Paulo Câmara toma decisão arrojada ao zerar aumento das passagens
O governador Paulo Câmara demonstrou muita coragem ao não aceitar o aumento proposto pelos empresários de ônibus e barrar qualquer reajuste na tarifa. E ele foi além ao iniciar uma discussão de que qualquer mudança no valor dessa passagem deve estar atrelado à melhorias no sistema, que é muito ruim e não tinha horizonte de melhora.
O Paulo Câmara do segundo mandato parece diferente. Mais maduro e confiante em arriscar. Criou o 13o do Bolsa Família e enfrentou Bolsonaro na guerra que o presidente quis criar para tentar assumir a paternidade de um programa que foi anunciado e implementado primeiro pelo socialista.
Câmara, antigo técnico de carreira e gestor público do bastidor, tem ficado cada vez mais político, cada vez mais atento a possibilidades que pareciam distantes, inalcançáveis.
No ano passado, de forma ousada, lançou novo programas em diferentes áreas, como o Criança Alfabetizada, que enquadrou prefeitos de oposição a aderir porque não há como botar defeito, o Caminho de Pernambuco, que está, aos poucos, melhorando toda a malha viária do estado, e o gol de placa que é o Crédito Popular. Garantir microcrédito para empreendedores que estavam em dificuldades.
Desse jeito, Paulo vai mostrando que será fundamental no resultado das eleições municipais deste ano. O governador tomou gosto pela política e vai construindo um segundo mandato que o deixará na história de Pernambuco.
Garantias – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, adiou por seis meses o início da regra do juiz de garantias. A medida está prevista no pacote anticrime, aprovado em dezembro pelo Congresso Nacional. Toffoli se reuniu com o ministro da Justiça, Sergio Moro, antes de anunciar sua decisão, que somou 40 páginas de fundamentação.
Aliança – O corregedor Humberto Martins, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), indeferiu pedido de cinco partidos para suspender o apoio dos cartórios de notas aos mutirões de coletas de assinatura para a formação do Aliança Pelo Brasil, partido que o presidente Jair Bolsonaro quer criar. As legendas denunciam que os cartórios fornecem fichas de filiação do Aliança. Além disso, os cartórios também teriam sido instruídos a receber e armazenar as fichas para serem entregues ao partido.
Triunfo – Nas eleições municipais de 2020, Triunfo terá uma candidatura diferenciada. Trata-se de Rogério Mota, um apaixonado pela cidade e sempre trazendo inventivos no turismo e na cultura é pré-candidato a vereador, por enquanto sem partido.
Metrorec – Com a maior malha ferroviária do Nordeste, o Metrô do Recife tem 71,5 quilômetros de extensão. Apesar disso, é considerado um dos piores em operação do Brasil. O único caminho é a privatização para melhorar os serviços e ampliar a oferta à população como ocorre em outras cidades brasileiras.
RÁPIDAS
Lula Cabral – Pela terceira vez no exercício do cargo de prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral tem um ambiente favorável para tentar a reeleição em outubro. A oposição está fragilizada e não tem um nome com força para enfrentá-lo.
Fake News – Vereador por seis mandatos e um dos mais atuantes de Camaragibe, Manoel Rodrigues é mais uma vítima de notícia falsa, a chamada fake news. Ele e seu genro estão sendo vítimas de calúnia, compartilhada pela página do Facebook “CQC quebrando preconceitos” de Camaragibe. As devidas providências legais estão sendo tomadas junto às autoridades.
Inocente quer saber – Quando teremos a privatização do Metrorec?
Deixe um comentário