Fernando mira o Palácio do Campo das Princesas
O senador Fernando Bezerra Coelho não esconde de ninguém o desejo de governar Pernambuco, isso vem de muito tempo, mas que se acentuou em 2013 quando deixou o ministério da Integração Nacional para tentar a indicação de Eduardo Campos para a sua sucessão em 2014. Em fevereiro daquele ano Fernando acabou sendo preterido para dar lugar ao governador Paulo Câmara, escolhido de Eduardo.
O prêmio de consolação para Fernando Bezerra Coelho foi o cargo de senador, e tanto Paulo quanto Fernando saíram vitoriosos após a morte de Eduardo Campos em agosto de 2014. Na formatação do governo, Fernando indicou Jenner Guimarães para a secretaria de Desenvolvimento Econômico, que acabou não se viabilizando porque o governador Paulo Câmara não só deixou de acatar a sugestão do senador como indicou Thiago Norões para o posto e sequer perguntou a Fernando qual outro espaço o senador gostaria de ocupar.
Esse movimento do governador afastou o senador do seu governo, e deixou sequelas dificeis de serem sanadas. Fernando sempre se preocupou em dizer que o seu candidato a governador seria o próprio Paulo Câmara para 2018 até ontem quando pela primeira vez cogitou a hipótese de ser candidato ao Palácio do Campo das Princesas sublinhando a condição de que só seria se o governador desistisse da reeleição.
O movimento de Fernando não é de amador, é de quem sabe jogar o xadrez da política com as peças que tem no tabuleiro, e ele sabe que o desgaste de Paulo Câmara existe. De cogitar a ser candidato apenas com a desistência de Paulo Câmara a ser candidato contra o próprio Paulo Câmara é um pulo, e ele precisava dar esta sinalização às forças de oposição ao governador e sobretudo aos políticos da base de Paulo que estão insatisfeitos.
Dado este recado, o senador Fernando Bezerra Coelho deverá continuar as articulações visando 2018, pois ele tem plena ciência de que é o único político pernambucano capaz de fazer frente ao poderio do Palácio do Campo das Princesas unificando os insatisfeitos com os rumos do governo Paulo Câmara.
Mutirão – O prefeito Geraldo Julio acompanha, na manhã deste sábado, no Córrego da Fortuna, em Dois Irmãos, o mutirão de serviços Recife em Ação. A iniciativa promove atividades de saúde, cidadania, defesa dos animais, limpeza urbana e infraestrutura, entre outros serviços, em um só lugar. A população da região terá várias secretarias e órgãos da Prefeitura do Recife à disposição com os serviços sendo ofertados na Escola Municipal Gilberto Freire, localizada na Av. Professor Cláudio Selva, nº 350, das 8h às 12 horas.
Prêmio – A prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe recebeu o prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco na categoria Agreste. O prefeito Edson Vieira (PSDB) tem como prioridade a defesa das mulheres da cidade, com medidas como saúde da mulher, enfrentamento à violência contra a mulher, elevação da escolaridade da mulher e ocupação de cargos no primeiro escalão da prefeitura.
Investimentos – O governador Paulo Câmara continuou anunciando liberações de recursos e entregas no segundo dia do Pernambuco em Ação, no Sertão de Itaparica. Cerca de R$ 35 milhões estão sendo investidos em toda a Região direcionados para as áreas de Saúde, Infraestrutura, Educação e Recursos Hídricos. Para o chefe do Executivo estadual, o Seminário é a chance de rever as ações a serem realizadas para melhorar as condições de vida dos pernambucanos.
PSOL – A pré-candidatura do ex-deputado federal Paulo Rubem Santiago a governador de Pernambuco pelo PSOL em 2018 deve ser oficializada em breve. Em 2014, Paulo Rubem foi candidato a vice-governador na chapa do senador Armando Monteiro Neto, que acabou sendo derrotado por Paulo Câmara no primeiro turno.
RÁPIDAS
Clínica – O ministro da Educação, Mendonça Filho, participou ontem da inauguração da clínica escola da Faculdade de Medicina de Olinda (FMO), a primeira instituição superior de medicina da cidade. A clínica atenderá a população olindense de forma gratuita, integrada ao modelo de atenção à saúde do município.
Compesa – A Compesa será uma das empresas participantes do evento nacional para negociação de dívidas e recuperação de créditos, que acontece a partir da próxima segunda-feira (27) e segue até o dia 2 de abril. O Liquida Dívidas, organizado pela Serasa Consumidor, sugere que as dívidas sejam quitadas utilizando o FGTS.
Inocente quer saber – O ex-presidente Lula se acha acima da Lei?
William Pontes diz
FBC o famoso operador de Eduardo Campos que pintou e borrou em Suape tem envergadura moral para governar Pernambuco? Inocente urgentemente quer saber? E o que diz o patrono de inocente? Ou será inocente ou não informado ou apologista da corrupção.