Ibope mostra acirramento na disputa presidencial
O Ibope divulgou ontem em parceria com a Rede Globo mais uma rodada de pesquisa sobre as intenções de voto para presidente da República. De acordo com o levantamento Dilma Rousseff teria 38% das intenções de voto, seguida por Aécio Neves com 23%, Eduardo Campos 9%, Pastor Everaldo 3%, Luciana Genro 1%, Eduardo Jorge 1% e os demais juntos somam 1%. Se as eleições fossem hoje não dava para afirmar se o pleito seria definido na primeira etapa ou na segunda. Mas eleição é tendência e cruzando os dados do Ibope, vemos que Dilma além de ter baixa intenção de voto para quem busca a reeleição, tem uma elevada rejeição. Os que rejeitam a presidente são quase a mesma quantidade que votariam nela. São 36% dos eleitores que não votariam de jeito nenhum na presidente. Para efeito de comparação, em 2006 buscando a reeleição e se recuperando do escândalo do Mensalão, Lula tinha 46% das intenções de voto. Naquele pleito no mesmo Ibope de agosto os adversários de Lula tinham 35%. Mesmo assim tivemos um segundo turno. Hoje o desempenho de Aécio Neves é superior ao de Geraldo Alckmin em 2006, onde o de Dilma é bem inferior ao de Lula. Vale salientar que temos hoje uma terceira candidatura capaz de abocanhar 20% do eleitorado que é a de Eduardo Campos. Em 2006 Heloísa Helena foi apenas fogo de palha e acabou desidratando. A única esperança de Dilma Rousseff para abrir vantagem em relação aos adversários é o guia eleitoral. Mas com quase 100% de conhecimento da população é difícil que Dilma consiga crescer durante a campanha. Outro fator que corrobora uma possibilidade de segundo turno foi o caso do aeroporto de Cláudio feito construído por Aécio Neves nas terras de um parente dele e que foi exaustivamente utilizado pelo PT na web e mesmo assim Aécio conseguiu oscilar um ponto positivamente. Isso mostra que o tiro saiu pela culatra e Aécio segue firme e forte na disputa contra Dilma.
Águas passadas – O ex-prefeito João da Costa deve ter esquecido ou pelo menos deixado pra lá que foi o senador Armando Monteiro quem primeiro se rebelou contra a sua reeleição ainda em 2011. A prova é tanta que o candidato a deputado federal tem se referido a Armando como “futuro governador”.
Luciano Bivar – Candidato a deputado federal, Luciano Bivar (PSL) cumpre agenda neste final de semana no sertão do estado. Seu primeiro compromisso é em Araripina com Socorro Pimentel que é candidata a deputada estadual pelo PSL. A agenda segue até segunda-feira e passará por Petrolina, Dormentes e Santa Maria da Boa Vista.
Nilton Mota – Candidato a deputado estadual pelo PSB, o ex-secretário de Infra-estrutura e Serviços Urbanos do Recife Nilton Mota é tido como um dos prováveis eleitos para a Casa Joaquim Nabuco. Ele é o estadual preferencial do prefeito Geraldo Julio.
Danilo Cabral – Ex-secretário das Cidades, Danilo Cabral (PSB) busca o segundo mandato na Câmara dos Deputados. Em 2010 obteve pouco mais de 120 mil votos. Para as eleições deste ano deve chegar perto dos 150 mil votos.
RÁPIDAS
Ipojuca – Uma disputa acirrada para deputado estadual será no município de Ipojuca. Lá o deputado Pedro Serafim Neto (PDT) filho do ex-prefeito Pedro Serafim busca o segundo mandato. Já Simone Santana (PSB), esposa do prefeito Carlos Santana (PSDB) busca o primeiro mandato.
Dificuldade – A vereadora do Recife Aline Mariano (PSDB) tenta pela primeira vez se eleger deputada estadual. Sua missão é dificílima pois tem dificuldades para alcançar mais de 20 mil votos no Recife e chegar a 10 mil votos no sertão do Pajeú. Ela precisará de pelo menos 37 mil votos.
Inocente quer saber – O PT vai fazer o quê para atacar Aécio Neves agora?
Deixe um comentário