Oposição não sabe que caminho seguir para 2020
A oposição ao PSB no Recife, composta por alguns nomes importantes, colecionou sete derrotas nas últimas eleições para o governo e para a prefeitura do Recife. Somente em 2014 que alguns integrantes da atual oposição foram aliados do PSB, como Mendonça Filho e Daniel Coelho, eleitos naquela ocasião pela Frente Popular.
A bem da verdade é que os atores oposicionistas estão mais preocupados em garantir sua sobrevivência eleitoral do que propriamente compor um projeto vitorioso no Recife. Daniel e Mendonça, por exemplo, avaliam que sendo candidatos garantirão recall para 2022 quando tentarão mandato de deputado federal.
O grupo dos Ferreira, liderado pelo prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira tem mais com o que se preocupar que é a própria reeleição do prefeito. Além do mais, qualquer candidato de oposição que vencesse no Recife para prefeito ofuscaria a liderança de Anderson que governa a segunda cidade mais importante de Pernambuco. Eleger um prefeito aliado pode significar para Anderson um cenário pior do que o PSB manter o comando da prefeitura do Recife.
O senador Fernando Bezerra Coelho, por sua vez, na condição de maior liderança oposicionista de Pernambuco, tem assuntos mais importantes a se preocupar, que é a reeleição de Miguel Coelho em Petrolina, o fortalecimento do seu MDB e a sua relação com o presidente Jair Bolsonaro na condição de líder do governo. Fernando não vai se preocupar com a eleição no Recife porque não é interessante pra ele gastar energia na capital.
Diante de um cenário de completa desarticulação e falta de um projeto para o Recife, a atual oposição dificilmente ameaçará a hegemonia do PSB no Recife, correndo um sério risco de mais uma vez ter que se deparar com uma polarização do PT com o PSB nas eleições de 2020.
Givaldo Calado – O pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Givaldo Calado, em poucos dias que admitiu a pré-candidatura cresceu como um foguete nas pesquisas. Ele agora aparece com quase dois dígitos, e tem tudo para crescer no decorrer da eleição.
Afirmação – Durante o jantar na residência da deputada federal Marília Arraes, o ex-presidente Lula teria afirmado que desta vez Marília seria candidata pelo PT. A declaração de Lula animou a tropa que deseja uma candidatura própria em 2020 na capital pernambucana.
Água na rede – Álvaro Porto (PTB) está tentando encontrar solução para o problema de abastecimento de água de Iratama, distrito de Garanhuns onde vivem 5 mil pessoas. Na Alepe, encaminhou apelo à presidente Compesa, Manuela Marinho, para que seja viabilizada a implantação de rede de abastecimento daquela localidade. Atualmente a água disponibilizada para Iratama é transportada de carro-pipa. “A implantação da rede de abastecimento facilitará a distribuição de água entre as casas ali existentes, permitindo aos moradores que desenvolvam suas atividades diárias com maior tranquilidade”, defende Porto.
Radar político – O ex-vice-prefeito e ex-presidente da Câmara de Vereadores de Goiana, Marcílio Régio, teve seu nome lançado por forças políticas daquela cidade como pré-candidato a prefeito. Correligionário do saudoso deputado e ex-presidente da Alepe, Guilherme Uchoa, ele entrou no radar do deputado estadual Guilherme Uchoa Júnior, que cogita apoiá-lo nas eleições de 2020. Além de experiência administrativa, Marcílio transita muito bem em vários setores da sociedade goianiense.
Economia – O funcionário público federal recebe, em média, 96% a mais do que o mesmo cargo no setor privado. O Brasil é o líder neste ranking. Segundo o Banco Mundial, congelar os salários da União por apenas três anos economizaria R$188 bi até 2030.
RÁPIDAS
Pedido – O deputado estadual Tony Gel (MDB) solicitou a recuperação de estradas que ligam Caruaru às praias do litoral sul de Pernambuco, especialmente, as PEs que passam por Catende e Água Preta até Tamandaré.
Calote – O prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lajes, parece que não anda preocupado com sua reeleição. Se aproximando o Natal e o mesmo não pagou ainda o carnaval, prejudicando os fornecedores da prefeitura que acreditaram na sua palavra. Reputação faz a diferença e a do prefeito tem sido a pior possível.
Inocente quer saber – Marília Arraes pode confiar nas palavras de Lula sobre sua pré-candidatura a prefeita do Recife?
William Pontes diz
O blogueiro torce pelo arrocho dos salários dos funcionários públicos, por quê? A iniciativa privada no Brasil paga mal e arrocha os trabalhadores, e agora com as canhestras reformas de Temer/Bolsonaro só perda de direitos propiciaram. Outra coisa, no serviço público só as carreiras de estado ganham bem. O grosso do funcionalismo não. Os chamados barnabés não. Ganham pouco e ficam no trabalho até enquanto tem forças, pois se se aposentarem perdem gratificações . O blogueiro deve saber desses fatos, mas por motivos difusos priva os seus leitores de uma correta informação. Governo tira direitos do funcionalismo para manter a mamata dos rentistas de uma dívida que nunca foi auditada, como prevê a CF88.