trabalhar, livre de possibilidade de novas greves.
Inocente quer saber – Quem vence a eleição suplementar de Ipojuca amanhã?
Deixe um comentário