Ciro Gomes comete mais um equívoco estratégico
O eterno presidenciável Ciro Gomes é um quadro técnico extremamente qualificado, tendo sido ministro, governador, deputado federal, prefeito e por duas ocasiões foi candidato a presidente da República. Na primeira ocasião em 1998 vinha bem nas pesquisas até chamar um eleitor de burro num programa de rádio. Na segunda ocasião em 2002 chegou a figurar na segunda colocação, quando afirmou que o papel de Patrícia Pilar, sua esposa, na campanha era dormir com ele, declaração que lhe tirou do segundo turno.
Nas eleições de 2018, Ciro Gomes novamente figura como pré-candidato a presidente da República, e novamente seu pavio curto, faltando pouco mais de um ano para o pleito, lhe coloca na defensiva. Questionado sobre o juiz Sergio Moro, o presidenciável do PDT declarou que receberia a turma de Moro na bala, num claro desrespeito às instituições e consequentemente indo de encontro ao que pensa a maioria da população, que identifica o juiz da Lava-Jato como um importante lutador contra a corrupção.
É impensável imaginar que a postura de Ciro seja estratégica, muito pelo contrário, ele tem a infeliz capacidade de protagonizar homéricos tiros no pé durante sua vida pública. Ninguém precisa desconstruir sua imagem, ele faz isso com uma maestria impressionante. Teve gente que comparou as declarações de Ciro às de Jair Bolsonaro, mas até o presente momento Bolsonaro não realizou a estupidez de dar murro em ponta de faca, como fez Ciro.
Ao bater de frente com o juiz Sergio Moro, Ciro mostra que não tem pretensão de ser um candidato competitivo a presidente em 2018, das duas uma, ou ele quer disputar só pra constar, como fez nas duas ocasiões em que foi candidato, ou estaria cavando uma vice na chapa de uma eventual candidatura de Lula, caso não seja preso até lá. De qualquer modo ele se exclui de ser uma alternativa viável para o Brasil com sua postura arrogante, prepotente e sem papas na língua.
Artistas – O Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO) enviou ao prefeito Geraldo Júlio (PSB) mensagem com algumas preocupações sobre a possibilidade jurídica do pagamento antecipado da metade dos cachês dos artistas, nos shows e eventos públicos no Recife. A medida consta de projeto de lei, de autoria do vereador Wanderson Florêncio (PSC), que está para sanção ou veto com o prefeito. O MPCO tem dúvida se é compatível com a legislação federal.
Visita – O prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PR) recebeu ontem em seu gabinete a visita do ex-prefeito do Recife João Paulo (PT) e do líder da oposição na Alepe deputado Silvio Costa Filho (PRB), que desde a campanha de 2016 andam como unha e carne. Na conversa, o cenário político de 2018 e tanto João quanto Silvio se colocaram à disposição de trabalhar por Jaboatão, já que ambos serão candidatos a deputado federal no ano que vem.
UPE – Os estudantes dos cursos de medicina dos campi da Universidade de Pernambuco (UPE) em Santo Amaro, Garanhuns e Serra Talhada podem comemorar. Foi divulgado, na última sexta-feira (24/03), o resultado da primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), realizada em 2016, e a UPE obteve os melhores índices do estado.
Educação – A Coordenadoria de Juventude de Olinda, comandada por Josildo Ferreira, esteve reunida com o vice-reitor da UFRPE Marcelo Carneiro Leão para viabilizar a criação de cursos de extensão gratuitos para os jovens da cidade, onde a Coordenadoria entrará com a estrutura física e a UFRPE com a cessão de professores. O prefeito Professor Lupércio se prontificou a dar todo o apoio para tirar o projeto do papel.
RÁPIDAS
Fórum – A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho vai promover nesta quarta-feira (29/03), o primeiro Fórum de Saúde Mental. A atividade acontece a partir das 9h, no auditório da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (Fachuca), localizada na Rua Sebastião Juventino s/n, Destilaria. O evento é direcionado aos profissionais de saúde, assistência social, educação e de outros setores afins.
Presença – O senador Fernando Bezerra Coelho esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco ontem e foi bastante festejado pelos deputados estaduais que incentivaram a sua pré-candidatura a governador em 2018.
Inocente quer saber – Geraldo Alckmin será o próximo presidente do Brasil como previu Delfim Netto?
William Pontes diz
O mito Moto começa a mudar.