Os candidatos a campeões de votos em 2018 para a Câmara Federal
Nas eleições de 2014 Pernambuco teve como os cinco deputados federais mais votados Pastor Eurico, Eduardo da Fonte, Jarbas Vasconcelos, Felipe Carreras e Anderson Ferreira, este último sendo a maior surpresa pois praticamente triplicou a votação em relação a 2010. Nas eleições de 2018 ainda falta saber a conjuntura de como serão os palanques no estado, mas alguns nomes despontam para serem estouro de votos nas urnas.
O deputado Pastor Eurico (PHS) conseguiu duas votações expressivas em 2010 e 2014, ambas na faixa dos 200 mil votos e dificilmente irá baixar esse contingente de votos, pois ele representa o segmento da Assembleia de Deus, que é uma máquina de votos, sendo que desta vez com o agravante de ser candidato pelo nanico PHS, o que permite considerar que ele pode puxar mais um deputado federal com uma votação semelhante à de que Kaio Maniçoba alcançou em 2014, pouco menos de trinta mil votos.
A vereadora do Recife Michelle Collins (PP), mais votada da capital pernambucana, será candidata a deputada federal em dobradinha com o marido Cleiton Collins, que buscará a reeleição para a Assembleia Legislativa de Pernambuco. Michelle tem grandes chances de beirar os 200 mil votos a depender de como será feita a sua campanha.
O deputado estadual André Ferreira (PSC) será candidato a deputado federal no lugar do irmão Anderson Ferreira, prefeito de Jaboatão dos Guararapes. Sua postulação é tida como uma das mais competitivas, pois os Ferreira já eram fortes nas urnas sem comandar uma cidade do tamanho de Jaboatão dos Guararapes, com o comando da segunda maior cidade de Pernambuco, André Ferreira poderá suplantar a casa dos 200 mil votos ficando entre os cinco mais votados.
Ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (PSB) é o único ocupante da Esplanada que não é tido como candidato a governador, a senador ou a vice-governador, pois sabe que o pai Fernando Bezerra Coelho está na frente dele para um projeto majoritário, por isso ele poderá buscar a reeleição beirando os 200 mil votos, pois tem feito um bom trabalho na sua pasta e tem por trás dele um exímio articulador político e também a prefeitura de Petrolina.
Por fim a grande aposta do PSB para a Câmara Federal, o chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, que tem recebido sinalizações de apoio em todo o estado por conta de homenagens ao pai. Ele é tido como alguém que tem chances de ultrapassar a marca dos 300 mil votos. A sua vitória com grande votação será uma questão de honra para o Palácio do Campo das Princesas.
Diálogo – Meira (PTB) não cessa seu diálogo com o legislativo. Ontem recebeu em seu gabinete o deputado Kaio Maniçoba (PMDB). As articulações políticas buscam emendas parlamentares que tragam recursos para o município de Camaragibe. O foco dessa vez foi a saúde do munícipio, uma das áreas que mais sofreu com descaso das gestões anteriores. Em tempo, o secretário de saúde de Camaragibe, Dr. Hely Farias, foi ao Ministério Público apresentar a real situação encontrada. A corrida agora é organizar os contratos e assim dar andamento aos atendimentos e prestações de serviços.
Visita – O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, visita Petrolina nesta segunda-feira (13) para assinar um convênio de R$ 5 milhões entre a Prefeitura, Codevasf e Compesa para obras de saneamento básico. O evento contará com a presença do prefeito Miguel Coelho, o vice-governador Raul Henry, o ministro de Minas e Energias, Fernando Filho, o senador Fernando Bezerra, e a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino. O anúncio ocorre a partir das 10h, na Estação de Tratamento de Esgoto da Compesa, no bairro do Jatobá.
Desgoverno – A cada dia que passa o prefeito de São Lourenço da Mata Bruno Pereira (PTB) dá demonstrações da sua falta de capacidade de gestão. Ontem anunciou através das redes sociais que as aulas da rede municipal só terão início em março, prejudicando os alunos do município que ficarão um mês sem aula e naturalmente terão o aprendizado comprometido.
Encontro – O Partido Socialista Brasileiro em Pernambuco realiza, neste sábado, a abertura da Agenda 40 – Ano Eduardo Campos de Formação Política. O encontro vai reunir as principais lideranças da legenda a partir das 9h, no Recife Praia Hotel, Pina. O início das atividades contará com a presença do governador Paulo Câmara, que é vice-presidente nacional do PSB. A atual conjuntura política e econômica será o principal tema abordado no encontro.
RÁPIDAS
Federal – Avalizado pelo pai, o deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB) já começou as articulações visando sua candidatura a deputado federal em 2018. Silvinho, como é mais conhecido, está no exercício do seu terceiro mandato na Casa Joaquim Nabuco e no próximo ano buscará novos ares em Brasília.
Articulado – O vereador do Recife Benjamin da Saúde (PEN) tem realizado um mandato bastante surpreendente. Auxiliares do prefeito Geraldo Julio têm elogiado constantemente os requerimentos e projetos do vereador, bem como a sua assiduidade nos eventos do poder executivo.
Inocente quer saber – Quando a prefeita de Caruaru Raquel Lyra começará a colocar em prática seu programa de governo?
Alfredo Golmann diz
Edmar!!!
Fala a verdade sobre Meira. Pq relação a São Lourenço, vc comentou certo , talvez o Bruno , não seja dá turma dá “cabecinha”. Pq , o Meira é ditador. Espancou, esta semana ,em seu gabinete o Pastor André Lourenço, que o ajudou e foi tentar resolver uma situação , prometida pelo Meira para a clínica de recuperação. O Tirano Meira, proibiu os velhinhos de 60 anos de andar nos micro ônibus dá cooperativa de forma gratuita, como era antes. Pintou de amarelo, meio fio de ruas que não passam nem bicicleta, apenas por perseguição a um adversário. Sem contar o caso Nadegi, que vc falou quase nada. O que está acontecendo…????
Será, que a “cabecinha” está no ar ??