Anderson caminha para uma expressiva vitória em Jaboatão dos Guararapes
Tudo começou após a abertura das urnas em 2014 quando Anderson Ferreira (PR) foi o quarto deputado federal mais votado de Jaboatão dos Guararapes, perdendo apenas para Eduardo da Fonte, Betinho Gomes e Pastor Eurico, com 18.589 votos. Diante do expressivo resultado, Anderson então considerou a hipótese de ser candidato a prefeito de Jaboatão dos Guararapes.
Ao longo de 2015 começou a estruturar o PR no município e estabeleceu diálogo com a sociedade a fim de construir um projeto alternativo de poder para a cidade. Iniciou como azarão, pois no começo da eleição era inimaginável que o candidato apresentado pelo prefeito Elias Gomes conseguisse ficar de fora do segundo turno, mas Anderson foi pra luta e aos poucos foi conquistando a confiança dos jaboatonenses e no primeiro turno terminou a disputa liderando com 99.670 votos, o equivalente a 34,28% dos votos válidos.
Chegou ao segundo turno numa disputa emparelhada com o vereador Neco (PDT), e até recentemente esse acirramento tendia a se manter até o dia 30 onde a eleição seria disputada voto a voto. Porém uma operação da Polícia Civil deflagrada na cidade atingiu Ricardo Valois, vice de Anderson, e Neco, seu adversário. A diferença é que na casa de Neco foi encontrada a quantia de R$ 177 mil em dinheiro vivo, e parte desse valor estava no fundo falso de uma lixeira da casa do vereador.
O episódio deixou Neco na defensiva e Anderson numa situação de maior tranquilidade. Ontem o instituto Datamétrica mostrou que o republicano chegou a 56,3% das intenções de votos válidos contra 43,7% do pedetista. Essa vantagem de quase 13 pontos faltando cinco dias para a eleição é emblemática e leva a crer que, exceto se acontecer um fato extraordinário que mude o curso da eleição, Anderson Ferreira será o novo prefeito de Jaboatão dos Guararapes.
Aos 43 anos de idade, Anderson que começou sua carreira política somente em 2010, estará consolidando uma das mais meteóricas trajetórias políticas pois a partir de janeiro de 2017 poderá estar governando a segunda cidade mais importante de Pernambuco que tem o segundo maior PIB do estado. Caso confirme o resultado das pesquisas nas urnas, a vitória de Anderson será uma das mais expressivas da história de Jaboatão dos Guararapes.
Números – Caso sejam confirmados nas urnas os números da pesquisa Datamétrica divulgada pelo Diário de Pernambuco a vantagem de Anderson Ferreira (PR) sobre Neco (PDT) em votos válidos poderá beirar os 40 mil votos. No primeiro turno a vantagem de Anderson em relação a Neco foi de 12.180 votos.
Nível – Impressiona o baixíssimo nivel que é a disputa pela prefeitura de Olinda. Professor Lupércio e Antônio Campos protagonizam um verdadeiro show de horrores. Antônio, que é irmão de Eduardo Campos, surpreende negativamente pois não tem uma boa oratória como tinha seu irmão, mas principalmente por ser um advogado se esperava muito mais poder de convencimento da parte dele, o que não existe.
Natural – Apesar de rumores de que não disputaria a reeleição, o governador Paulo Câmara é o nome natural para tentar novamente o cargo em 2018 pela Frente Popular. É que se Paulo optar por não tentar o segundo mandato vai abrir uma confusão gigante dentro da Frente Popular porque o que não falta são nomes ávidos por comandar o Palácio do Campo das Princesas.
Raffiê Dellon – Candidato a vice-prefeito de Tony Gel, Raffiê Dellon (PV) tem feito a diferença na disputa em Caruaru. Além de ter um desempenho demasiadamente superior ao de Rodrigo Pinheiro, vice de Raquel Lyra, nos debates, Raffiê tem utilizado com maestria as redes sociais, com uma audiência de fazer inveja a qualquer candidato a prefeito neste segundo turno.
RÁPIDAS
Romário Dias – O deputado estadual Romário Dias (PSD) tem se movimentado com desenvoltura entre os pares para costurar sua candidatura a presidente da Alepe na eleição que deve ocorrer em dezembro. Ele também pode ficar com a primeira-secretaria caso viabilize um entendimento com o atual presidente Guilherme Uchoa (PDT).
Fortalecido – O senador Fernando Bezerra Coelho encerra 2016 com um saldo muito positivo. Diferentemente de muitos prognósticos, ele não foi alvejado por nenhuma operação da Polícia Federal, emplacou Fernando Filho no ministério de Minas e Energia e ainda elegeu Miguel Coelho prefeito de Petrolina. Saiu no lucro.
Inocente quer saber – Caso perca a eleição no próximo domingo, Antônio Campos desistirá da vida pública?
William Pontes diz
António Campos é a viúva porcina da política o que foi sem nunca ter sido. Para quem não vota em Olinda, baixaria mesmo é a do nobre intelectual António Campos.