Heraldo subverte a lógica em Jaboatão dos Guararapes
Jaboatão dos Guararapes é uma cidade com eleiçōes atípicas, como por exemplo em 2008 quando André Campos era pule de dez pra ganhar a eleição e acabou não só sendo ultrapassado por Elias Gomes como perdeu aquela disputa no primeiro turno. Naquela ocasião André era apoiado por Lula, Eduardo Campos e uma frente gigantesca de partidos, enquanto Elias começou a campanha sem recursos e com uma estrutura mínima.
Passados oitos anos de gestão de Elias Gomes, nem o mais pessimista dos analistas políticos poderia apontar um cenário em que Elias cogitasse não fazer o sucessor, pior, o candidato correr o risco de sequer ir ao segundo turno. Heraldo Selva foi o nome apresentado por Elias e faltando duas semanas para a eleição, Heraldo pode não figurar no segundo turno de acordo com todas as pesquisas divulgadas até o presente momento.
Nenhuma pesquisa ainda apontou Heraldo com dois dígitos, mesmo tendo o maior volume de campanha dos postulantes ao executivo municipal. É um cenário pertubador para Elias Gomes, que vê o vereador Neco (PDT) conseguir quebrar a polarização que era esperada entre Anderson Ferreira (PR) e Heraldo Selva (PSB). A explicação se dá pela forte inserção que Neco tem na cidade, tendo sido vereador por vários mandatos bem como deputado estadual. Com uma campanha franciscana a la Elias Gomes e Newton Carneiro em pleitos anteriores, Neco subverte a lógica da polarização Heraldo x Anderson devido ao peso político do palanque de Heraldo e da relevância eleitoral de Anderson Ferreira.
Não dá para afirmar que a fatura esteja liquidada, mas faltando treze dias para a disputa, Heraldo Selva precisará criar uma conjuntura muito consistente para reverter o jogo e chegar ao segundo turno. Chance existe, mas o candidato de Elias corre contra o tempo que a cada dia se torna o seu maior adversário na luta para derrotar o desconhecimento e os baixos índices nas pesquisas divulgadas até agora.
Timbaúba – O vereador Ulisses Felinto (PSDB) está muito bem posicionado na disputa pela prefeitura de Timbaúba contra o atual prefeito Júnior Rodrigues (PSB) que se lançou com o apoio do deputado federal e ex-prefeito Marinaldo Rosendo. O atual prefeito é mal-avaliado e dificilmente conseguirá virar o jogo. A eleição de Ulisses é tida como pule de dez pelo meio político.
Pesquisa – Uma pesquisa divulgada ontem sobre a disputa pela prefeitura de Araripina apontou números que não condiziam com a realidade. Foi preciso publicá-la novamente com os números verdadeiros. O episódio acabou descredenciando o instituto e permitiu ao eleitor da cidade identificar que há uma polarização real na cidade.
Stênio Fonseca – Faltando menos de duas semanas para a eleição municipal, o candidato a vereador do Recife Stênio Fonseca é uma das apostas do Partido Ecológico Nacional (PEN). O partido montou uma chapa competitiva e deverá emplacar pelo menos dois vereadores para a Casa José Mariano no próximo dia 2 de outubro.
PSC – A chapinha formada por PSC, PR e PMB deve eleger dois vereadores, além de Fred Ferreira que é cunhado dos deputados André Ferreira e Anderson Ferreira, que deve ser o mais votado da coligação, brigam pela segunda vaga o suplente de vereador Wanderson Florêncio e o pastor Renato Antunes, que tiveram em 2012 na faixa de quatro mil votos cada.
RÁPIDAS
Conselho – Aliados do prefeito Geraldo Julio aconselham o prefeito nesta reta final a evitar associar sua imagem à do governador Paulo Câmara. Eles temem que a presença de Paulo, que está mal-avaliado pela população tire votos preciosos de Geraldo na busca por liquidar a fatura no primeiro turno.
Ipojuca – A população de Ipojuca não digeriu a aliança entre o ex-prefeito Pedro Serafim e o atual prefeito Carlos Santana, que até recentemente eram adversários figadais. Com uma gestão pífia em Ipojuca, Santana poderá sofrer uma acachapante derrota no próximo dia 2 de outubro para Romero Sales (PTB).
Inocente quer saber – Paulo Câmara tira votos dos candidatos a prefeito quando aparece ao lado deles?
William Pontes diz
Oi, Fred Ferreira é cunhado dos irmãos Ferreira? E tem o mesmo sobrenome? Que coisa, só para enganar os trouxas e o ” rebanho”.