Silvio Costa deve se filiar ao PT nos próximos meses para ser candidato a senador em 2018
Exercendo o terceiro mandato de deputado federal, Silvio Costa se notabilizou como um dos principais defensores da presidente Dilma Rousseff, na condição de vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, por muitas vezes ele era confundido como líder do governo, tamanha a sua dedicação e empenho em defender o governo Dilma.
Essa postura elevou Silvio Costa a um patamar significativo na política brasileira e lhe aproximou da cúpula nacional do PT, sobretudo do ex-presidente Lula. O deputado já sinalizou que não pretende tentar o quarto mandato na Câmara Federal e seu caminho será mesmo o de uma candidatura a senador no ano que vem.
As articulações estão sendo feitas no intuito de Silvio Costa se filiar ao PT e ser um dos próceres do partido a partir de então. Como Pernambuco é um estado que respalda políticos de esquerda e sobretudo aqueles que detêm um lado independentemente das circunstâncias, a candidatura de Silvio Costa a senador pelo PT está longe de ser um sonho de verão. Evidentemente ele não entraria na condição de favorito, mas dependendo das circunstâncias, uma vez que o quadro em Pernambuco está muito turvo, Silvio poderá ser uma grata surpresa na disputa.
Aos 60 anos de idade, tendo o deputado Silvio Costa Filho como seu herdeiro natural na disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados, Silvio Costa trabalha não só para ser candidato do PT como se “vender” ao eleitorado como o senador de Lula em Pernambuco. Caso alcance o mandato, uma vez que duas vagas estarão em disputa, Silvio Costa se tornaria a principal liderança de esquerda de Pernambuco e viraria um político mais robusto do que já é.
Pela quantidade de esquerdistas que temos em Pernambuco, a sua candidatura a senador pode até não sair vitoriosa por força das circunstâncias, mas é óbvio que ele não fará feio em 2018, podendo alcançar um percentual significativo nas próximas eleições.
Relação – Insatisfeito com a ida do deputado federal Betinho Gomes à Ipojuca, onde subiu no palanque de Célia Sales, candidata do PTB, que disputa a prefeitura contra Carlos Santana do PSDB, o ministro das Cidades Bruno Araújo tem mantido uma relação extremamente cordial com o prefeito do Cabo de Santo Agostinho Lula Cabral e em breve anunciará a chegada de investimentos do ministério para a cidade governada pelo adversário de Betinho.
Parceria – Prefeitos de cidades vizinhas, Lula Cabral do Cabo de Santo Agostinho e Anderson Ferreira de Jaboatão dos Guararapes deverão realizar ações conjuntas pelas prefeituras em áreas fronteiriças dos municípios. Lula e Anderson possuem uma relação extremamente cordial que não é de hoje que poderá trazer ótimos frutos para os dois municípios.
Diálogo – O senador Armando Monteiro, o ex-governador João Lyra Neto, deputado Alvaro Porto e o ministro das Cidades Bruno Araújo estiveram reunidos na quinta-feira na casa de Armando visando criar uma estratégia conjunta para a construção de uma ampla aliança que tentará defenestrar o PSB do Palácio do Campo das Princesas em 2018.
Respaldo – O movimento grevista da PM liderado por Albérrison Carlos e Joel da Harpa há muito tempo perdeu a credibilidade perante a corporação e tem ganhado a ojeriza da sociedade, pois Albérrison e Joel têm objetivos exclusivamente eleitoreiros para 2018, quando Joel tentará a reeleição e Albérrison cogita tentar chegar à Casa Joaquim Nabuco.
RÁPIDAS
Péssimo gosto – O Galo da Madrugada de 2017 foi de longe o mais feio que apresentaram. Feito por Flávio Barra, o monumento mostrou o péssimo gosto da gestão do prefeito Geraldo Julio, que vive o seu pior momento em quatro anos e dois meses de gestão.
Bom carnaval – Em razão dos festejos de carnaval, a coluna voltará apenas na quarta-feira. Desejo a todos os nossos leitores um ótimo carnaval, com muita paz e muita alegria. Até o dia 1 de março quando voltaremos ao batente.
Inocente quer saber – Angelo Gioia será demitido somente quando não tiver mais jeito para a violência?
William Pontes diz
Durante o ano passado , é só consultar os arquivos, de forma recorrente, afirmava e continuo afirmando que Geraldo Júlio é um prefeito pior que o João da Costa que foi lamentável. Quem anda pelo Recife, em todas as áreas e bairros, constata que a cidade está completamente abondonada. Sem falar no cais da saúde Municipal com precariedade de atendimento e faltando medicamentos para população.