Cenário eleitoral beneficia Anderson Ferreira em Jaboatão dos Guararapes
Candidato a prefeito em 2016, o então deputado federal Anderson Ferreira enfrentou a estrutura da prefeitura da cidade, ocupada por Elias Gomes, que apoiou Heraldo Selva, e a do governo de Pernambuco, que igualmente apoiou o candidato do PSB. No segundo turno não foi diferente, quando Elias e o PSB em sua maioria migraram para o projeto de Neco, ainda que de forma discreta.
Passados quase três anos de gestão, Anderson Ferreira encontra um cenário bastante favorável para a sua reeleição. Ora pelas ações da sua gestão, que manteve os avanços do prefeito que o antecedeu, ora pela fragilidade dos seus adversários. Elias Gomes, que seria um nome natural para enfrentá-lo, decidiu trocar o título de eleitor de Jaboatão para o Cabo, reforçando a sua característica de político itinerante. Já a deputada Delegada Gleide Ângelo que foi a mais votada de Jaboatão e tem seu nome lembrado para a disputa, já emitiu sinais que não quer entrar no pleito de 2020 em Jaboatão, o que aponta para uma situação de completa dificuldade da oposição de encontrar um discurso e um nome com chances de vitória.
As eleições de 2020 ocorrerão daqui a pouco menos de um ano, e em Jaboatão dos Guararapes o cenário é de uma eleição administrada pelo prefeito Anderson Ferreira, que tem a faca e o queijo na mão para conquistar mais quatro anos como prefeito da segunda maior cidade de Pernambuco.
Em condições normais de temperatura e pressão, Anderson Ferreira só não pode entrar no clima de já ganhou, mas se mantiver o ritmo de ações e do trabalho que vem desempenhando na cidade, tem tudo para garantir a reeleição em 2020, repetindo Elias Gomes que foi reeleito em 2012 por realizar uma muito gestão acima da média na cidade.
Calendário – A um ano da eleição municipal a contagem regressiva foi aberta e já leva parlamentares a cumprir agenda pelo interior. Neste fim de semana, o deputado estadual Alvaro Porto (PTB) e o deputado federal André de Paula (PSD) bateram ponto em São Caetano. Ao lado do prefeito Jadiel Braga (PSDB) e do vice Caio Braga (PSDB), inauguraram unidade da Academia da Saúde no Alto da Saudade.
Chegando Junto – O Programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife, leva mais um Pertencer – Espaço de Convivência à população. Nesta terça-feira, o prefeito Geraldo Julio entrega o espaço para as famílias do Habitacional Travessa do Gusmão, no bairro de São José. Este é o segundo espaço do tipo entregue pelo Chegando Junto, o primeiro foi no Habitacional Padre Miguel, em Afogados. Os Espaços são uma iniciativa da Secretaria de Habitação do Recife com foco na Primeira Infância e empregabilidade de mulheres.
Confusão – A eleição para o cargo de conselheiro tutelar em diversas cidades da RMR foi um verdadeiro caos. Além da desorganização, denúncias de compra de votos se tornaram frequentes em várias regiões. É uma forma de escolha que precisa ser aperfeiçoada para não prejudicar aqueles que mais precisam.
Paulo Câmara – O governador Paulo Câmara estará nesta terça-feira na capital federal para participar do VII Fórum Nacional dos Governadores que ocorrerá no Edifício Banco do Brasil, a partir das 9 horas da manhã.
RÁPIDAS
Perda – A deputada estadual Simone Santana, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, perdeu um importante apoio no Recife. O suplente de vereador Igor Alves anunciou que não apoiará mais a deputada em 2022 pelo fato de a parlamentar não dar assistência a sua comunidade.
Camaragibe – Pré-candidato a prefeito de Camaragibe, Gustavo Matos cumprirá agenda na capital federal esta semana no intuito de alinhavar apoios políticos e partidários para o seu projeto eleitoral em 2020.
Inocente quer saber – Por que o PCdoB quer barrar a gratuidade das carteirinhas de estudante?
Deixe um comentário