PSB malha Bolsonaro no Todos por Pernambuco
Eleito presidente da República em 2018, Jair Bolsonaro foi bastante rejeitado pelo eleitorado do Nordeste, que garantiu a Fernando Haddad vitória em todos os estados no segundo turno. Com o início do governo, ao que parece, a região continua rejeitando o presidente da República e não há indícios de reversão.
Quem acompanhou as duas edições do Todos por Pernambuco desta semana pôde perceber nos discursos de Geraldo Julio, Paulo Câmara, João Campos e aliados do PSB que eles pegaram um Judas para malhar, que é o presidente Jair Bolsonaro e estão dispostos a desgastar a imagem do presidente para fazer o contraponto político no estado.
A estratégia adotada pelos expoentes socialistas nas ações do governo de Pernambuco já sinaliza claramente para o tom que será adotado nas eleições municipais, onde assim como fez com Michel Temer, tentará demonizar os aliados do presidente em Pernambuco no intuito de novamente vencer as eleições.
A grande questão é se tal estratégia terá efeito prático, uma vez que o PSB completará em 2022 dezesseis anos no poder comandando os destinos de Pernambuco. Se porventura os ataques ao presidente surtirem efeito para blindar o governo de Paulo Câmara e a gestão de Geraldo Julio, está clara a narrativa adotada para manter a hegemonia do partido no estado.
Alepe Acolhe – O juiz Élio Braz, da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife, foi só elogios ao deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) na cerimônia que oficializou o início das atividades do projeto social Alepe Acolhe, proposto pelo socialista. O juiz disse ter se impressionado com o compromisso de Clodoaldo desde o primeiro encontro que teve com ele sobre a iniciativa. Também afirmou sentir orgulho da representatividade que, para ele, é o “deputado da criança” no estado. O intuito do Alepe Acolhe, que acontece em parceria com o TJPE, é promover a inclusão social e a formação profissional de jovens em situação de extrema vulnerabilidade e aptos à adoção.
Vetos – O presidente da OAB nacional, Felipe Santa Cruz , afirmou que considera “vergonhosa” a fundamentação dos vetos do presidente Jair Bolsonaro no texto da Lei do Abuso de Autoridade . “Esse veto, com esse argumento, demonstra que o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro Sérgio Moro realmente desconhecem e desprezam o sofrimento diário da advocacia na luta contra violações de prerrogativas, que são na verdade violações contra o cidadão e contra a própria justiça”, disse o advogado, que, recentemente, foi homenageado na Câmara do Recife.
Retrocesso – A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) reagiu, sem meias palavras, à decisão de Bolsonaro, de indicar Augusto Aras como novo procurador geral da República. “Desrespeito à lista tríplice é o maior retrocesso democrático e institucional do MPF em 20 anos. A ANPR conclama os colegas de todo o país para o Dia Nacional de Mobilização e Protesto, que ocorrerá na próxima segunda-feira (9)”, diz a entidade, em nota oficial. Os procuradores tinham votado uma lista tríplice, que foi desconsiderada pelo presidente da República.
Rejeição – O Tribunal de Contas do Estado, por sua Segunda Câmara, recomendou a rejeição das contas do prefeito de Paulista, Júnior Matuto (PSB), pelo ano de 2016, último ano de seu primeiro mandato. Foram apontadas irregularidades no orçamento, aplicação a menor na educação e desrespeito à Lei de Responsabilidade Fiscal. O Ministério Público de Contas, pelo procurador Cristiano Pimentel, fez uma manifestação pela rejeição de contas. O voto do conselheiro Dirceu Rodolfo, proferido na manhã desta quinta-feira (5), contou com o apoio dos conselheiros Carlos Porto e Carlos Neves. O prefeito ainda pode apresentar um recurso ao próprio TCE.
Prestigiado – Pré-candidato a prefeito de Garanhuns, o deputado estadual Sivaldo Albino foi bastante prestigiado durante o Todos por Pernambuco. Quem acompanhou o evento de perto, com direito a queima de fogos na hora do discurso do deputado, percebeu que o PSB dará a carga máxima para elegê-lo prefeito da cidade em 2020.
RÁPIDAS
Camaragibe – O deputado estadual Paulo Dutra será o responsável pela coordenação das articulações do PSB na cidade de Camaragibe com vistas às eleições de 2020. O parlamentar tem se destacado na Alepe com um mandato bastante diferenciado.
William Pontes diz
Passei dos 70, e tenho consciência política desde 1958. De todos os presidentes da República até hoje indiscutivelmente o Bolsonaro é o mais desastrado e destrambelhado.
Ronaldo Passos da Silva diz
Essa estratégia de falar mal do outro pra se tirar proveito, é muito antiga,e isso não adianta mais,pois o povo tá ligado no péssimo governo de Paulo Câmara.O PT como toda esquerda ,vem amargando derrotas sucessivamente e sem mudar a estratégia.O presidente Bolsonaro,vem fazendo seu governo sem revanchismo, trazendo benefícios para Pernambuco,mas mesmo assim a esquerda derrotista,em vez de mudar o disco,bate na mesma tecla, e com isso, caindo no mesmo erro dos últimos anos.