Debate da Rádio Cultura fortalece Tony Gel e Raquel Lyra
Líder em todas as pesquisas para prefeito de Caruaru, o deputado estadual Tony Gel (PMDB) foi alvo de dois dos três candidatos que debateram com ele a cidade na Rádio Cultura ontem, que contou com a nossa presença. Dos quatro nomes, a única que não partiu para questionamentos mais incisivos foi a candidata do PSDB Raquel Lyra, que do início ao fim do debate conseguiu manter o nível das suas perguntas e respostas bastante elevado.
Erick Lessa (PR) e Jorge Gomes (PSB), o segundo sendo o candidato oficial do prefeito José Queiroz e o primeiro sendo uma espécie de candidato alternativo, centraram fogo em Tony Gel, mais precisamente no episódio Neguinho Teixeira que assumiu a prefeitura com a renúncia de Tony para disputar um mandato de vereador em 2008. Neguinho além de ter sido um fiasco como prefeito acabou sendo preso posteriormente, fato este que prejudicou a imagem de Tony Gel nas eleições de 2010 e 2012, quando seu grupo político não conseguiu atingir resultados satisfatórios na capital do forró.
O fato é que a estratégia de ambos está equivocada, uma vez que Tony Gel dificilmente perderá a primeira colocação no primeiro turno, considerando a campanha curta como a que temos esse ano. O caminho natural tanto para o candidato do PR quanto para o nome do PSB era tentar ultrapassar a candidatura de Raquel Lyra (PSDB).
Esse movimento, que sem dúvidas tem a assinatura do prefeito José Queiroz (PDT), é um movimento equivocado e pode contribuir para que tanto Tony Gel quanto Raquel Lyra cheguem ao segundo turno, o que significaria uma derrota acachapante para o grupo do atual prefeito, que mesmo tendo dois candidatos, um oficial e outro alternativo, poderá ficar de fora da segunda etapa.
Com raríssimas exceções, quase todos aqueles que bateram demais num determinado candidato acabaram perdendo a eleição. A estratégia pode até vir a desgastar o nome de Tony Gel, mas o tiro pode sair pela culatra, quando tanto Erick quanto Jorge, ao ficarem de fora do segundo turno, podem ser obrigados a adotar uma posição de neutralidade ou terem que optar pelo nome de Raquel Lyra numa segunda etapa.
Pesquisa – O Datafolha divulgou ontem a sua primeira pesquisa sobre a disputa pela prefeitura do Recife. João Paulo (PT) lidera com 32%, seguido de Geraldo Julio (PSB) com 28%, Daniel Coelho (PSDB) com 10%, Priscila Krause (DEM) com 6%, Edilson Silva (PSOL) com 3% e Carlos Augusto Costa (PV) com 1%.
Guia – Diferentemente de 2012 quando foi a grande sensação da disputa pela prefeitura do Recife, o deputado Daniel Coelho (PSDB) apresentou um guia morno na estreia ontem. Se não mudar a estratégia ao longo dos próximos o tucano terá grandes dificuldades para repetir o resultado da eleição passada quando chegou a 28% dos votos válidos.
Priscila Krause – Com apenas 37 segundos de guia eleitoral, Priscila Krause também frustrou seus eleitores. Ela não conseguiu ser eficiente na comunicação com o seu guia eleitoral e dificilmente conseguirá transformar isso em muitos votos porque além de ter pouco tempo de televisão, o tempo escasso de campanha prejudicará os nomes mais desconhecidos.
Educação – Os bons resultados obtidos pela educação pública de Pernambuco têm atraído o interesse de muitas administrações e entidades espalhadas pelo País que buscam conhecer melhor os detalhes do modelo adotado na Rede Estadual. Ontem o governador Paulo Câmara recebeu os membros do Conselho do Instituto Sonho Grande para apresentar iniciativas e o planejamento que ajudaram a transformar a qualidade do ensino no Estado.
RÁPIDAS
Ipespe – A Folha de Pernambuco e o Ipespe deverão divulgar pesquisa na próxima segunda-feira sobre a disputa pela prefeitura de Caruaru. O resultado deverá nortear a estratégia dos candidatos daqui por diante.
Estadual – Caso Tony Gel se eleja prefeito de Caruaru, o nome da família para disputar um mandato de deputado estadual será o do empresário Tonynho Rodrigues (PMDB). A ex-deputada Miriam Lacerda desde que perdeu a disputa em 2012 para Zé Queiroz (PDT) perdeu o estímulo para a vida pública.
Inocente quer saber – Como virão os números da pesquisa IPMN/JC para prefeito do Recife que será divulgada amanhã?
William Pontes diz
A tendência dos números do IPMN/JC não poderá ser diferente dos ja divulgados. Nesse período não houve fatos novos. Se vier ha algo errado com ele ou com os outros dois.
Renan Lima diz
Acho muito pouco tempo para que haja alguma mudança. Quem largou na frente tem muito mais chances de se eleger. Embora o segundo turno seja outra história.