A eleição presidencial caminha para um segundo turno
De acordo com mais uma pesquisa de intenções de voto do instituto Vox Populi, Dilma Rousseff teria 36%, Marina Silva 27% e Aécio Neves 15%. Como a soma dos adversários de Dilma suplanta as suas intenções de voto em oito pontos considerando os nanicos, temos chances reais de dois turnos na disputa presidencial.
É natural que com os ataques sofridos por Marina Silva oriundos de propagandas do PT e do PSDB ela caia um pouco. Mas nada que neste momento coloque em xeque a sua ida para o segundo turno.
Diferentemente de 2010 quando correu frouxa na eleição presidencial e acabou se tornando tsunami após a abertura das urnas, abocanhando quase 20 milhões de votos, agora Marina virou alvo. Suas incoerências estão expostas.
A máquina de destruir reputações que é azeitada pelo PT está moendo como nunca após o risco real de derrota que Marina representa. De todo modo, do mesmo jeito que as críticas e boatos acabam tirando alguns votos da candidata do PSB, a forma como é feita pode colocá-la numa condição de vítima. O que podemos considerar os seguintes números:
Transformando as intenções de voto nas pesquisas em números, chegamos a uma estimativa de 30 a 35 milhões de votos para Marina Silva, 40 a 45 milhões de votos para Dilma Rousseff e 15 a 20 milhões de votos para Aécio Neves. Ou seja, no melhor cenário Dilma chegaria a 45 milhões contra 45 milhões de votos dos seus adversários. Já no pior cenário, ela teria 40 contra 55 milhões de votos dos adversários. Isso sem considerar os nanicos que podem abocanhar cerca de 1 milhão de votos, em 2010 foi mais ou menos isso.
Por isso o cenário é de segundo turno, ainda que alguns institutos insistam em querer afirmar o contrário.
Ibope – Hoje teremos a divulgação de mais uma pesquisa sobre a sucessão estadual. O Ibope vai aferir a situação da disputa pelo governo de Pernambuco. Os números de 26 de agosto mostraram Armando Monteiro com 38% e Paulo Câmara 29%.
Direito de Resposta – A Frente Popular conseguiu ontem um direito de resposta no guia da tarde de Armando Monteiro após as críticas feitas pelo petebista. O jurídico do PTB não ficou atrás e já conseguiu uma punição para o PSB por uso irregular do tempo dos proporcionais.
Fiepe – No debate de ontem da Fiepe o candidato Paulo Câmara ouviu críticas do coordenador da instituição Antônio Carlos Maranhão que afirmou que Pernambuco é um dos estados mais instáveis e complexos para a criação de novas empresas. Armando Monteiro, jogando em casa, acabou vencendo o debate.
Washington Cadete – Candidato a deputado estadual, o ex-vereador e candidato a prefeito de São Bento do Una em 2012 Washington Cadete (PTB) briga por uma das vagas que a Coligação Pernambuco Vai Mais Longe irá eleger para a Alepe.
RÁPIDAS
João Paulo – O deputado João Paulo em entrevista a JC News ontem considerou a hipótese de ser candidato a prefeito do Recife em 2016. Nem se elegeu senador e já quer virar prefeito?
Daniel Coelho – Pessoas ligadas a Armando Monteiro estão considerando Daniel Coelho medroso por não declarar oficialmente o apoio ao senador. Muita gente considera que esse apoio contribuiria diretamente para a vitória do PTB nas eleições deste ano.
Inocente quer saber – Augusto César (PTB) conseguirá se reeleger deputado estadual?
Deixe um comentário