João Dória se torna o melhor nome do PSDB para 2018
Quadros não faltam no PSDB para disputar a presidência da República no próximo ano, imediatamente os três candidatos nas últimas quatro eleições presidenciais se tornam nomes naturais para tentar suceder o presidente Michel Temer, Aécio Neves, José Serra e Geraldo Alckmin travam uma disputa interna pela indicação do partido, porém ambos estão envolvidos direta ou indiretamente em escândalos de corrupção e estariam longe de representar uma novidade na política brasileira.
Com os figurões tucanos na berlinda, o nome de João Dória, prefeito de São Paulo, ganha força para ser o presidenciável do PSDB em 2018, numa engenharia que poderia acomodar todos os tucanos e fazer com que o partido dispute com chances reais de vitória as eleições do ano que vem. No contexto de Dória ser candidato a presidente, ele abdicaria de dois anos de mandato de prefeito de São Paulo, deixando o cargo para Bruno Covas, neto de um dos maiores expoentes do PSDB.
Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo, já reeleito, poderia tentar um mandato de senador, considerando a possibilidade de ser uma espécie de superministro de Dória numa eventual vitória do prefeito de São Paulo, enquanto José Serra disputaria o governo de São Paulo, que é o seu desejo, e Aécio Neves avaliaria uma volta ao governo de Minas Gerais ou uma reeleição para o Senado.
Essa candidatura viabilizada permitiria palanques importantes em vários estados, como ACM Neto disputando o governo da Bahia, Bruno Araújo disputando o governo de Pernambuco, Cássio Cunha Lima, o governo da Paraíba ou o Senado e outros atores importantes do PSDB e de partidos aliados fortalecendo palanques nos estados.
Dória ganha a cada dia a simpatia dos brasileiros por seu jeito diferenciado de gerir a máquina pública e principalmente na forma de dialogar com a sociedade. É o outsider ideal para fazer o contraponto a uma tentativa do ex-presidente Lula de voltar ao cargo em 2018. Qualquer outro nome do PSDB terá sérias dificuldades para lograr êxito na disputa do ano que vem.
Visita – O prefeito de Petrolina Miguel Coelho (PSB) iniciou ontem um giro pelos ministérios do Governo Federal. No primeiro dia da agenda em Brasília, o gestor sertanejo se encontrou com os ministros Mendonça Filho (Educação), Roberto Freire (Cultura), e Dyogo Oliveira (Planejamento). As reuniões foram acompanhadas pelo senador Fernando Bezerra e tiveram como objetivo principal a atração de recursos para ações estratégicas em Petrolina.
Caminhada – O senador Armando Monteiro (PTB) esteve ontem em Ipojuca para participar de uma grande caminhada na cidade ao lado da candidata Célia Sales (PTB) e de outras lideranças que apoiam o projeto petebista na cidade e afirmou que Ipojuca precisa se libertar de grupos que há muito tempo se alternam no poder para dar chance a uma nova força que possa fazer entregas para a população.
CPI – O deputado federal Danilo Cabral (PSB) defendeu a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a real situação da Previdência Social. Para Danilo, o governo federal não pode realizar uma reforma alegando um déficit que é bastante contestado por vários setores. A partir de um real diagnóstico da situação, Danilo acredita que poderá ser feita uma reforma.
Diálogo – O deputado estadual Romário Dias (PSD) esteve reunido com representantes do Sindicato dos Servidores do Detran de Pernambuco (Sindetran-PE) e do Sindicato dos Agentes de Transito de Pernambuco (Sindat-PE). Na pauta o deputado tentou estabelecer um canal de diálogo entre os servidores e o governo de Pernambuco, pois os representantes denunciam o não cumprimento por parte do governo de acordos estabelecidos em 2015 e 2016 e por isso eles decidiram entrar em greve.
RÁPIDAS
Mulheres – A Secretaria Executiva da Mulher do Jaboatão dos Guararapes preparou uma série de atividades para comemorar amanhã o Dia Internacional da Mulher. Serão realizadas, por exemplo, rodas de diálogos e abordagens dirigidas em praças e estações de metrô. A população será beneficiada, ainda, com diversos serviços gratuitos nas áreas da saúde e assistência social, além de feiras solidárias e entre outras atividades socioculturais. As ações serão realizadas sempre às quartas-feiras, a partir das 8h, e irão durar todo o mês de março.
Opinião – Caso o formato de financiamento de campanhas eleitorais seja mantido para 2018, há uma forte possibilidade de políticos detentores do chamado voto de opinião tentem cadeira na Câmara dos Deputados. Além de Jarbas Vasconcelos, que pode disputar o Senado, nomes como Raul Jungmann, Roberto Freire, Maurício Rands, Roberto Magalhães e Gustavo Krause podem tentar com melhores chances um mandato na Câmara Federal.
Inocente quer saber – Até quando a violência em Pernambuco continuará crescendo?
William Pontes diz
O defunto Roberto Freire com voto de opinião é pra rir ou pra chorar. Krause e Roberto passou o tempo, Jarbas vai depender da Odebrecht e a 232.