Os motivos de Tony Gel para disputar a prefeitura de Caruaru
Dentre os três principais postulantes à prefeitura de Caruaru, o único que ainda não oficializou a pré-candidatura foi o deputado Tony Gel, que deverá definir o seu destinos na próxima semana. Gel já foi prefeito duas vezes e precisou se reinventar na política para voltar a ter protagonismo na capital do Agreste.
No mandato de deputado estadual desde janeiro de 2011, Tony Gel teve uma eleição dificilima em 2010 pois não conseguiu fazer o sucessor em Caruaru em 2008 e viu sua esposa Miriam Lacerda perder a prefeitura por larga margem em 2012 para o atual prefeito Zé Queiroz. Na sua reeleição em 2014, já no PMDB, o cenário voltou a melhorar para o ex-prefeito, que foi majoritário na cidade. Além disso ele manteve uma relação extremamente cordial com o candidato e hoje governador Paulo Câmara, que permite novos desdobramentos.
Na condição de vice-líder do governo na Alepe, Tony Gel é um dos deputados mais próximos do Palácio do Campo das Princesas, e recebe diariamente estímulos de aliados para entrar na disputa, pois além de liderar as pesquisas eleitorais, poderá ser beneficiado com a conjuntura política que está se desenhando no município.
Os pré-candidatos Raquel Lyra e Jorge Gomes não se bicam, por conta de uma querela envolvendo o ex-governador João Lyra Neto, pai de Raquel, e o prefeito Zé Queiroz, apoiador da candidatura de Jorge Gomes, que é seu vice-prefeito. Eles protagonizarão uma disputa fratricida para ver quem enfrentará Tony Gel no segundo turno, uma vez que pela primeira oportunidade poderemos ter dois turnos na capital do forró.
Essa disputa poderá trazer sequelas significativas para uma segunda etapa, cujo maior beneficiário tende a ser Tony Gel. Pois ele a vida inteira esteve de um único lado, enquanto os grupos de João Lyra Neto e Zé Queiroz estiveram do outro. Como estavam juntos em várias eleiçōes, o cenário que se desenha de uma disputa entre os nomes indicados pelos dois líderes políticos poderá gerar uma confusão gigante na cabeça do eleitorado de Caruaru, e naturalmente tanto Raquel quanto Jorge poderão ser extremamente prejudicados pois quem estiver de fora da segunda etapa inexoravelmente apoiará a postulação do peemedebista.
Equipe – O pré-candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes Heraldo Selva (PSB) já definiu dois nomes estratégicos da sua campanha. O jornalista Jorge Lemos, secretário de governo do prefeito Elias Gomes, será o coordenador-geral e o também jornalista Arthur Cunha será o coordenador de comunicação da campanha. Jorge e Arthur são profissionais bastante capacitados que contribuirão bastante com a campanha do PSB.
Escolhido – O governador Paulo Câmara, em encontro ontem com Heraldo Selva, Conceição Nascimento e Elias Gomes, reafirmou o apoio ao projeto do PSB em Jaboatão dos Guararapes e que Heraldo é o único candidato que terá o irrestrito empenho do governador e do Palácio do Campo das Princesas em Jaboatão dos Guararapes.
Definição – O ex-deputado João Paulo e o deputado Sílvio Costa Filho se reunirão neste final de semana com o senador Armando Monteiro para chegar a um denominador comum sobre a estratégia que será adotada na disputa pela prefeitura do Recife. O desfecho deverá ocorrer na segunda-feira com a vinda do ex-presidente Lula a Pernambuco.
Dinheiro – Em auditoria realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram identificadas irregularidades nas contas de campanha de Dilma Rousseff em 2014. As gráficas VTPB, Focal e Red Seg receberam juntas R$ 52 milhões da campanha de Dilma mas não conseguiram comprovar o serviço prestado.
RÁPIDAS
Giro – O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) percorreu quatro cidades do Sertão do Pajeú nesta sexta-feira, fizeram parte do roteiro: Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito e Ingazeira, onde recebeu o título de cidadão. O senador aproveitou a solenidade de entrega da comenda para anunciar a liberação de R$ 800 mil em obras de educação e infraestrutura do município.
Cirurgia – O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso realizará neste sábado um procedimento cirúrgico para a colocação de um marca-passo. FHC tem 81 anos de idade mas não precisará ficar internado para a realização do procedimento.
Inocente quer saber – Quem será o próximo presidente da Câmara dos Deputados?
Deixe um comentário