Paulo Roberto Costa cai como uma bomba na reeleição de Dilma
A Veja desta semana traz em sua matéria de capa mais um escândalo envolvendo o PT e principalmente a Petrobras. O ex-diretor de abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa aceitou a delação premiada e de acordo com informações o escândalo envolve cinco partidos, dentre eles PT e PMDB, um governador, 12 senadores e 49 deputados federais. O esquema consistia em um pagamento de 3% de propina em contratos entre a Petrobras e empreiteiras.
Esse escândalo cai como uma bomba nas pretensões de Dilma Rousseff em vencer a eleição. Justamente no momento em que Dilma começava a se recuperar nas pesquisas e que poderiam deixá-la numa condição mais consolidada de vitória.
Esta nova denúncia acerta em cheio o discurso de Dilma de que pra governar o país é preciso fazer acordos. E cai como uma luva para Marina Silva a sua tese de que o governo federal precisa trabalhar com os bons independentemente dos partidos que eles sejam filiados.
A denúncia também coloca Dilma Rousseff na defensiva. Já que ela estava atacando de forma pesada a candidatura de Marina Silva no rádio e na televisão. Com isso o PT precisará de argumentos muito mais consistentes do que o típico “não sabia de nada” do escândalo do Mensalão.
Depois da morte de Eduardo Campos em agosto, este fato é o maior divisor de águas da eleição presidencial. Mais um acaso do imponderável que pode impulsionar mais ainda a ida de Marina Silva ao Palácio do Planalto.
Augusto Coutinho – Buscando o segundo mandato na Câmara dos Deputados, Augusto Coutinho (Solidariedade) está em vias de obter êxito. Muita gente do meio político dá como certa sua vitória pra deputado federal.
Morno – Os eventos de quinta-feira com a presença do ex-presidente Lula em Petrolina e Recife, a julgar pelas imagens, não trouxeram nenhuma emoção e nada que possa mudar o curso da eleição. O discurso de Lula pareceu muito protocolar e acabou não empolgando quem esteve presente.
Aécio Neves – Praticamente fora da disputa presidencial, onde está apenas cumprindo tabela, Aécio Neves canalizará seus esforços pela eleição de Pimenta da Veiga, que busca ser governador de Minas Gerais pelo PSDB. Pimenta está a oito pontos de Fernando Pimentel (PT), que lidera todas as pesquisas.
José Serra – Empatado tecnicamente com Eduardo Suplicy, o ex-governador José Serra está correndo sérios riscos de perder a eleição para o Senado Federal por São Paulo. Ele não consegue ser puxado por Geraldo Alckmin, que deve ser reeleito governador com expressiva votação.
RÁPIDAS
Romário Dias – Buscando voltar para a Casa Joaquim Nabuco, o ex-presidente da Alepe Romário Dias recebeu um apoio de peso para conquistar a sua eleição. Trata-se do vereador do Recife Antônio Luiz Neto que em 2012 obteve mais de 13 mil votos.
Roberta Arraes – Prestigiado deputado estadual confessou ao blog que Roberta Arraes (PSB) pode ser uma das grandes surpresas para deputada estadual nestas eleições.
Inocente quer saber – Será que tem algum pernambucano envolvido no listão de Paulo Roberto Costa?
lucas diz
Edmar, quais são as chances do pv eleger um deputado federal na chapa da frente popular?