Raquel Lyra ganhou legitimidade das urnas para indicar quem bem entender
Uma das eleiçōes mais emblemáticas de Pernambuco em 2016 foi a vitória de Raquel Lyra em Caruaru, que precisou sair do PSB após ter ganhado o comando municipal do partido, para se viabilizar candidata, pois o Palácio do Campo das Princesas para atender um capricho do prefeito Zé Queiroz, acabou tirando o comando da sigla dela para dar a Jorge Gomes, que viria a ser o candidato apoiado pela gestão.
Raquel viveu altos e baixos durante a campanha eleitoral, chegando a ser ameaçada eleitoralmente pelo candidato Erick Lessa, que era tido dentro da própria cidade como o nome alternativo de José Queiroz para a sua sucessão. As urnas foram abertas e mostraram um segundo turno mais parelho do que se imaginava entre Tony Gel, primeiro colocado, e Raquel Lyra que desbancou tanto o candidato oficial de José Queiroz quanto o oficioso e foi ao segundo turno.
No segundo turno José Queiroz duplamente derrotado no primeiro turno apareceu num anúncio que ninguém entendeu muito bem apoiando a postulação de Raquel, reconhecendo claramente que o seu egoísmo de querer a todo custo inventar um candidato foi uma postura extremamente equivocada. Raquel evidentemente não obrigou Queiroz a apoiá-la, se ele quis apoiar sua postulação foi por sua livre e espontânea vontade, e deve ter seus motivos para esta decisão que não compete a ninguém discutir.
Raquel desbancou Tony Gel em Caruaru de forma consistente no segundo turno, com uma vitória indiscutível que lhe deu não apenas o mandato de quatro anos para cuidar de Caruaru mas também o direito de escolher o seu secretariado da forma que achasse pertinente. Foi assim que as urnas quiseram, as decisões que ela tomar seja na formação do secretariado, seja na condução da gestão, serão julgadas pelo eleitor que optou por lhe dar o mandato com o passar do tempo. As críticas que ela recebeu de setores da imprensa por suas decisões na formação do secretariado podem até ser legítimas porque são naturais do processo político, mas sem sombra de dúvidas se mostraram extremamente precipitadas.
Parceria – O deputado federal Fernando Monteiro (PP) articulou uma parceria entre a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que vai ampliar a cobertura de saúde para os pernambucanos. O contrato de operação Caixa Hospitais foi assinado na quinta-feira no Palácio do Campo das Princesas, nas presenças do parlamentar, do governador Paulo Câmara, dos presidentes da CEF, Gilberto Occhi, e do Imip, Gilliatt Falbo.
Sobrenome – Pode parecer uma mera coincidência, mas a prefeita reeleita de Arcoverde Madalena Britto (PSB) indicou nada menos que cinco pessoas para o seu secretariado com o mesmo sobrenome que o seu. Os secretários de Administração, Finanças, Governo, Saúde e Assistência Social têm o sobrenome Brito ou Britto no nome, dando a entender que podem ser parentes da gestora.
Água – No primeiro dia de trabalho, o novo prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, anuncia junto com a presidente da Codevasf, Kênia Marcelino, um acordo de cooperação técnica para abastecimento de água na zona rural. A parceria de R$ 4,5 milhões vai garantir a perfuração de 50 poços e instalação de 159 equipamentos hídricos em diversas comunidades do interior da capital do São Francisco. O anúncio ocorre, na segunda-feira (02), às 10h, na sede regional da Codevasf, em Petrolina.
Posse – A posse da primeira prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), e do seu vice Rodrigo Pinheiro (PSDB), será neste domingo (1º), na Câmara Municipal, às 17h. Antes, às 16h, os 23 vereadores tomam posse e, em seguida, a prefeita eleita. De lá, Raquel segue para a prefeitura, onde será recebida, por volta das 18h30, por Zé Queiroz (PDT) para a transmissão de cargo. No Palácio Municipal Jayme Nejaim, a prefeita fará um discurso em um palanque montado para a solenidade.
RÁPIDAS
Desafio – O prefeito reeleito de Santa Cruz do Capibaribe Edson Vieira (PSDB) mesmo ciente das dificuldades que o ano que entra vai impor aos gestores, acredita que poderá realizar um segundo mandato tão bom quanto foi o primeiro, pois não lhe faltará disposição para trabalhar em prol do município no segundo mandato.
Feliz 2017 – Gostaria de agradecer aos milhares de acessos em 2016 em todo o estado, consolidando o blog como um veículo respeitado e acessado por quem gosta de política. Desejo a todos os nossos leitores um Feliz 2017 e que no ano que se inicia a gente continue sendo o blog de política que mais cresce em Pernambuco.
Inocente quer saber – A gestão de Lupércio em Olinda será mesmo um desastre como muita gente está apostando?
Deixe um comentário