Se vencer amanhã Geraldo Julio se consolida como liderança política
Desde a vitória de Eduardo Campos em 2006 contra Mendonça Filho, o PSB conseguiu uma hegemonia jamais vista em Pernambuco. Venceu em 2008 apoiando João da Costa, venceu 2010 com 84% dos votos válidos, venceu 2012 com Geraldo Julio, e venceu em 2014 com Paulo Câmara. Foram cinco eleições, sendo duas para prefeito e três para governador e o PSB atingiu 100% de aproveitamento.
Após a morte de Eduardo Campos em agosto de 2014 mesmo com a vitória de Paulo Câmara, havia um vácuo de lideranças políticas no partido, e até mesmo no estado, pois haviam políticos regionais, que não tinham dimensão estadual como Fernando Bezerra Coelho de Petrolina, João Paulo de Recife e Elias Gomes de Jaboatão dos Guararapes. Jarbas Vasconcelos, Roberto Magalhães e Inocêncio Oliveira foram perdendo o protagonismo de outrora.
Isso se deu porque Eduardo Campos era acima da média, e permitiu a criação de dois técnicos que viraram políticos por conta do seu desejo. Faltava a Geraldo Julio o teste das urnas com as próprias pernas e amanhã poderemos ter uma consolidação de Geraldo como político, pois se líquidar a fatura no primeiro turno ele estará derrotando um fenômeno eleitoral chamado João Paulo, bem como dois políticos promissores como Daniel Coelho e Priscila Krause.
Uma vez reeleito pelo mérito próprio, sobretudo se ocorrer no primeiro turno, Geraldo inexoravelmente será instigado a tentar vôos maiores, foi assim com Jarbas Vasconcelos, Joaquim Francisco, Miguel Arraes, Gustavo Krause e muitos outros que sentaram na cadeira do Palácio Antonio Farias. O fato é que Geraldo aprendeu a andar sozinho e mostrou ao longo desta campanha eleitoral que Eduardo Campos não o escolheu para enfrentar as urnas em 2012 de graça.
Robson Leite – Fazendo uma campanha bastante mobilizada em Jaboatão dos Guararapes, o vereador Robson Leite (PSB) tem trabalhado para ser um dos quatro vereadores que deverão ser eleitos amanhã pela coligação que apoia Heraldo Selva. Caso seja reeleito, Robson alcançará o terceiro mandato no legislativo municipal.
Ipojuca – Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de indeferir o registro de Romero Sales (PTB), que lidera as pesquisas para prefeito de Ipojuca, a situação fica bastante complexa no município pois caso se eleja amanhã, Romero Sales poderá não ser diplomado. O atual prefeito Carlos Santana (PSDB) teve um sopro de esperança a partir de agora depois de uma eleição que estava sendo considerada perdida.
Equívoco – Caso as pesquisas se confirmem e Heraldo Selva fique de fora do segundo turno para prefeito de Jaboatão dos Guararapes ficará evidenciado o equívoco da escolha de Elias Gomes, que deixou para última hora a decisão de quem seria o seu candidato e por isso ele teve muitas dificuldades para crescer nas pesquisas devido ao elevado nível de desconhecimento de Heraldo por parte do eleitor.
Pesquisas – Serão divulgadas três pesquisas para prefeito do Recife antes do primeiro turno, são elas: Ibope, IPMN e Datafolha. No último levantamento o Ibope mostrou Geraldo Julio com 46% dos votos válidos, o Datafolha mostrou o prefeito com 45% dos votos válidos e o IPMN 47% dos votos válidos. Todos os institutos apontavam para uma eleição de dois turnos entre Geraldo e João Paulo.
RÁPIDAS
Roberta Arraes – Caso Maviael Cavalcanti (Macaparana), Miguel Coelho (Petrolina), Aglaílson Júnior (Vitória de Santo Antão) e Lula Cabral (Cabo de Santo Agostinho) confirmem o favoritismo amanhã, Roberta Arraes (PSB) assumirá o mandato de deputada estadual em definitivo a partir de janeiro de 2017.
Desempenho – Mesmo depois de se eleger deputado estadual, Edilson Silva (PSOL) tende a ter um desempenho muito pior amanhã do que em 2008 quando disputou a prefeitura do Recife e alcançou 25 mil votos naquele pleito.
Inocente quer saber – Quantos votos Meira colocará de frente sobre Jorge Alexandre em Camragibe?
Geraldo Júlio nunca será uma liderança política, sem cargo será um eleitor comum. Falta carisma. Em tudo é um João da Costa.