Ibope dá a tônica da eleição no Recife
A pesquisa Ibope divulgada ontem pela Globo Nordeste apontou os seguintes números: João Paulo (PT) 27%, Geraldo Julio (PSB) 26%, Daniel Coelho (PSDB) 11%, Priscila Krause (DEM) 8% e Edilson Silva (PSOL) 4%, os demais candidatos possuem 1% cada. A pesquisa traz o cenário de como começa a eleição pela principal cidade de Pernambuco e permite fazer algumas avaliações.
Líder nas pesquisas, João Paulo possui o conhecimento de quase 100% do eleitorado, pois além de ter saído com expressiva aprovação da prefeitura em 2008 e ter elegido o sucessor, disputou o Senado em 2014 garantindo ao eleitor um recall da sua candidatura, que é a lembrança do nome do candidato. Isso não significa que ele sairá vitorioso da disputa, mas aponta que tem grandes chances de chegar ao segundo turno se não desidratar muito, pois a tendência é que ele perca intenções de voto ao longo da disputa, uma vez que esse percentual cheira a teto.
Geraldo Julio, que está empatado tecnicamente com João Paulo, tem ao seu favor a força da Frente Popular, que já se mostrou capaz de resolver várias eleições majoritárias sabendo como poucos botar o bloco na rua, e uma maior chance de aparição, uma vez que ele terá quase cinco minutos de guia eleitoral diário e nada menos que quarenta inserções de trinta segundos diárias. Inexoravelmente Geraldo Julio tende a crescer ao longo da disputa e na próxima sondagem do Ibope deverá aparecer liderando a pesquisa.
Daniel Coelho figura num terceiro lugar, fazendo um comparativo com a reta final de 2012 quando ele atingiu 28% dos votos válidos, parece pouco, mas se considerar que em 2012 ele iniciou a disputa com apenas 9% e cresceu ao longo da eleição exatamente pela sua performance no guia eleitoral, seu potencial de crescimento não pode ser desprezado. Sobretudo que naquela eleição Daniel tinha uma campanha bastante desorganizada e sem fôlego financeiro para atingir o potencial que acabou atingindo. Quatro anos mais experiente, é provável que Daniel consiga crescer ao longo da disputa, não se sabe até que ponto, mas dificilmente ele patinará nos 11% que apareceu na pesquisa Ibope.
Por fim Priscila Krause, única estreante em disputas majoritárias, surge com um percentual bastante animador. Ela, assim como Daniel, tem discurso para se apresentar ao eleitorado recifense, mas deverá esbarrar nos 37 segundos que terá direito na televisão. Um número pequeno para se apresentar ao eleitorado, uma vez que ela é a mais desconhecida dos quatro principais postulantes. O desafio de Priscila será fazer com que o voto útil não a desidrate na reta final caso ela não consiga ultrapassar Daniel Coelho, pois ela poderá ser fiel da balança numa segunda etapa e além disso garantir a sua reeleição para estadual ou até mesmo um mandato de federal.
Como a campanha é muito curta, os primeiros quinze dias de guia eleitoral devem dar a dimensão de cada candidato e aonde cada um poderá chegar no dia 2 de outubro.
Passeio – O Ibope mostrou que a disputa pela prefeitura de Salvador será um passeio para o atual prefeito ACM Neto (DEM). Considerado o melhor prefeito do Brasil, Neto tem nada menos que 68% das intenções de voto, a segunda colocada Alice Portugal (PCdoB) tem apenas 8%. Caso se confirme o passeio de ACM Neto em Salvador, em 2018 ele será candidato a governador da Bahia.
Pesquisas – Após o Ibope divulgar a primeira pesquisa sobre a eleição no Recife, o Datafolha deverá divulgar seu levantamento na próxima quinta-feira, enquanto o Instituto de Pesquisas Maurício de Nassau (IPMN) deverá fazer a divulgação da sua sondagem na edição do próximo domingo do Jornal do Commercio.
Ação – O fotógrafo da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes Marcelo Ferreira está ingressando com uma ação na justiça contra o candidato a prefeito da cidade, o deputado federal Anderson Ferreira (PR) pela utilização sem autorização de suas fotografias da cidade de Jaboatão dos Guararapes. Na peça, Anderson teria utilizado imagens de uma obra da prefeitura que foram tiradas por Marcelo.
Comparação – Nas eleições de 2012 Humberto Costa iniciou a disputa com 40% de intenções de voto na primeira pesquisa Ibope. Candidato do PT este ano, João Paulo tem um início muito pior do que o seu correligionário, que minguou ao longo da disputa e terminou com apenas 17% dos votos válidos, figurando num modesto terceiro lugar.
RÁPIDAS
Justiça – O candidato a vereador do Recife Romero Albuquerque (PP) é mais um a desrespeitar a determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco ao utilizar link patrocinado no Facebook. Ontem ele estava impulsionando uma publicação do domingo na rede social sem qualquer cerimônia confiando na impunidade da Justiça Eleitoral.
Flávia Santos – Ao lado do vereador Marcos de Bria, que tenta a reeleição, a pastora Flávia Santos da Igreja do Evangelho Quadrangular é uma das principais apostas do PSDC. Nas eleições passadas ela obteve mais de três mil votos, nesta eleição tem grandes chances de dobrar a votação e se eleger na chapa, que tende a emplacar dois parlamentares.
Inocente quer saber – João Paulo vai minguar como Humberto Costa em 2012?
William Pontes diz
A maioria dos recifense ao considerar regular a administração Geraldo Júlio demonstra a mediocridade do gestor, pior que João da Costa. Tal fato terá reflexo nas eleições, e outro ponto de realce é que o recifense não gosta e nem aprecia traíra. Caminhamos diariamente por Boa Viagem, e constatamos que a cidade está sem os cuidados devidos, especialmente o parque D Lundu que foi adotado pela classe média, e está sem manutenção. Quando nos desligamos pelos bairros aqui que a inércia do prefeito aparece. Ele leva nota 10 no quesito despesas com comissionados, conforme demonstrou no seu Facebook a deputada Priscilla Krause. Geraldo Júlio como seu antecessor João da Costa não conseguirá a reeleição.
SERGIO DOURADO diz
O CANDIDATO A PREFEITO EM RECIFE, PELO “PT” “JOÃO PAULO”, CONFORME FOTO ACIMA, DEVERIA TER SEUS BRAÇOS LEVANTADOS, POR SEUS LIDERES FIEIS, LULA E A QUERIDA DILMA !
CADÊ A DUPLA DINÂMICA DO ” PT ” ?