A eleição mais acirrada de Pernambuco
Caruaru é uma das cidades mais importantes do estado bem como uma das mais politizadas tendo políticos relevantes para Pernambuco como João Lyra Neto, José Queiroz, Tony Gel, Wolney Queiroz e Raquel Lyra, e neste segundo turno não tem sido diferente. A disputa protagonizada por Tony Gel e Raquel Lyra passa por um acirramento muito grande que não permite a qualquer analista fazer um prognóstico definitivo sobre o resultado do próximo dia 30.
A eleição é marcada por uma forte qualidade dos candidatos, arrisco dizer que é o segundo turno que detém os melhores candidatos das quatro eleiçōes que foram para a segunda etapa em nosso estado, pois tanto Raquel quanto Tony estão extremamente preparados para ocupar o cargo de prefeito de Caruaru a partir de 2017.
Esse preparo vem sendo observado na disputa, que é de alto nível por parte dos candidatos. Evidentemente pode haver algum excesso de uma parte ou de outra num dado momento, mas eles mostram que em relação aos demais municípios estão em sintonia do que prega a boa gestão pública e a boa política.
Faltando oito dias para a eleição, Raquel Lyra e Tony Gel duelaram em mais um debate na Rádio Cultura de Caruaru, desta vez com o tempero de uma pesquisa eleitoral que colocou ambos com um empate literal, sendo uma diferença minima de 0,3 ponto percentual em favor de Tony Gel. O debate mostrou um Tony Gel aparentemente preocupado com os números das pesquisas e uma Raquel muito mais eloquente e incisiva do que os últimos enfrentamentos.
Com tudo o que vem sendo observado em Caruaru, podemos afirmar que a fatura não está definida e aquele que sair vitorioso no próximo domingo será com uma vantagem mínima de votos.
Eleitos – Os prefeitos eleitos em Pernambuco foram convidados para uma reunião com os órgãos públicos participantes do Fórum de Combate à Corrupção de Pernambuco (FOCCO-PE), na próxima quarta-feira (26), no Centro Cultural do Rossini, em Recife. Carlos Guerra, do Ministério Público do Estado (MPPE), e Gilmar Lima, do Ministério Público de Contas (MPCO), irão falar sobre transição municipal e manutenção dos serviços públicos essenciais em tempos de crise.
Recursos – O estado de Pernambuco deverá contar com R$ 15,3 milhões a mais no orçamento do próximo ano graças a emendas (individuais) do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) apresentadas, esta semana, à Lei Orçamentária Anual (LOA/2017). Deste total, quase metade – R$ 7,4 milhões – é destinada à área da Saúde. O restante dos recursos foi direcionado a ações no âmbito dos ministérios das Cidades; Integração Nacional, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf); e da Educação, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Vitorioso – Um dos grandes vitoriosos da disputa municipal de 2016 é o deputado federal Augusto Coutinho, que fortaleceu o Solidariedade no estado, elegeu seu filho vereador do Recife e ainda poderá ser efetivado no cargo em Brasília com a eventual vitória de Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes.
Raquel Lyra – Caso se eleja prefeita de Caruaru no próximo dia 30, Raquel Lyra pretende construir uma equipe de governo muito qualificada que venha a fazer a melhor gestão da história da cidade. Raquel também pretende levar para a capital do agreste experiências relevantes como as que conheceu de perto em Medellin e Bogotá sobre segurança pública.
RÁPIDAS
Renovação – Caso se confirme a derrota de João Paulo para Geraldo Julio na disputa pela prefeitura do Recife já há um consenso que está se formando na oposição ao governador Paulo Câmara de que chegou a hora de colocar os jovens para o sacrifício a fim de ganhar força para pleitos futuros, com isso há quem defenda Silvio Costa Filho disputando o governo e Marília Arraes disputando o Senado em 2018.
Armando Monteiro – Quanto ao futuro político do senador Armando Monteiro tem quem considere que ele só disputará eleição majoritária em 2018 se houver uma ruptura na Frente Popular, onde ele poderia ser candidato à reeleição. Caso a Frente Popular se mantenha unida o caminho de Armando será a Câmara dos Deputados.
Inocente quer saber – Tony Gel estava tenso no debate de ontem apenas por conta da pesquisa ou havia outro motivo?
William Pontes diz
Reunir prefeitos para trstar de corrupção é mais o ato da ópera bufa que assistimos no Brasil. Todo mundo sabe que a maior rede de desvio de dinheiro do erário público reside nos municípios. Quando leio notícias sobre emenda parlamentares vem a mente o brilhante livro do juiz Reis: Nobre Deputado. Recomendo a leitura para se tomar conhecimento de uma das maiores causas de corrupção no país.