Chances de Dilma voltar são próximas de zero
Durante a semana o noticiário nacional trouxe a informação de que alguns senadores que votaram a favor da abertura do impeachment de Dilma Rousseff estariam dispostos a rever sua posição na cassação definitiva. Isso fez com que os petistas começassem a difundir a tese de que a presidente afastada pudesse voltar ao término do processo de impeachment. Pois bem, essas chances são praticamente inócuas.
Isso porque apesar de Michel Temer enfrentar alguns problemas de ordem ética com dois dos seus auxiliares, no geral as ações do governo têm agradado ao mercado, que voltou a retomar ainda que timidamente a confiança no país. A grita que parece ser generalizada só ganha reverberação nos apaninguados que foram beneficiados pelos governos do PT, vide UNE, MST e artistas mal acostumados com a Lei Rouanet.
A missão de Michel Temer é árdua, mas ele tem se mostrado a altura do desafio, sobretudo nos momentos mais complexos que ele enfrentou nesses vinte dias de governo. Uma das maiores virtudes de Temer no cargo foi o fato de não compactuar com malfeitos, tirando do governo ministros que se envolveram em situações pouco republicanas, como Romero Jucá e Fabiano Silveira. Claro que ainda falta a demissão de pelo menos um ministro, o do Turismo, Henrique Eduardo Alves, mas Temer dá a ele o benefício da dúvida em relação as denúncias que são imputadas ao ex-presidente da Câmara dos Deputados.
No âmbito dos reajustes salariais, Temer agiu com inteligência, não mexeu num vespeiro que poderia colocar em xeque a sua governabilidade. Sobretudo pelo fato de que o pacote de reajustes do funcionalismo público já estava previsto pelo governo que o antecedeu. Além disso seus ministros têm apresentado metas realistas que são capazes de execução, diferentemente das coisas mirabolantes que eram apresentadas pelo governo que o antecedeu.
Essas ações evidenciam que Temer tem feito em pouco tempo um governo substancialmente melhor do que o da sua antecessora e como existem vários embaraços envolvendo diretamente a figura de Dilma Rousseff, é impensável que o afastamento definitivo dela tenha menos votos que o primeiro afastamento, portanto falta pouco menos de dois meses para que o presidente Michel Temer possa deixar a condição de interinidade e ganhar definitivamente as condições politicas para realizar as ações que o Brasil precisa.
Pessoalmente – Na sua delação, empresário Marcelo Odebrecht afirmou que a presidente afastada Dilma Rousseff lhe pediu pessoalmente R$ 12 milhões para pagamento ao marqueteiro João Santana e ao PMDB. Com a declaração de Odebrecht, a situação de Dilma Rousseff ficou praticamente insustentável.
Apoio – O presidente estadual do Solidariedade deputado Augusto Coutinho oficializou o apoio do seu partido ao deputado federal Betinho Gomes na disputa pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho em outubro. Esse movimento permitiu que aumentassem os rumores de que o Solidariede poderá marchar também com o candidato de Elias Gomes em Jaboatão dos Guararapes.
Caranguejo – O senador Humberto Costa teve mais uma vez seu nome citado num escândalo. Desta vez o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró afirmou que Costa fazia parte, ao lado do ex-governador de Sergipe Marcelo Déda e do ex-governador da Bahia Jaques Wagner da República dos Caranguejos, que atuou de forma conjunta para a indicação de Sergio Gabrielli para a presidência da Petrobras, cuja ocupação do cargo de presidente possibilitou vários casos que estão sendo investigados pela Lava-Jato.
Agenda – O ministro das Cidades Bruno Araújo cumprirá agenda em Pernambuco hoje começando por Jaboatão dos Guararapes ao lado do prefeito Elias Gomes, depois seguirá para o Cabo de Santo Agostinho ao lado do deputado federal Betinho Gomes, por fim visitará Camaragibe ao lado do prefeito Jorge Alexandre. O ministro visitará as obras nos municípios que estão sendo executadas com recursos da sua pasta.
RÁPIDAS
Terminal – O Governo de Pernambuco, por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte, entregará à população amanhã o novo Terminal Integrado Joana Bezerra. A nova estrutura está localizada na Ilha Joana Bezerra, próxima ao Viaduto João Paulo II e à estação de metrô do mesmo nome. A obra custou R$ 11 milhões e beneficiará cerca de 50 mil passageiros por dia.
Decreto – Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o governador Paulo Câmara assina, às 10h, deste domingo, em Suape, o decreto para a criação do Comitê Executivo da Política de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). A ação visa incentivar uma nova economia de serviços ambientais, recompensando quem preservar os recursos naturais.
Inocente quer saber – Dilma comandou pessoalmente a compra fraudulenta da refinaria de Pasadena nos Estados Unidos?